EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52011XC0916(03)

Publicação de um pedido de registo em conformidade com o artigo 6. °, n. ° 2, do Regulamento (CE) n. ° 510/2006 do Conselho relativo à protecção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

JO C 273 de 16.9.2011, p. 26–30 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

16.9.2011   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 273/26


Publicação de um pedido de registo em conformidade com o artigo 6.o, n.o 2, do Regulamento (CE) n.o 510/2006 do Conselho relativo à protecção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

2011/C 273/07

A presente publicação confere um direito de oposição ao pedido nos termos do artigo 7.o do Regulamento (CE) n.o 510/2006 do Conselho (1). As declarações de oposição devem dar entrada na Comissão no prazo de seis meses a contar da data da presente publicação.

DOCUMENTO ÚNICO

REGULAMENTO (CE) N.o 510/2006 DO CONSELHO

«ΦΑΣΟΛΙΑ ΒΑΝΙΛΙΕΣ ΦΕΝΕΟΥ» («FASOLIA VANILIES FENEOU»)

N.o CE: EL-PGI-0005-0839-21.12.2010

IGP ( X ) DOP ( )

1.   Nome:

«Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou»)

2.   Estado-Membro ou país terceiro:

Grécia

3.   Descrição do produto agrícola ou género alimentício:

3.1.   Tipo de produto:

Classe 1.6. —

Frutas, produtos hortícolas e cereais não transformados ou transformados

3.2.   Descrição do produto correspondente à denominação indicada no ponto 1:

Designa-se por «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») o feijão seco separado da vagem, proveniente de uma população autóctone da família das leguminosas, da espécie Phaseolus vulgaris.

Características físicas da semente: forma ovalada, tamanho especialmente pequeno (1 000 sementes pesam entre 270 g e 280 g, inserindo-a na categoria das variedades mais pequenas), cor branca e tegumento fino.

O feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») é fonte de proteínas (18 %, no mínimo). Características químicas que o distinguem de outro feijão à venda no mercado:

N/A

Parâmetro

«Φασόλια Βανίλιες Φενεού»

Feijão do mercado (da espécie Phaseolys vulgaris)

Conclusões

1.

Fibras alimentares

27,9-29,9 % m/m

13,2 % (m/m)

Mais rico em fibras alimentares até 54,4 %

2.

Matéria gorda

1,7-1,9 % m/m

2-2,5 % m/m

Teor inferior de matéria gorda até 10 %

3.

Valor energético

225-233 kcal/100 g

296 kcal/100 g

Menos calórico

955-963 kj/100 g

1 236 kj/100 g

4.

Cálcio

2 970-2 988 mg/kg

1 312 mg/kg

Mais rico em cálcio até 56 %

5.

Sódio

97,1-98,1 mg/kg

354 mg/kg

Menor teor de sal

6.

Cinzas

3,9-4,1 % m/m

4,4 % (m/m)

Menor teor de cinzas

O produto IGP «Fasolia Vanilies Feneou» («Fasolia Vanilies Feneou») apresenta características organolépticas que o distinguem de outro feijão e o tornam particularmente aliciante junto do consumidor, graças ao seu sabor doce e à reacção à cozedura (rápida, sem que a semente se desfaça: o interior é macio mas não se destaca da pele).

3.3.   Matérias-primas (unicamente para os produtos transformados):

3.4.   Alimentos para animais (unicamente para os produtos de origem animal):

3.5.   Fases específicas da produção que devem ter lugar na área geográfica identificada:

Todas as fases de produção, desde o cultivo (preparação do terreno, fertilização, sementeira, rega, monda, fitossanidade) até à colheita, secagem e limpeza do produto têm de ocorrer dentro da área geográfica identificada.

3.6.   Regras específicas relativas à fatiagem, ralagem, acondicionamento, etc.:

3.7.   Regras específicas relativas à rotulagem:

As embalagens têm de ostentar obrigatoriamente a menção «ΦΑΣΟΛΙΑ ΒΑΝΙΛΙΕΣ ΦΕΝΕΟΥ» ΠΓΕ («Fasolia Vanilies Feneou» — IGP), acompanhada das informações previstas na legislação nacional e da UE.

4.   Delimitação concisa da área geográfica:

A área geográfica de produção do feijão com a denominação «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») abrange todo o município de Feneos, pertencente à divisão administrativa de Coríntia, na região do Peloponeso.

A região de Feneos em que se cultiva o feijão é constituída por uma planície fechada, com uma área ininterruptamente cultivada de 4,71 ha, protegida pelas massas montanhosas de Chelmos — Dourdouvana, Cilene, Oligirtos — Saitas. A bacia fechada de Feneos (lago artificial), cercada por uma extensão de floresta de abetos e pinheiros que se estende até ao lago, constitui importante peculiaridade do Peloponeso. O ambiente especial e único da grande cobertura florestal das massas montanhosas que circundam o planalto feneense associado à presença do lago artificial Docsa contribuem para o clima local ideal para o cultivo de produtos de excelência.

