EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52021XC1110(01)

Publicação de um pedido de registo de uma denominação em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios 2021/C 455/05

C/2021/8004

JO C 455 de 10.11.2021, p. 5–8 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

10.11.2021   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 455/5


Publicação de um pedido de registo de uma denominação em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

(2021/C 455/05)

A presente publicação confere o direito de oposição ao pedido, nos termos do artigo 51.o do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho (1), no prazo de três meses a contar desta data.

DOCUMENTO ÚNICO

«ZAGORSKI ŠTRUKLI» / «ZAGORSKI ŠTRUKLJI»

N.o UE: PGI-HR-02623 – 23 de julho de 2020

DOP ( ) IGP (X)

1.   Nome(s) [da DOP ou IGP]

«Zagorski štrukli» / «Zagorski štruklji»

2.   Estado-Membro ou país terceiro

República da Croácia

3.   Descrição do produto agrícola ou género alimentício

3.1.   Tipo de produto

2.3.

Produtos de padaria, pastelaria, confeitaria ou da indústria de bolachas e biscoitos

3.2.   Descrição do produto correspondente ao nome indicado no ponto 1

Os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» são produtos de padaria fabricados com os seguintes ingredientes: farinha de trigo fina (tipo 550), queijo fresco de vaca, natas ácidas, ovos, óleo, água e sal. Pode ser utilizada manteiga ou gordura de porco em vez de óleo. Com a farinha, o óleo, o sal e a água é preparada uma massa homogénea, que é enrolada e esticada à mão até adquirir uma espessura muito fina. A massa é recheada com uma mistura de queijo fresco de vaca, natas ácidas, ovos e sal. A massa recheada é dobrada num rolo, que é cortado em pequenos retângulos cujas extremidades devem ser unidas firmemente, de modo a que o recheio não escorra. Os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» crus assim preparados devem ter a forma de almofada e as dimensões definidas. São comercializados no estado fresco ou congelado.

Critérios de qualidade dos «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji», frescos e congelados:

Forma

Forma de almofada

Dimensões

 

Comprimento: 8 a 11 cm

 

Altura: 2 a 5 cm

 

Largura: 4 a 6 cm

Peso:

Entre 70 g e 130 g

Consistência quando frescos

Consistência quando congelados

Macia ao toque

Dura

Cor

Branco-amarelada (típica da massa de trigo)

Critérios de qualidade dos «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji», frescos e congelados, para sopa:

Forma

Forma de almofada

Dimensões

 

Comprimento: 5 a 7 cm

 

Altura: 1,5 a 3 cm

 

Largura: 3 a 6 cm

Peso:

Entre 50 g e 100 g

Consistência quando frescos

Consistência quando congelados

Macia ao toque

Dura

Cor

Branco-amarelada (típica da massa de trigo)

Os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji», frescos ou congelados, podem ser consumidos cozidos, assados no forno ou gratinados e podem ser servidos em sopas. São servidos como entrada, sobremesa ou como um pequeno prato único.

3.3.   Alimentos para animais (unicamente para os produtos de origem animal) e matérias-primas (unicamente para os produtos transformados)

São as seguintes as matérias-primas utilizadas no fabrico de «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji», frescos e congelados: farinha de trigo fina (tipo 550), ovos, queijo fresco de vaca, natas ácidas, óleo (vegetal ou girassol) ou manteiga ou gordura de porco, sal e água. Tanto o queijo fresco de vaca como as natas ácidas devem ter sido produzidos na área geográfica referida no ponto 4.

3.4.   Fases específicas da produção que devem decorrer na área geográfica delimitada

Todo o processo de produção dos «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji», desde a preparação da massa até ao recheio e à moldagem do produto, deve ter lugar na área geográfica referida no ponto 4. No caso dos «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» congelados, o processo de congelação deve também ter lugar na área geográfica referida no ponto 4.

3.5.   Regras específicas relativas à fatiagem, ralagem, acondicionamento, etc., do produto a que o nome registado se refere

O produto deve ser acondicionado na área geográfica delimitada, a fim de preservar a sua qualidade.

