1)
|
À rubrica «A. Pessoas singulares» são aditadas as seguintes entradas:
|
Nome
|
Elementos de identificação
|
Exposição de motivos
|
Data de inclusão na lista
|
«39.
|
Andrey Yuryevich ROMANCHENKO
(em russo: Андрей Юрьевич РОМАНЧЕНКО)
|
Função: diretor-geral da empresa pública federal “Russian Television and Radio Broadcasting Network” [Rede de teledifusão e radiodifusão russa] (RTRS)
Data de nascimento: 16.10.1960
Local de nascimento: Moscovo, República Socialista Soviética da Rússia (atualmente Federação da Rússia)
Nacionalidade: russa
Sexo: masculino
Número de identificação fiscal russo (ИНН): 771515786260
|
Andrey Yuryevich Romanchenko é o diretor-geral da empresa pública federal “Russian Television and Radio Broadcasting Network” (RTRS), uma empresa unitária federal russa com fins lucrativos, que se reveste de importância estratégica, explorando infraestruturas terrestres de radiodifusão e teledifusão na Rússia. Andrey Yurevich Romanchenko, que foi nomeado diretor-geral pelo presidente russo, dirige a RTRS, que desempenha um papel direto na execução de políticas imputáveis ao Governo da Federação da Rússia, ao disponibilizar-lhe as infraestruturas e as capacidades técnicas para a transmissão dos chamados “canais de televisão e rádio acessíveis ao público de transmissão obrigatória para toda a Rússia”, como o Pervyi Kanal ou o Rossiya 24, que difundem propaganda estatal russa.
Sob a direção de Andrey Yurevich Romanchenko, a RTRS desempenhou um papel fundamental na substituição efetiva dos antigos sistemas de radiodifusão e teledifusão ucranianos nas regiões ocupadas por uma rede que transmite conteúdos aprovados pelo Governo da Federação da Rússia destinados a reprimir a dissidência, alinhar a população local pelas políticas russas e deslegitimar a governação da Ucrânia nos territórios ocupados. Esta situação compromete diretamente a capacidade de as populações locais acederem a informações diversificadas e independentes. A expansão das operações da RTRS para os territórios ocupados é facilitada pelo Governo da Federação da Rússia, que concede à RTRS o direito exclusivo de implantar infraestruturas de transmissão nos territórios ocupados. Ao supervisionar e dirigir estas operações, Andrey Yurevich Romanchenko facilita ativamente a obstrução do acesso a informações diversificadas e independentes, assumindo assim a responsabilidade pelo recurso à manipulação da informação.
Por conseguinte, Andrey Yurevich Romanchenko, na qualidade de chefe da RTRS, executa políticas imputáveis ao Governo da Federação da Rússia que comprometem ou ameaçam a democracia e a estabilidade na Ucrânia e comprometem a soberania e a independência da Ucrânia, e beneficia dessas políticas, ao participar ou de outra forma facilitar o recurso à manipulação da informação e à ingerência.
|
15.7.2025
|
40.
|
Vladimir NAIDENOV
(em russo: Владимир НАЙДЕНОВ)
|
Função: diretor do Departamento de Coordenação do Desenvolvimento das Infraestruturas de Comunicação nos Novos Territórios da empresa pública federal “Russian Television and Radio Broadcasting Network” (RTRS).
Sexo: masculino
Nacionalidade: russa
|
Vladimir Naidenov é o diretor do Departamento de Coordenação do Desenvolvimento das Infraestruturas de Comunicação nos Novos Territórios da empresa pública federal “Russian Television and Radio Broadcasting Network” (RTRS), uma empresa unitária federal russa com fins lucrativos que se reveste de importância estratégica, explorando infraestruturas terrestres de radiodifusão e teledifusão na Rússia. Vladimir Naidenov está subordinado ao diretor-geral da RTRS Andrey Yuryevich Romanchenko, que dirige a RTRS e desempenha um papel direto na execução de políticas imputáveis ao Governo da Federação da Rússia. A RTRS disponibiliza as infraestruturas e as capacidades técnicas para a transmissão dos chamados “canais de rádio e televisão acessíveis ao público de transmissão obrigatória para toda a Rússia”, como o Pervyi Kanal ou o Rossiya 24, que difundem propaganda estatal russa.
