Missão de aconselhamento da União Europeia sobre a reforma do setor da segurança civil na Ucrânia (EUAM Ucrânia)
SÍNTESE DE:
Decisão 2014/486/PESC relativa à missão de aconselhamento da União Europeia sobre a reforma do setor da segurança civil na Ucrânia
QUAL É O OBJETIVO DESTA DECISÃO?
- Autoriza uma missão de aconselhamento da União Europeia (UE), a missão de aconselhamento da União Europeia sobre a reforma do setor da segurança civil na Ucrânia (EUAM Ucrânia), para prestar assistência no domínio da reforma do setor da segurança civil, apoiando a polícia e o Estado de direito.
- A decisão foi alterada diversas vezes, mais recentemente pela Decisão (PESC) 2022/638, que altera o mandato da EUAM Ucrânia a fim de prestar igualmente apoio na investigação e na repressão dos crimes internacionais.
PONTOS-CHAVE
Mandato
- A EUAM Ucrânia é uma missão civil da política comum de segurança e defesa destinada a orientar e aconselhar os órgãos pertinentes da Ucrânia, a fim de:
- prestar aconselhamento estratégico sobre a reforma do setor da segurança civil, em particular para a elaboração de estratégias para este setor;
- apoiar a execução de reformas através de aconselhamento prático, formação e outros projetos;
- permitir a cooperação e a coordenação para assegurar a articulação dos esforços de reforma com a Ucrânia e os organismos internacionais envolvidos.
- No contexto da agressão não provocada e injustificada da Rússia contra a Ucrânia, em março e abril de 2022 os Estados-Membros da UE decidiram a implementação de novas atribuições para a missão EUAM Ucrânia. Presta agora apoio às autoridades responsáveis pela aplicação da lei, para facilitar o fluxo de refugiados da Ucrânia para os Estados-Membros vizinhos e a entrada de ajuda humanitária na Ucrânia. A EUAM Ucrânia presta igualmente apoio às instituições do Estado de direito para facilitar a investigação e a repressão dos crimes internacionais.
- A EUAM Ucrânia assegurará a estreita coordenação com o Tribunal Penal Internacional e com a Agência da União Europeia para a Cooperação Judiciária Penal, bem como com os Estados-Membros que prestam apoio direto à investigação e repressão de crimes internacionais na Ucrânia.
Prioridades
A EUAM Ucrânia tem cinco prioridades no apoio prestado às autoridades ucranianas no domínio da reforma do setor da segurança civil:
- segurança nacional e do Estado;
- justiça penal;
- criminalidade organizada e transfronteiriça;
- segurança comunitária e gestão policial;
- transformação e inovação digital.
As suas prioridades transversais incluem direitos humanos, igualdade de género, boa governação e combate à corrupção.
Cadeia de comando
- O diretor da Capacidade Civil de Planeamento e Condução é o comandante da operação civil, que:
- O chefe de missão:
- é responsável e exerce o comando e o controlo da EUAM Ucrânia no teatro de operações;
- responde diretamente perante o comandante da operação civil e atua de acordo com as suas instruções;
- atua em coordenação com a delegação da UE na Ucrânia para assegurar a coerência da ação levada a cabo pela União na Ucrânia.
A PARTIR DE QUANDO É APLICÁVEL A DECISÃO?
A decisão é aplicável desde 1 de dezembro de 2014. O seu prazo de vigência foi prorrogado até 31 de maio de 2024.
CONTEXTO
Para mais informações, consultar:
PRINCIPAL DOCUMENTO
Decisão 2014/486/PESC do Conselho, de 22 de julho de 2014, relativa à missão de aconselhamento da União Europeia sobre a reforma do setor da segurança civil na Ucrânia (EUAM Ucrânia) (JO L 217 de 23.7.2014, p. 42-47).
As sucessivas alterações da Decisão 2014/486/PESC foram integradas no texto de base. A versão consolidada tem apenas valor documental.
DOCUMENTOS RELACIONADOS
Decisão (PESC) 2019/992 do Comité Político e de Segurança, de 4 de junho de 2019, relativa à nomeação do chefe da missão de aconselhamento da União Europeia sobre a reforma do setor da segurança civil na Ucrânia (EUAM Ucrânia) (EUAM Ucrânia/1/2019) (JO L 160 de 18.6.2019, p. 24).
última atualização 05.07.2022
Top