5.   Relação com a área geográfica:

5.1.   Especificidade da área geográfica:

Solo

Os solos são profundos e produtivos, maioritariamente argilo-arenosos/areno-argilosos de elevada capacidade de retenção de água. São ricos em cálcio e fósforo e contêm baixo teor de potássio e de magnésio. A maioria dos solos é ligeiramente ácida (pH < 7). Os terrenos de cultivo do feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») resultam dos sedimentos do antigo lago natural de Docsa, de que retêm a humidade relativa. Estes factores edáficos são propícios à cultura do produto com a designação «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou»).

Clima

De acordo com os dados climatológicos da região, o clima caracteriza-se em geral como semi-continental, com Invernos rigorosos e Verões frescos. No entanto, devido à extensa cobertura florestal das massas montanhosas do planalto feneense o clima é aqui mais ameno, com Invernos mais húmidos e Verões mais frescos. A temperatura média mensal máxima é de 28,8 °C e a mínima de 0,6 °C, sendo a média anual de 12,8 °C.

A presença do lago Docsa influencia também um clima primaveril ameno. A pluviosidade anual atinge 600 mm. A conjunção da temperatura ideal com a humidade relativa da região contribuem para preencher as necessidades da planta hidrófila do feijoeiro.

Factores humanos

O factor que melhor explora as características edafoclimáticas da região de Feneos e influencia definitivamente a produção de feijão de excelente qualidade e a sua reputação além dos limites administrativos da região é o humano.

A técnica cultural aplicada pelos produtores de Feneos baseia-se na experiência de muitos anos e na tradição transmitida de geração em geração e consiste no trabalho manual, desde a sementeira até à secagem e limpeza, na utilização mínima de pesticidas e fertilizantes químicos e na selecção exclusiva de semente de «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») pelos próprios agricultores, para utilização na sementeira do ano seguinte, perpetuando assim o carácter genuíno do material vegetal.

5.2.   Especificidade do produto:

O «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») é cultivado sistematicamente na área de Feneos desde o final do século XIX. O produto é cultivado desde longa data pelas características especiais de qualidade que o distinguem, como o seu tamanho muito pequeno, a cor branca, o seu bom aspecto, a forma ovalada em vez da mais generalizada reniforme, o tegumento fino, que facilita a cozedura, o sabor doce e o elevado valor alimentar.

A designação local «Βανιλια» (baunilha) foi-lhe atribuída pelos produtores, para acentuarem a sua cor muito branca e o sabor particularmente doce do produto, semelhante ao da baunilha. Estas características especiais de qualidade distinguem-no de outro feijão e determinam a sua procura no mercado.

5.3.   Relação causal entre a área geográfica e a qualidade ou características do produto (para as DOP) ou uma determinada qualidade, a reputação ou outras características do produto (para as IGP):

Descrição da relação entre a qualidade do produto e a região geográfica identificada

As características do feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») prendem-se com as propriedades edafoclimáticas da zona geográfica e com o material vegetal adaptado ao meio.

O feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») apresenta adaptação excelente ao clima continental da região e ao seu contexto edafológico, os quais são propícios à sua cultura. A composição média ligeiramente ácida dos solos com boa drenagem, associada a Invernos húmidos relativamente amenos e a Verões frescos, influenciam grandemente a qualidade do produto e dão origem a semente brilhante, de tegumento fino e polpa tenra. Tais circunstâncias conferem ao feijão elevada capacidade de absorção de água, baixo teor de cinzas e melhores características organolépticas, como o sabor especialmente doce e a boa capacidade de cozedura.

Além disso, o ambiente natural especial e único, caracterizado por massas montanhosas que protegem a planície de Feneos de ventos fortes e pela presença do lago artificial de Docsa, rodeado pela extensão florestal de abetos e pinheiros, que se estende até ao lago, propiciam as condições ideais e distinguem o produto local de feijão idêntico de outras regiões.

As práticas locais de cultivo dos agricultores, antigas de mais de um século, aliadas às vantagens edafoclimáticas e ambientais da região, contribuem para as características peculiares do produto. As técnicas de cultivo dos produtores de feijão são as mesmas que utilizavam os seus antepassados, pois a maior parte dos trabalhos, como o maneio, a colheita, a escolha e a embalagem continuam ainda hoje a ser feitos à mão, obtendo-se assim um produto com bom aspecto, forma homogénea e isento de corpos estranhos ou grãos partidos. A minimização do recurso a pesticidas e fertilizantes químicos, que diminuem a qualidade do produto, bem como a severa selecção da semente para produção própria e conservação da pureza da população local do feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») resultam num produto de qualidade superior.

