Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52025M12197(01)

Notificação prévia de uma concentração (Processo M.12197 — BESTINVER / TAGES / IP / IPLANET HOLDING) — Processo suscetível de beneficiar do procedimento simplificado

PUB/2025/1246

JO C, C/2025/6084, 11.11.2025, ELI: http://data.europa.eu/eli/C/2025/6084/oj (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, GA, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

ELI: http://data.europa.eu/eli/C/2025/6084/oj

European flag

Jornal Oficial
da União Europeia

PT

Série C


C/2025/6084

11.11.2025

Notificação prévia de uma concentração

(Processo M.12197 — BESTINVER / TAGES / IP / IPLANET HOLDING)

Processo suscetível de beneficiar do procedimento simplificado

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(C/2025/6084)

1.   

Em 3 de novembro de 2025, a Comissão recebeu a notificação de um projeto de concentração nos termos do artigo 4.o do Regulamento (CE) n.o 139/2004 do Conselho (1).

Esta notificação diz respeito às seguintes empresas:

Bestinver Gestión, S.A.U. SGIIC («Bestinver», Espanha), controlada pela Acciona, S.A. (Espanha),

Tages Capital SGR S.p.A. («Tages», Itália), controlada pela Tages, S.p.A. (Itália)

Italiana Petroli, S.P.A. («IP», Itália), controlada pela API Holding S.p.A. («API», Itália),

IPlanet Holding S.P.A. («IPlanet Holding», Itália).

A Bestinver, a Tages e a IP vão adquirir, na aceção do artigo 3.o, n.o 1, alínea b), e do artigo 3.o, n.o 4, do Regulamento das Concentrações, o controlo conjunto da IPlanet Holding.

A concentração é efetuada mediante aquisição de participações.

2.   

As atividades das empresas em causa são as seguintes:

A Bestinver é um gestor de ativos em Espanha, promotor e operador de energias renováveis, de infraestruturas e de ativos hídricos,

A Tages é um gestor de ativos em Itália no domínio das energias renováveis e das infraestruturas, bem como da dívida privada,

A PI gere o ciclo do petróleo a jusante, desde a aquisição de petróleo bruto até à refinação, a logística, a distribuição e as vendas, principalmente em Itália,

A IPlanet Holding detém a totalidade da IPlanet S.p.A., ativa no desenvolvimento de infraestruturas de carregamento de veículos elétricos, principalmente em Itália.

3.   

Após análise preliminar, a Comissão considera que a operação notificada é suscetível de ser abrangida pelo âmbito de aplicação do Regulamento das Concentrações. Contudo, isto não prejudica a decisão definitiva da Comissão.

De acordo com a Comunicação da Comissão relativa a um tratamento simplificado de certas concentrações nos termos do Regulamento (CE) n.o 139/2004 do Conselho relativo ao controlo das concentrações de empresas (2), o referido processo é suscetível de beneficiar do procedimento previsto na comunicação.

4.   

A Comissão solicita aos terceiros interessados que lhe apresentem as suas eventuais observações sobre o projeto de concentração em causa.

As observações devem ser recebidas pela Comissão no prazo de 10 dias a contar da data da presente publicação. Deve ser indicada a seguinte referência:

M.12197 — BESTINVER / TAGES / IP / IPLANET HOLDING

As observações podem ser enviadas à Comissão por correio eletrónico ou por correio postal. Utilize os seguintes elementos de contacto:

Endereço de correio eletrónico: COMP-MERGER-REGISTRY@ec.europa.eu

Endereço postal:

Comissão Europeia

Direção-Geral da Concorrência

Registo das Concentrações

1049 Bruxelles/Brussel

BELGIQUE/BELGIË


(1)   JO L 24 de 29.1.2004, p. 1 («Regulamento das Concentrações»).

(2)   JO C 160 de 5.5.2023, p. 1.


ELI: http://data.europa.eu/eli/C/2025/6084/oj

ISSN 1977-1010 (electronic edition)


Top