Na sua posição na RTRS, Vladimir Naidenov desempenhou um papel fundamental na substituição efetiva dos antigos sistemas de radiodifusão e teledifusão ucranianos nas regiões ocupadas por uma rede que transmite conteúdos aprovados pelo Governo da Federação da Rússia destinados a reprimir a dissidência, alinhar a população local pelas políticas russas e deslegitimar a governação da Ucrânia nos territórios ocupados. Esta situação compromete diretamente a capacidade de as populações locais acederem a informações diversificadas e independentes. A expansão das operações de RTRS para as regiões ocupadas é facilitada pelo Governo da Federação da Rússia, que concede à RTRS o direito de aí implantar infraestruturas de transmissão.
Por conseguinte, Vladimir Naidenov, na qualidade de diretor do Departamento de Coordenação do Desenvolvimento das Infraestruturas de Comunicação nos Novos Territórios da RTRS, facilita a obstrução do acesso a informações diversificadas e independentes ao coordenar o desenvolvimento das infraestruturas da RTRS nos territórios ucranianos ocupados e, por conseguinte, executa políticas imputáveis ao Governo da Federação da Rússia que comprometem ou ameaçam a democracia e a estabilidade na Ucrânia e comprometem a soberania e a independência da Ucrânia, ao participar ou de outra forma facilitar o recurso à manipulação da informação e à ingerência.
|
15.7.2025
|
41.
|
Dmitri BUIMISTRU
|
Função: apresentador de televisão, ator, bloguista
Data de nascimento: 26.11.1992
Local de nascimento: Quixinau, República da Moldávia
Nacionalidade: moldava
Sexo: masculino
|
Dmitri Buimistru participa intencionalmente na manipulação da informação e ingerência coordenadas, atuando como propagandista chave no MD24, um canal de televisão em linha baseado na Rússia que foi criado por Ilan Shor na sequência da retirada das licenças às suas estações anteriores por difundirem desinformação russa. Para o efeito, Dmitri Buimistru difunde deliberadamente alegações comprovadamente falsas (sistematicamente desmentidas por verificadores de factos independentes) sobre: a OTAN estar a arrastar a Moldávia para o conflito, a iminente revogação da neutralidade constitucional, a “Romenização” das instituições, a deturpação das implicações constitucionais do referendo relativo à UE e estatísticas comerciais inventadas.
Além disso, a sua participação em campanhas de desinformação sincronizadas em várias plataformas é evidenciada pelo escândalo de julho de 2023 relativo à presença de equipamento de vigilância na embaixada russa, em que a sua mensagem foi coordenada à perfeição com outros meios de comunicação pró-Kremlin, demonstrando assim uma orquestração centralizada. Além disso, o projeto “SOSEDI” de Dmitri Buimistru foi identificado como um instrumento fundamental numa operação mais ampla de influência externa. A sua promoção sistemática de outras fontes de informação pró-russas e a utilização de táticas de comunicação coerentes, especificamente concebidas para comprometer a soberania nacional, a integração europeia e os processos democráticos da Moldávia, confirmam ainda mais o seu empenho deliberado na manipulação coordenada da informação com vista a servir os interesses russos de desestabilização na Moldávia.
Por essa razão, Dmitri Buimistru é responsável por executar e apoiar ações e políticas imputáveis ao Governo da Federação da Rússia que comprometem ou ameaçam a estabilidade num país terceiro, ao participar, direta ou indiretamente, no recurso à manipulação da informação e ingerência coordenadas.
|
15.7.2025
|
42.
|
Veaceslav VALICO
|
Função: ativista
Data de nascimento: 10.8.1977
Local de nascimento: Quixinau, República da Moldávia
Nacionalidade: moldava
Sexo: masculino
|
Veaceslav Valico participou, juntamente com Anatolii Prizenko, uma pessoa singular incluída na lista pela União, na operação russa de desestabilização que implicou a pintura da Estrela de David nas ruas de Paris, na sequência do ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, a troco de uma compensação financeira e a fim de criar tensões na sociedade francesa.
Além disso, Veaceslav Valico está envolvido na divulgação sistemática de desinformação na República da Moldávia e na Ucrânia, no âmbito das atividades híbridas maliciosas da Federação da Rússia.
