EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52020XC1217(03)

Publicação de um pedido de registo de uma denominação em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios 2020/C 436/11

C/2020/9207

JO C 436 de 17.12.2020, p. 25–28 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

17.12.2020   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 436/25


Publicação de um pedido de registo de uma denominação em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

(2020/C 436/11)

A presente publicação confere direito de oposição ao registo da denominação nos termos do artigo 51.o do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho (1) no prazo de três meses a contar da data de publicação.

DOCUMENTO ÚNICO

«TAŞKÖPRÜ SARIMSAĞI»

N.o UE: PDO-TR-02217 — 9.1.2017

DOP (X) IGP ( )

1.   Nome(s) [da DOP ou IGP]

«Taşköprü Sarımsağı»

2.   Estado-membro ou país terceiro

Turquia

3.   Descrição do produto agrícola ou género alimentício

3.1.   Tipo de produto

Classe 1.6. Frutas, produtos hortícolas e cereais não transformados ou transformados

3.2.   Descrição do produto correspondente ao nome indicado no ponto 1

O «Taşköprü Sarımsağı» é classificado como Allium sativum var. sativum, também conhecido por alho-comum. É uma variedade de floração tardia com um longo período de cultura.

Bulbo:

Secção transversal do bulbo: oval,

Secção longitudinal: elíptica,

Túnica branca

Diâmetro: de 30 a 40 mm

Peso: de 15 a 60 gramas

Bulbilhos:

Bulbilhos serrados no bulbo,

Nem todos idênticos (formas diferentes) e ordenados de forma aleatória no bulbo,

Forma distorcida e tendência para gerar bulbilhos exteriores,

Peso de 2 a 3 gramas,

Túnica rosa,

Interior amarelo cremoso,

Teor de matéria seca de 31,2 a 44,1 %,

12 bulbilhos em média.

As características distintivas do «Taşköprü Sarımsağı» são as seguintes:

A túnica separa-se dificilmente do bulbo,

O teor mínimo de selénio é de 3,535 mgkg-1 na matéria seca,

Escassa presença de antocianinas na túnica do bulbo, estrias de antocianinas nos bulbilhos, 12 bulbilhos em média,

O bulbo tem cinco a 10 camadas de proteção,

Teor seco de compostos orgânicos sulfurados voláteis 0,089-0.214%,

Pode ser armazenado durante 10 meses,

Sabor amargo,

Odor forte e persistente,

O teor mínimo de dissulfureto de alilo e propilo (C6H12S2) na matéria seca é de 0,0147 mgkg-1.

3.3.   Alimentos para animais (unicamente para os produtos de origem animal) e matérias-primas (unicamente para os produtos transformados)

3.4.   Fases específicas da produção que devem ter lugar na área geográfica delimitada

Todas as fases de produção, desde o plantio à colheita e secagem do «Taşköprü Sarımsağı», devem decorrer na área geográfica identificada no ponto 4.

3.5.   Regras específicas relativas à fatiagem, ralagem, acondicionamento, etc., do produto a que o nome registado se refere

3.6.   Regras específicas de rotulagem do produto a que o nome registado se refere

Inscrições legíveis e indeléveis obrigatórias nas embalagens de «Taşköprü Sarımsağı»:

Denominação comercial e endereço, abreviatura e endereço ou registo comercial da empresa,

Número do lote,

Nome do produto: «Taşköprü Sarımsağı».

4.   Delimitação concisa da área geográfica

A área geográfica abarca todo o distrito administrativo de Taşköprü.

A superfície da área geográfica é de 1 811,31 km2. Todas as fases de produção, desde o plantio à colheita e secagem do «Taşköprü Sarımsağı», devem decorrer no distrito de Taşköprü.

O rio Gök corre ao longo da planície sobre a qual se estende o distrito de Taşköprü, desempenhando um papel fundamental, uma vez que os solos de aluvião da planície são particularmente vocacionados para a cultura do alho.

5.   Relação com a área geográfica

Especificidade do produto

O «Taşköprü Sarımsağı» distingue-se pelo sabor amargo, que se deve ao elevado teor de selénio, o odor particularmente forte e o seu longo período de conservação.

Fatores naturais: clima e temperaturas

A zona geográfica é particularmente favorável ao desenvolvimento do «Taşköprü Sarımsağı», graças à influência do clima do mar Negro, que proporciona temperaturas ideais para o cultivo do alho. A temperatura média anual é de 9,7 °C. A temperatura média mínima no inverno é de 1,2 °C e a média máxima no verão é de 20,1 °C.

O período de cultivo do alho na região começa no final de fevereiro e termina na última semana de julho. Em fevereiro, quando se inicia o plantio, a temperatura média é de 4,2 °C. Em maio, quando se formam as folhas, as temperaturas atingem cerca de 14,1 °C, acelerando o crescimento. A temperatura média em junho é de 17,4 °C e, por fim, em julho, no período da colheita, de 20,1 °C. De maio a julho, as temperaturas são ideais para o crescimento do alho, permitindo o aumento do número de bulbilhos, devido à tardia floração da planta.

Com efeito, quando a temperatura é superior a 25 °C, o crescimento abranda, as folhas amarelecem e o desenvolvimento vegetativo é interrompido.

