This document is an excerpt from the EUR-Lex website
Document C2005/172/13
Call for proposals — DG EAC No 24/05 — ‘Promotion of active European citizenship’ — Support to town twinning actions — Conferences, training seminars and information campaigns 2006
Convite à apresentação de propostas — DG EAC n.° 24/05 — «Promoção da cidadania europeia activa» — Apoio às acções de geminação de cidades — Conferências, seminários e campanhas de informação 2006
Convite à apresentação de propostas — DG EAC n.° 24/05 — «Promoção da cidadania europeia activa» — Apoio às acções de geminação de cidades — Conferências, seminários e campanhas de informação 2006
JO C 172 de 12.7.2005, p. 29–30
(ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, NL, PL, PT, SK, SL, FI, SV)
12.7.2005 |
PT |
Jornal Oficial da União Europeia |
C 172/29 |
CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS — DG EAC N.o 24/05
«PROMOÇÃO DA CIDADANIA EUROPEIA ACTIVA»
Apoio às acções de geminação de cidades
Conferências, seminários e campanhas de informação 2006
(2005/C 172/13)
1. OBJECTIVOS — TIPOS DE PROJECTO
O presente convite à apresentação de propostas tem por objectivo apoiar acções desenvolvidas no âmbito do programa de geminação de cidades nos Estados-membros da UE e noutros países elegíveis, contribuindo desta forma para a construção de uma consciência europeia, a intensificação das redes e laços novos e existentes entre as autarquias locais e o reforço do diálogo entre os cidadãos da União Europeia, bem como para a promoção do conceito de «geminação de cidades» e a divulgação de boas práticas de geminação de cidades na Europa.
Este convite à apresentação de propostas abrange as seguintes acções do programa de geminação de cidades: realização de conferências, seminários e campanhas de informação. Será publicado um convite à apresentação de propostas separado para os encontros de cidadãos de cidades geminadas.
O presente convite à apresentação de propostas visa apoiar três tipos de acções:
Tipo 1:: conferências temáticas realizadas no âmbito do programa de geminação de cidades que visem reforçar o conhecimento das políticas europeias. As conferências têm de envolver participantes de municípios de pelo menos dois países elegíveis, incluindo no mínimo um Estado-Membro da UE.
Tipo 2:: seminários sobre a geminação de cidades dirigidos às pessoas responsáveis pela geminação de cidades e tendo em vista permitir-lhes adquirir os conhecimentos e competências necessários para realizar projectos de geminação dotados de forte vocação europeia.
Tipo 3:: campanhas de informação destinadas a promover a geminação de cidades — novo elemento no programa que visa encorajar a realização de novas acções inovadoras de apoio à geminação de cidades pelas entidades relevantes, nomeadamente, as associações de municípios regionais, nacionais ou europeias.
As campanhas de informação devem destinar-se aos municípios e procurar promover o conceito de «geminação de cidades» na Europa, divulgando informação sobre o programa de geminação de cidades e realçando a importância deste movimento na Europa. As campanhas de informação devem abranger pelo menos dois países elegíveis, incluindo no mínimo um Estado-Membro da União.
2. CANDIDATOS ELEGÍVEIS
Para serem elegíveis, os candidatos têm de ter personalidade jurídica e estar estabelecidos num país elegível.
Apenas são elegíveis as seguintes entidades:
— |
Municípios e respectivas associações/comités de geminação; |
— |
Administrações locais e regionais; |
— |
Associações que representem as autarquias locais. |
Países elegíveis:
— |
Os 25 Estados-Membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido e Suécia); |
— |
A Bulgária e a Roménia (1) |
3. ORÇAMENTO E DURAÇÃO DO PROJECTO
O orçamento total disponível para co-financiar acções desenvolvidas no quadro do presente convite à apresentação de projectos ascende a 2 500 000 euros.
A subvenção atribuída não poderá exceder 60 % do montante total dos custos elegíveis do projecto, que figura no orçamento detalhado.
O montante máximo da subvenção não poderá exceder 60 000 euros por projecto. O montante mínimo da subvenção é de 10 000 euros.
Os projectos terão a duração máxima de 10 meses (incluindo a preparação, realização e apresentação dos relatórios).
4. PRAZOS
O presente convite à apresentação de propostas abrange as acções com início entre 15 de Abril de 2006 e 31 de Dezembro de 2006.
Os prazos para a apresentação dos pedidos de subvenção são os seguintes:
|
Primeira fase: até 17 de Outubro de 2005 para as acções com início entre 15 de Abril e 31 de Agosto de 2006; |
|
Segunda fase: até 1 de Março de 2006 para os projectos com início entre 1 de Setembro e 31 de Dezembro de 2006. |
5. INFORMAÇÃO SUPLEMENTAR
A versão integral do convite à apresentação de propostas, bem como os respectivos formulários de candidaturas estão disponíveis no seguinte sítio Internet:
http://europa.eu.int/comm/towntwinning/call/call_pt.html
As candidaturas têm de respeitar as condições estabelecidas na versão integral do convite à apresentação de propostas e ser apresentadas através do formulário próprio.
(1) A elegibilidade da Bulgária depende da ratificação do declaração comum de intenções. Além disso, qualquer país membro do EEE/EFTA ou o país candidato Turquia será elegível se, na data limite de apresentação das candidaturas a subvenção, tiver sido celebrado um acordo de participação no programa entre o país em questão e a Comissão.