Acresce que Veaceslav Valico está associado a Anatolii Prizenko, que é um indivíduo incluído na lista pela União. A sua associação precede a colaboração que desenvolveram no incidente de Paris.
Consequentemente, Veaceslav Valico é responsável por executar e apoiar ações e políticas imputáveis ao Governo da Federação da Rússia que comprometem ou ameaçam a estabilidade num Estado-Membro — logo, na União — e em países terceiros ao planear, dirigir e participar, direta ou indiretamente, na utilização da manipulação da informação e ingerência coordenadas.
|
15.7.2025
|
43.
|
Simeon BOIKOV
|
Função: bloguista pró-russo
Data de nascimento: 15.2.1990
Local de nascimento: Sydney, Austrália
Sexo: masculino
Nacionalidade: australiana/russa
|
Simeon Boikov é um ativista australiano pró-russo conhecido pelo pseudónimo “Aussie Cossack”. É conhecido por divulgar narrativas e desinformação pró-Kremlin, em especial no que diz respeito à pandemia de COVID-19 e à invasão russa da Ucrânia. Simeon Boikov também esteve implicado na propagação de desinformação relacionada com as eleições presidenciais dos EUA de 2024, nomeadamente ao pagar a um influenciador americano para que este publicasse um vídeo fabricado do Storm-1516 que levava a crer que tinha havido fraude eleitoral na Geórgia.
Por conseguinte, Simeon Boikov é responsável por executar e apoiar ações e políticas imputáveis ao Governo da Federação da Rússia que comprometem ou ameaçam a democracia, o Estado de direito, a estabilidade ou a segurança na União ou em países terceiros, ao planear, dirigir, participar, direta ou indiretamente, apoiar ou de outra forma facilitar o recurso à manipulação da informação e ingerência coordenadas.
|
15.7.2025
|
44.
|
Vitaly KULIKOV
(em russo: Виталий КУЛИКОВ)
|
Função: tenente-coronel das forças armadas russas, que dirige o centro de Guerra Eletrónica da frota do Báltico
Nacionalidade: russa
Sexo: masculino
|
O tenente-coronel Vitaly Kulikov é o comandante do centro de Guerra Eletrónica da frota do Báltico, também conhecido como 841.o Centro de Guerra Eletrónica Independente. Vitaly Kulikov supervisiona os exercícios das suas unidades de guerra eletrónica na região de Calininegrado.
Diversas falhas no sinal de GPS ocorridas em vários países europeus foram associadas a atividades de guerra eletrónica com origem em Calininegrado, nomeadamente o empastelamento e a falsificação de sinais de GPS, que afetaram sobretudo os Estados bálticos. Estas atividades causaram perturbações na aviação civil.
O centro de Guerra Eletrónica da frota do Báltico, sob o comando de Vitaly Kulikov, recebeu equipamento de empastelamento e realizou exercícios recorrendo a sistemas avançados com capacidade para perturbar as comunicações em zonas muito extensas, e está também envolvido no planeamento, no apoio e na execução de atos coordenados de manipulação da informação e ingerência que afetam os Estados-Membros da União.
Por conseguinte, Vitaly Kulikov é responsável por planear, dirigir, participar, direta ou indiretamente, apoiar ou de outra forma facilitar o recurso à manipulação da informação e ingerência coordenadas que afetam diretamente os Estados-Membros da União.
|
15.7.2025
|
45.
|
Yuri Illarionovich LASTOCHKIN
(em russo: Юрий Илларионович ЛАСТОЧКИН
em ucraniano: Юрій Iлларіонович ЛАСТОЧКIН)
|
Função: funcionário do Ministério da Defesa da Federação da Rússia; dirigente militar; major-general/tenente-general; chefe das Forças de Guerra Eletrónica da Federação da Rússia/chefe da Força de Guerra Eletrónica do Ministério da Defesa da Rússia (REB)
Data de nascimento: 18.8.1967
Local de nascimento: Rzhavka, região de Mogilev, República Socialista Soviética da Bielorrússia (atualmente Bielorrússia)
Nacionalidade: russa
Sexo: masculino
|
O tenente-general Yuri Lastochkin é o chefe das Forças de Guerra Eletrónica da Federação da Rússia. Yuri Lastochkin supervisiona as ações e os exercícios das tropas russas de guerra eletrónica, inclusive as do 841.o Centro Independente de Guerra Eletrónica na região de Calininegrado.