Uma vez prontos, os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» são colocados em embalagens adequadas e armazenados num ambiente refrigerado para evitar a deterioração da qualidade do produto causada por fatores externos (manipulação durante o transporte, temperatura, ar, microrganismos).

No caso dos «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» congelados, depois de produzidos e adequadamente embalados, os produtos são congelados na unidade de fabrico a fim de evitar manipulações excessivas e reduzir o risco de quebras na cadeia de frio e o perigo de contaminação microbiológica.

3.6.   Regras específicas relativas à rotulagem do produto a que o nome registado se refere

4.   Delimitação concisa da área geográfica

A área geográfica de produção de «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» inclui o território de Hrvatsko Zagorje, ou seja, a totalidade do território do distrito de Krapina-Zagorje, todo o território do distrito de Varaždin e as fronteiras do distrito de Zagrebe com os distritos de Krapina-Zagorje e Varaždin, especificamente os seguintes municípios: Brdovec, Marija Gorica, Pušća, Dubravica, Luka, Jakovlje, Bistra e Bedenica.

5.   Relação com a área geográfica

A relação causal entre o «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» e a área geográfica delimitada baseia-se na reputação deste produto, que está ligada à região de Hrvatsko Zagorje. A relação baseia-se também no método específico e tradicional de preparação e produção do «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» e na receita tradicional, característica desta área geográfica e preservada até à data.

Os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» são produzidos segundo uma receita antiga, testada e aprovada, segundo um método especial e com ingredientes tradicionais. A particularidade da preparação dos «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» reside no modo como a massa é fabricada, esticada à mão e recheada e na forma do produto acabado. Esticar a massa à mão exige um saber e uma experiência especiais, dado que deve ser esticada o mais fina e uniformemente possível, sem se abrir durante o processo, até ficar muito fina e transparente. Estas massas do tipo Filo são características da cozinha tradicional croata, particularmente em Hrvatsko Zagorje, onde este saber se transmite de geração em geração.

Se a história e cultura de Hrvatsko Zagorje fazem desta região um destino turístico atrativo na Croácia continental, também a sua gastronomia, baseada em produtos locais tradicionais, chama a si inúmeros visitantes. O «Zagorski puran» (peru de Zagorje) e o «Zagorski mlinci» (um pão chato e seco de Zagorje) e «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» que o acompanham são os mais importantes produtos agrícolas e alimentares tradicionais de Hrvatsko Zagorje; são conhecidos em toda a Croácia mas também no estrangeiro e são emblemáticos da gastronomia de Zagorje. Provam-no numerosas brochuras turísticas de Hrvatsko Zagorje, que geralmente fazem referência aos «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji». O produto encontra-se também nos menus de quase todas as petiscarias e estabelecimentos turísticos. [«Okusi Zagorja» (os sabores de Zagorje) — direção de Turismo do distrito de Krapina-Zagorje, Zagreb, 2017].

O artigo sobre a alimentação no contexto de uma cultura imaterial (de M. Belaj et al, Instituto de Ética e Investigação Folclórica, Zagreb) descreve os pratos consumidos durante o dia na região de Međimurje, Podravina e Hrvatsko Zagorje e enumera especificamente alguns dos pratos característicos de Hrvatsko Zagorje: como a sopa com bolinhos, os štrukle (os bolinhos), a bučnica (pastel recheado com queijo e abóbora ralada), o peru com mlinci (um pão achatado e seco) e os orehnjača (rolos doces de noz).

A ligação entre os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» e Hrvatsko Zagorje é confirmada pelo facto de constarem da Enciclopédia de Hrvatsko Zagorje, publicada pelo Instituto de Lexicografia de Miroslav Krleža em 2017.

O evento gastronómico «Chef - Zagorski chef» é um concurso de cozinha em que os participantes devem utilizar ingredientes tradicionais de Hrvatsko Zagorje para preparar pratos inovadores e imaginativos. Este evento, que se desenrola há vários anos consecutivos e reúne o melhor da cozinha de Hrvatsko Zagorje, como dizem os habitantes da região, dá ao público oportunidade para saborear, entre outros produtos, os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji».

