EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52014XC1202(01)

Publicação de um pedido de registo em conformidade com o artigo 50. °, n. °2, alínea a), do Regulamento (UE) n. °1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

JO C 432 de 2.12.2014, p. 8–11 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

2.12.2014   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 432/8


Publicação de um pedido de registo em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

(2014/C 432/07)

A presente publicação confere direito de oposição ao pedido nos termos do artigo 51.o do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho (1).

DOCUMENTO ÚNICO

REGULAMENTO (CE) N.o 510/2006 DO CONSELHO

relativo à proteção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios  (2)

«PATATA ROSSA DI COLFIORITO»

N.o CE: IT-PGI-0005-01236 — 2.6.2014

IGP ( X ) DOP ( )

1.   Nome

«Patata Rossa di Colfiorito»

2.   Estado-Membro ou país terceiro

Itália

3.   Descrição do produto agrícola ou género alimentício

3.1.   Tipo de produto

Classe 1.6. Frutas, produtos hortícolas e cerais não transformados ou transformados

3.2.   Descrição do produto correspondente à denominação indicada no ponto 1

«Patata Rossa di Colfiorito» designa os tubérculos maduros da espécie Solanum tuberosum (Solanum tuberosum L.; 2n = 4x = 48) da família das Solanáceas, cultivadas a partir de variedades de semente de base inscritas nos catálogos nacionais das variedades dos Estados-Membros da UE e caracterizam-se por epiderme de cor vermelha e polpa de cor amarelo-claro.

Para garantir a tipicidade e identificação, o tubérculo deve possuir as seguintes características:

apresentar-se inteiro e devidamente encascado, isento de manchas,

apresentar forma oval alongada e irregular,

estar são: excluem-se os exemplares que evidenciem podridões ou outras doenças ou apresentem alterações que os tornem impróprios para consumo,

apresentar-se isento de danos causados pela geada,

isento de cheiros e/ou sabores estranhos,

apresentar casca de cor vermelha,

olhos superficiais facilmente removíveis.

Valores de referência que caracterizam o produto:

calibre: 35 mm, no mínimo,

firmeza: teste de compressão (cisalhamento) > 1,2 kgf/cm2,

teor de compostos fenólicos totais > 300 mg/kg,

cor vermelha característica da casca — cor (X, Y, Z) adimensional:

X > 13 adimensional;

Y > 12 adimensional;

Z > 6 adimensional.

3.3.   Matérias-primas (unicamente para os produtos transformados)

3.4.   Alimentos para animais (unicamente para os produtos de origem animal)

3.5.   Fases específicas da produção que devem ter lugar na área geográfica identificada

Todas as fases de produção da «Patata Rossa di Colfiorito», desde a sementeira à colheita, devem ocorrer na área geográfica identificada.

3.6.   Regras específicas relativas à fatiagem, ralagem, acondicionamento, etc.

A batata colhida é colocada em entrepostos que devem garantir as condições necessárias à boa conservação dos tubérculos: devem permitir a secagem da superfície desde o momento da chegada, propiciar a cicatrização dos golpes devidos à colheita e impedir a condensação da humidade à superfície dos tubérculos. Em entreposto, a batata pode ser colocada em sacas arejadas de nylon ou em grandes caixas. Todavia, autoriza-se o recurso a processos de conservação utilizando técnicas modernas na aceção da regulamentação em vigor nesta matéria. Durante a conservação não são autorizados produtos inibidores da germinação.

O acondicionamneto efetua-se em embalagens identificáveis pela cor vermelha.

3.7.   Regras específicas relativas à rotulagem

O rótulo e embalagens devem ostentar a menção da denominação «Patata Rossa di Colfiorito I.G.P.» e o símbolo da União, em carateres de imprensa de dimensões idênticas; são proibidas no rótulo menções de outras dimensões.

De modo a garantir a identificação fácil pelo consumidor, a menção deve apresentar as seguintes características:

a)   menção: «Patata Rossa di Colfiorito IGP»;

b)   tipo de carateres: Bodoni MT black;

c)   especificação das cores Pantone utilizadas no logótipo: RED 032.

Image

O rótulo das embalagens deve ostentar todos os elementos que permitam identificar:

a)

o nome ou empresa e a sede do produtor individual ou associado e do operador de acondicionamento;

b)

marca específica do produto destinado ao comércio no estrangeiro;

c)

indicações complementares e acessórias eventuais, desprovidas de caráter laudatório e não suscetíveis de induzir em erro o consumidor sobre a natureza e as características do produto.

