Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document C2018/466/07

    Nova face nacional de moedas de euros destinadas à circulação

    JO C 466 de 28.12.2018, p. 16–16 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

    28.12.2018   

    PT

    Jornal Oficial da União Europeia

    C 466/16


    Nova face nacional de moedas de euros destinadas à circulação

    (2018/C 466/07)

    Image

    Face nacional da nova moeda comemorativa de dois euros destinada à circulação emitida pela Bélgica

    As moedas de euros destinadas à circulação têm curso legal em toda a área do euro. Para informar o público e todas as partes que manipulam as moedas, a Comissão publica uma descrição dos desenhos de todas as novas moedas (1). Em conformidade com as conclusões do Conselho de 10 de fevereiro de 2009 (2), os Estados-Membros da área do euro e os países que tiverem celebrado um acordo monetário com a União Europeia que preveja a emissão de moedas de euros estão autorizados a emitir moedas de euros comemorativas destinadas à circulação, sob certas condições, designadamente a de serem emitidas exclusivamente moedas com o valor facial de dois euros. Estas moedas têm características técnicas idênticas às das outras moedas de dois euros, mas a sua face nacional apresenta um desenho comemorativo altamente simbólico em termos nacionais ou europeus.

    País emissor : Bélgica

    Tema da comemoração : 25.o aniversário do Instituto Monetário Europeu (IME)

    Descrição do desenho : a parte interior da moeda apresenta, do lado direito, o retrato de Alexandre Lamfalussy, o primeiro presidente do IME, com o seu nome por baixo. No lado esquerdo, a sigla «EMI» ocupa um lugar central, com o ano «1994» acima, fazendo referência à data da criação do instituto e da nomeação de Lamfalussy como primeiro presidente. Abaixo da sigla «IME», estão representadas várias moedas, tombando umas sobre as outras, com as inscrições «€», «ECU» e «BEF», de cima para baixo. Dado tratar-se de uma emissão belga, optou-se por «BEF», abreviatura da antiga moeda nacional. Esta representação tem por objetivo a simbolizar a transição das moedas nacionais para uma moeda única europeia, uma vez que o principal objetivo do IME consistia em criar o Sistema Europeu de Bancos Centrais, incluindo o BCE, e a nova moeda. Na parte superior do lado esquerdo da moeda, surge a inscrição «European Monetary Institute».

    Dado que será a real casa da moeda dos Países Baixos a cunhar as moedas, o símbolo da casa da moeda de Utreque, um emblema de mercúrio, está situado à esquerda, com o símbolo do diretor da casa da moeda belga, o brasão do município de Herzele. O código de país «BE» e o ano de «2019» estão situados no fundo. As iniciais «LL», que se referem ao responsável pela conceção da moeda, Luc Luycx, estão inscritas à direita.

    No anel exterior da moeda estão representadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

    Número de moedas a emitir : 155 000 moedas

    Data de emissão : janeiro de 2019


    (1)  Ver JO C 373 de 28.12.2001, p. 1, para as faces nacionais de todas as moedas emitidas em 2002.

    (2)  Ver as conclusões do Conselho «Assuntos Económicos e Financeiros» de 10 de fevereiro de 2009 e a Recomendação da Comissão, de 19 de dezembro de 2008, relativa a orientações comuns para as faces nacionais das moedas em euros destinadas à circulação (JO L 9 de 14.1.2009, p. 52).


    Top