O «Štruklijada», festival destes bolinhos, é um evento dedicado aos «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» que se desenrola todos os anos numa cidade diferente da região de Hrvatsko Zagorje. Tem por principal objetivo promover e proteger os Zagorski štrukli, que são uma marca distintiva Zagorje. Procura igualmente preservar ao longo do tempo a reputação e originalidade deste produto, bem como a singularidade da receita. O evento é constituído por uma exposição e um concurso em que as melhores empresas de restauração de Zagorje concorrem pelo título de «Best Štrukli in Zagorje» (melhores Štrukli de Zagorje). (INFO 2017. Direção de Turismo de Krapina-Zagorje, Zagreb, 2016). (Krapinske Toplice Štruklijada, 2016) [«Try it and enjoying it» (prove e saboreie) — direção de Turismo de Krapina-Zagorje, 2015, e «The Traditional Food of Zagorje: Heaven on a Plate» (a cozinha tradicional de Zagorje: o paraíso no prato)].

Para além da «štruklijada» tradicional, o distrito de Krapina-Zagorje e a sua direção de Turismo organizaram o evento «Babičini kolači» (a cozinha da avó) durante 11 anos consecutivos. Trata-se neste caso de um concurso em que as participantes fazem bolos seguindo receitas tradicionais. A preparação do «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» ocupa um lugar fundamental neste evento anual. Todas as receitas e métodos de preparação foram divulgadas nas brochuras «Babičini kolači» («Babičini kolači» — distrito de Krapina-Zagorje, Krapina 2016).

A reputação dos «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» foi reafirmada em 2012, quando o distrito de Krapina-Zagorje inscreveu este produto na lista de alimentos agrícolas e silvícolas autóctones e de pratos tradicionais da cozinha de Hrvatsko Zagorje. Além disso, o ministério da cultura croata incluiu a preparação dos tradicionais Zagorski štrukli caseiros na lista do património cultural imaterial protegido.

Os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» são comercializados com esta denominação e encontram-se em quase todos os restaurantes de Hrvatsko Zagorje e para além desta região (folheto do restaurante «Kod Starog» em Kumrovec; folheto do restaurante «Vuglec Breg» em Krapina). O festival anual «Štruklijada», que se realiza todos os anos numa cidade diferente de Hrvatsko Zagorje e em que participam muitas empresas de restauração, atesta a utilização de longa data do nome «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» (folheto com convite para o «Štruklijada»). O folheto «Heaven on a table» (o paraíso na mesa), que promove diferentes restaurantes e hotéis de Hrvatsko Zagorje, além de conter informações de base sobre estes estabelecimentos, descreve sucintamente as refeições tradicionais que oferecem e assinala, nomeadamente, que é indispensável provar os Zagorski štrukli, autênticos e caseiros, feitos com queijo fresco de vaca.

As receitas dos «Zagorski štrukli» ou «Zagorski štruklji» figuram em muitos livros de cozinha e sítios Web, o que atesta o reconhecimento, a notoriedade e a utilização corrente destes nomes.

A melhor ilustração da reputação do «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» e da sua ligação com a região de Hrvatsko Zagorje é constituída pelos resultados de uma sondagem realizada em 2018 numa amostra de 1 000 pessoas na Croácia que revelou que 90 % dos inquiridos associam os «štrukli» a Hrvatsko Zagorje, e que 91 % consideram os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» como um produto alimentar originário dessa região. Além disso, 95 % dos inquiridos consideram que os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» devem ser mencionados em materiais promocionais, publicações culinárias e monografias sobre a região de Hrvatsko Zagorje. A maioria dos inquiridos (91 %) estima que os «Zagorski štrukli»/«Zagorski štruklji» têm fama na Croácia.

Referência à publicação do caderno de especificações

(artigo 6.o, n.o 1, segundo parágrafo, do presente regulamento)

https://poljoprivreda.gov.hr/UserDocsImages/dokumenti/hrana/proizvodi_u_postupku_zastite-zoi-zozp-zts/Specifikacija%20proizvoda%20Zagorski%20strukli.pdf


(1)  JO L 343 de 14.12.2012, p. 1.


Top