4.   Delimitação concisa da área geográfica

O cultivo da «Patata Rossa di Colfiorito» está autorizado à altitude mínima de 470 m. A área insere-se na zona montanhosa dos Apeninos da Úmbria e de Marcas, entre a zona situada a leste da província de Perúgia e a oeste da de Macerata. A área abrange, especificamente, as seguintes divisões administrativas (comunas) da Úmbria: Foligno, Nocera Umbra, Valtopina e Sellano, bem como as seguintes comunas de Marcas: Serravalle di Chienti, Muccia, Pieve Torina, Sefro, Visso e Montecavallo.

5.   Relação com a área geográfica

5.1.   Especificidade da área geográfica

A área geográfica de cultivo da «Patata Rossa di Colfiorito» abrange grande parte dos Apeninos da Úmbria e de Marcas. Um dos fatores mais característicos é a altitude que limita a área de cultivo a 470 metros, no mínimo. Do ponto de vista granulométrico, a área de cultivo é constituída por terras que contribuem para a diferenciação desta cultura, ou seja, terrenos siliciosos ricos em grão sólido, ligeiramente ácidos, leves, soltos, permeáveis e profundos.

As condições climáticas são de tipo montanhoso, com invernos frios com presença de neve e verões frescos.

A precipitação é abundante nas terras mais altas (mais de 1 500 mm/ano), diminuindo com a altitude. As quedas de neve são abundantes no inverno, mas o manto só persiste acima de 1 000 m. Entre os ventos bem frequentes podem citar-se o grecale (NE) e o sirocco (SE).

5.2.   Especificidade do produto

Características da «Patata Rossa di Colfiorito»:

 

elevado teor de polifenóis;

 

cor vermelha;

 

consistência e firmeza características;

 

forma irregular.

5.3.   Relação causal entre a área geográfica e a qualidade ou características do produto (para as DOP) ou uma determinada qualidade, a reputação ou outras características do produto (para as IGP)

Os fatores determinantes da reputação e das características da «Patata Rossa di Colfiorito» estão associados às particularidades edafoclimáticas da área de referência, à técnica cultural e aos modos de conservação utilizados, bem como ao reconhecimento generalizado da sua identidade física e da cor do tubérculo, para além da relação entre o nome e o território. O aspeto edáfico é particularmente notório: efetivamente, as características do solo contribuem de forma determinante para o crescimento, a forma e as características químicas e organolépticas do tubérculo.

O ambiente tende a modificar a forma da «Patata Rossa di Colfiorito» devido ao «sofrimento» a que é submetida ao longo do crescimento, por fatores que se prendem com o território. A firmeza da polpa e a forma irregular da batata devem-se efetivamente ao solo rico de esqueleto típico na área, ao clima e à rega contida.

As condições «extremas» da área geográfica influenciam igualmente de forma muito significativa a riqueza em polifenóis, pois o tipo de enzimas responsáveis pela biossíntese dos polifenóis é particularmente sensível às características ambientais da área.

Muitos são os testemunhos orais e escritos que atestam as relações históricas, culturais e sociais existentes entre o produto e o território.

A imprensa especializada, fotografias e testemunhos audiovisuais atestam a excelente reputação da «Patata Rossa di Colfiorito», tal como a «Sagra della Patata Rossa di Colfiorito», festejos que estão já na 36.a edição. A «Patata Rossa di Colfiorito» foi oficializada pela região da Úmbria, que a justo título a inscreveu na lista dos seus produtos tradicionais, ou seja, uma tradição com mais de vinte e cinco anos.

A «Patata Rossa di Colfiorito» utiliza-se, como ingrediente principal ou não, em várias receitas da gastronomia local: cozida, assada na brasa, em salada, frita, assada no forno ou utilizada no fabrico de pão, outros produtos de padaria e em puré. Pode igualmente ser utilizada para fabricar deliciosos gnocchi, muito presentes na gastronomia local.

Referência à publicação do caderno de especificações

[Artigo 5.o, n.o 7, do Regulamento (CE) n.o 510/2006 (3)]

A presente administração lançou o procedimento nacional de oposição, publicando a proposta de reconhecimento da IGP «Patata Rossa di Colfiorito» na Gazzetta Ufficiale della Repubblica Italiana, n.o 93, de 22 de abril de 2014.

O texto consolidado do caderno de especificações pode ser consultado no endereço internet: http://www.politicheagricole.it/flex/cm/pages/ServeBLOB.php/L/IT/IDPagina/3335

ou

diretamente na página principal do sítio web do Ministério das políticas agrícolas, alimentares e florestais (www.politicheagricole.it), clicando em «Prodotti DOP IGP» (no canto superior direito do ecrã) e, a seguir, em «Prodotti DOP, IGP e STG» (à esquerda no ecrã) e em «Disciplinari di Produzione all’esame dell’UE».


(1)  JO L 343 de 14.12.2012, p. 1

(2)  JO L 93 de 31.3.2006, p. 12. Substituído pelo Regulamento (UE) n.o 1151/2012.

(3)  Ver nota 2.


Top