A relação estreita entre o produto local e a área geográfica identificada, bem como o seu cultivo bem enraizado no planalto de Feneos, são comprovados pelas tentativas repetidas de o cultivar em regiões vizinhas de produção de feijão. No entanto, tais tentativas não são bem sucedidas, porque o comportamento do produto no que respeita à qualidade da semente (sobretudo ao aspecto, à pele delgada e ao sabor) é muito inferior ao do cultivado na área geográfica identificada.

Descrição da relação entre a qualidade do produto e a região geográfica identificada

Há referências em dois livros do Professor Vassileios Sarlis, intitulados «Miscelânea Etnográfica do Município de Feneos, Coríntia» e «Registo 1960-2000», que apresentam elementos comprovativos da importância da cultura do feijão para a região e da reputação de ser de todos o mais saboroso. Segundo a tradição mitológica, as leguminosas foram oferecidas pela deusa Demeter aos feneenses, por a terem recebido na sua terra quando ela procurava a sua filha Perséfone, raptada por Plutão, que queria casar com ela, e a levara para o reino das trevas passando pelas cavidades do lago de Feneos. Foi assim que os feneenses foram os primeiros a utilizar as leguminosas como alimento, e talvez seja por isso que o feijão feneense tem a fama de ser o mais saboroso. O feijão é a leguminosa de maior consumo, seguida da lentilha e do grão-de-bico.

A cultura do feijão instalou-se nos terrenos da região a partir de finais do século XIX, com a drenagem do lago de Feneos. A reputação do produto e a sua relação estreita com a região de Feneos é demonstrada pelas seguintes referências:

Documento do Julgado de Paz de Feneos, datado de 25 de Março de 1910, com referência à indemnização a um produtor de feijão por um criador de gado, por danos causados pelos animais à cultura em causa.

Trabalho de investigação do Dr. Panos Dimitriou sobre a cultura intensiva de «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») nesta região, na década de 50.

A importância e proliferação da cultura na região a partir de 1980 é celebrada anualmente em Outubro [período da colheita do feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou»)], na aldeia de Stenó de Feneos, a festa da sopa de feijão, que granjeou interesse turístico consagrado no jornal «Eleftheros Typos»

Dados do Serviço Nacional de Estatística da Grécia que documentam o cultivo ininterrupto do feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») entre 1993 e 2003.

Resultados de inspecções da Direcção Regional da Agricultura de Coríntia, no âmbito dos programas de indemnizações compensatórias e de pagamento único, que atestam a cultura tradicional de longa data do feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») nesta região e a qualidade excepcional do produto.

Referência de visitante da região que associa a planície de Feneos e o saborosíssimo feijão «Vanilies» aos anos da sua infância.

Referência em caderno do jornal «Kathimerini», de 24 de Outubro de 2006 e de 17 de Novembro de 2007, ao famoso feijão de Feneos.

Em caderno do jornal «Ta Nea», de 16 de Fevereiro de 2007, e do jornal «Eleftheros Typos», de 4 de Outubro de 2008, há referências à famosa fassolada (prato à base de feijão, mais parecido com sopa do que com feijoada) confeccionada com feijão de Feneos.

Na emissão televisiva «Boukia kai Synxorio», de Ilias Mamalakis, foi apresentada a receita de «Boulia (Polisporoi) Feneos», de que o feijão «branco»«Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») é um dos ingredientes principais.

Referência ao feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou») em duas emissões da televisão estatal «Menoume Ellada», em Outubro de 2006 e 2007, e no canal da ΕΤ3, em Fevereiro de 2009.

A boa reputação do feijão junto do consumidor reflecte-se no produtor, pois o feijão atinge um preço que pode ser até 75 % superior ao daquele que não possui denominação protegida.

Em síntese, os dados históricos e bibliográficos, as referências em jornais locais ou de grande circulação, as emissões nos meios de comunicação social e na Internet, sobretudo associadas à gastronomia e ao turismo, na Wikipédia, etc., confirmam a reputação do feijão «Φασόλια Βανίλιες Φενεού» («Fasolia Vanilies Feneou»), a qual se deve às suas características especiais de qualidade.

Referência à publicação do caderno de especificações:

[Artigo 5.o, n.o 7, do Regulamento (CE) n.o 510/2006]

http://www.minagric.gr/greek/data/PROD_FASOLIA_VANILIES_FENEOU.pdf


(1)  JO L 93 de 31.3.2006, p. 12.


Top