Recentemente, ocorreram falhas no sinal de GPS em vários países europeus que foram associadas a atividades de guerra eletrónica com origem em Calininegrado, nomeadamente o empastelamento e a falsificação de sinais de GPS, que afetaram sobretudo os Estados bálticos. Estas atividades causaram perturbações na aviação civil.
Sob o comando de Yuri Lastochkin, o Centro Independente de Guerra Eletrónica situado na região de Calininegrado recebeu equipamento de empastelamento e realizou exercícios recorrendo a sistemas avançados com capacidade para perturbar as comunicações em zonas muito extensas, sendo que também participa no planeamento, no apoio e na execução de atos coordenados de manipulação da informação e ingerência que afetam os Estados-Membros da União.
Por conseguinte, Yuri Illarionovich Lastochkin é responsável por planear, dirigir, participar, direta ou indiretamente, apoiar ou de outra forma facilitar o recurso à manipulação da informação e ingerência coordenadas que afetam diretamente os Estados-Membros da União.
|
15.7.2025
|
46.
|
Yevgeny Shevchenko
(em russo: Евгений ШЕВЧЕНКО)
|
Função: fundador da TigerWeb
Nacionalidade: russa
Sexo: masculino
Número de identificação fiscal: 910202780107
|
Yevgeny Shevchenko é um programador Web há muitos anos especializado na criação de sítios Web. É fundador da TigerWeb, a empresa Web que gere o dispositivo russo de manipulação de informações “Portal Kombat”, o qual divulga conteúdos pró-russos e visa vários países ocidentais, incluindo a França, através de vários supostos “portais de informação”. Por conseguinte, Yevgeny Shevchenko é responsável por executar e apoiar ações e políticas imputáveis ao Governo da Federação da Rússia que ameaçam a estabilidade e a segurança na União, ou num ou vários dos seus Estados-Membros, ao participar ou de outra forma facilitar o recurso à manipulação da informação e ingerência coordenadas.
|
15.7.2025
|
47.
|
Aleksey Nikolayevich SHAVROV
(em russo: Алексей Николаевич ШАВРОВ)
t.c.p. Andrey PETROV
(em russo: Андрей ПЕТРОВ)
|
Função: agente do serviço de informações militares da Direção-Geral do Estado-Maior das Forças Armadas da Federação da Rússia (GRU)
Data de nascimento: 12.12.1989
Nacionalidade: russa
Sexo: masculino
|
Aleksey Shavrov é um agente do GRU envolvido em operações de influência russa destinadas a desestabilizar a União e os seus Estados-Membros. Entre as atividades maliciosas de Aleksey Shavrov contam-se a manipulação da informação e as campanhas de desinformação levadas a cabo na República Checa e noutros Estados-Membros da União. Por intermédio da sua associada oculta, Natallia Sudliankova, Aleksey Shavrov gere campanhas de influência, nomeadamente organizando a divulgação de artigos feitos por medida em vários meios de comunicação social europeus. As narrativas enganosas ou totalmente falsas visam apoiar os interesses da Federação da Rússia em matéria de política externa e expandir a sua influência. Além disso, os conteúdos são concebidos para comprometer ainda mais a confiança do público nos valores e processos da União, a democracia e a coesão da União. Os artigos contêm também narrativas manipuladoras específicas anti-NATO, anti-Ucrânia e anti-ONG. Aleksey Shavrov deu instruções a Natallia Sudliankova para difundir e divulgar tais mensagens de divisão através dos meios de comunicação social para amplificar o seu conteúdo polarizante. Aleksey Shavrov concedeu recompensas financeiras pela realização de determinadas tarefas e pela publicação dessas campanhas personalizadas pró-russas nos meios de comunicação social.
Por conseguinte, Aleksey Shavrov executa ações ou políticas do Governo da Federação da Rússia que comprometem ou ameaçam a estabilidade ou a segurança na União ou em países terceiros, ao planear e dirigir a utilização da manipulação da informação e ingerência coordenadas.
|
15.7.2025»
|
|