Precipitação

As condições de chuva e humidade são adequadas para o cultivo do alho, uma vez que a planta necessita de água no período de plantio e de crescimento. Abril, maio e junho são os meses mais chuvosos da área geográfica (em média, 51,4 mm em abril, 74,1 mm em maio e 65,3 mm em junho), com efeitos positivos na germinação e qualidade das plantas. As condições de pluviosidade permitem, em geral, cultivar o «Taşköprü Sarımsağı» sem irrigação.

Julho e agosto são meses secos (em média, 28 a 30,4 mm de chuva), sendo a estiagem necessária para secar o alho. A pluviosidade ajuda a prevenir a deformação da estrutura do bulbo e a aumentar a capacidade de armazenagem do alho.

Humidade

As condições de humidade são determinantes no plantio e crescimento do alho. A taxa de humidade de 60% é ideal durante o período de colheita, já que o excesso de humidade pode causar bolor e putrefação. As condições ideias de armazenamento, para que o alho possa conservar as suas qualidades, são de cerca de 10 °C e 60 a 70% de humidade. Na área geográfica, a taxa de humidade em julho e agosto, durante o período de colheita, ronda os 60%. A planta seca, pois, rapidamente protegendo o «Taşköprü Sarımsağı» das doenças.

A humidade média anual da área geográfica é de 70%. O «Taşköprü Sarımsağı» tem, assim, um elevado teor de matéria seca e pode ser armazenado sem se deteriorar durante vários meses após a colheita.

Solos

Os solos ideais para o cultivo do alho são solos franco-arenosos com pequenas quantidades de húmus e solos neutros com baixo teor de humidade. Os solos de aluvião da planície de Taşköprü, vocacionados para a cultura do alho, favorecem o seu rendimento. Além disso, a grande maioria dos solos da região de Taşköprü apresenta textura média (limosos a franco-arenosos), baixa alcalinidade com um pH de 7,15 a 7,86 e um teor médio-baixo de matéria orgânica. Apresentam igualmente um teor elevado de selénio e características extremamente favoráveis à cultura do alho. Estes fatores traduzem-se na qualidade do alho, em especial no seu teor de selénio (que dá ao alho o sabor amargo tão característico) e no seu elevado teor de dissulfureto de alilo e propilo (C6H12S2) sulfatado e de óleos essenciais, que conferem ao «Taşköprü Sarımsağı» um odor particularmente forte. De acordo com uma análise comparativa, o teor mínimo de selénio do «Taşköprü Sarımsağı» (matéria seca) é mais elevado do que o teor de outros alhos da mesma variedade cultivados em diferentes locais da Turquia.

Fatores humanos

O distrito de Taşköprü é uma zona maioritariamente agrícola, cuja população tende a migrar para as cidades. Esta migração pode, no entanto, evitar-se em parte graças ao cultivo de alho, que exige mão de obra abundante. O alho é um dos raros produtos ainda cultivados em cooperativa. As sucessivas fases de produção do alho requerem grande mão de obra e, em todas as fases da produção, é necessária intervenção humana. Esta intervenção aumenta as qualidades do alho e da sua produção.

Separação

A separação dos bulbilhos do alho é efetuada manualmente. Preserva-se, deste modo, a qualidade das sementes, uma vez que os bulbilhos não são esmagados, como acontece frequentemente com máquinas. Além disso, quando o processo de separação é efetuado mecanicamente, os bulbilhos devem ser plantados no solo com a maior brevidade possível, para evitar problemas de germinação e desenvolvimento. Quando são separados à mão, não há pressa em plantá-los.

Cultivo

A propagação do alho faz-se através dos bulbilhos e não de sementes, como na maior parte das plantas. Os bulbilhos produzem a cabeça de alho para a época seguinte. O plantio manual dos bulbilhos permite uma distância regular entre as plantas. Evita-se desta forma que os bulbilhos sejam colocados na terra virados para baixo e garante-se um melhor crescimento da planta. Quando o plantio é feito mecanicamente, a ponta do bulbilho pode ficar virada para baixo e as raízes para cima, o que significa que o rebento crescerá de baixo para cima. A brotação ocorre, assim, mais tarde diminuindo a produtividade e a qualidade do produto.

Controlo de ervas daninhas e ventilação do solo

O controlo das ervas daninhas e a ventilação do solo fazem-se também manualmente, o que melhora a qualidade do alho, que não cresce em competição com plantas invasoras.

Cura

Segundo o método tradicional da área geográfica, o alho é amarrado em molhos e secado nos campos. Os alhos são dispostos no terreno por meio de máquinas concebidas no nosso distrito para o efeito. Os agricultores amarram os alhos em pequenos molhos (a que se chamam elba na região) e espalham-nos pelo terreno. Ficam ao sol durante cerca de duas semanas e são virados uma vez por semana para que sequem uniformemente. Esta técnica, que é possível graças às condições climáticas acima descritas, evita a deterioração e permite conservar o alho durante um período particularmente longo. Findo este período, os produtores transportam os alhos secos para o armazém onde são conservados a frio. O transporte faz-se ao amanhecer para evitar que a humidade separe os bulbilhos do bulbo.

Para além destas particularidades, refira-se que o «Taşköprü Sarımsağı» goza de excelente reputação e que o nome do distrito está indissociavelmente ligado ao alho.

Referência à publicação do caderno de especificações

(artigo 6.o, n.o 1, segundo parágrafo, do presente regulamento)


(1)  JO L 343 de 14.12.2012, p. 1.


Top