Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Política de coesão: diálogo com as coletividades territoriais

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.

Política de coesão: diálogo com as coletividades territoriais

 

SÍNTESE DE:

Comunicação [COM(2003) 811 final] — Diálogo com as associações de coletividades territoriais sobre a elaboração das políticas da UE

PARA QUE SERVE ESTA COMUNICAÇÃO?

  • A comunicação aqui apresentada visa formalizar um diálogo sistemático* entre a Comissão Europeia e as coletividades territoriais na elaboração de novas políticas da União Europeia (UE).
  • Este diálogo salienta a importância e o estatuto das coletividades territoriais na UE.

PONTOS-CHAVE

Esta comunicação:

Desenvolvimentos ulteriores

  • Em 2012, o CR e a Comissão Europeia assinaram um novo acordo de cooperação (protocolo) que promovia um diálogo territorial, através do Comité das Regiões, com as coletividades territoriais como forma de reforçar a sua participação no processo de elaboração de políticas da UE.
  • O protocolo reconhece o benefício das redes e das plataformas do CR enquanto ponto de acesso às coletividades territoriais. Permitem que a Comissão alargue a sua análise dos aspetos locais e regionais nas avaliações de impacto, sempre que necessário.
  • Em 2015, a Comissão publicou a sua agenda para legislar melhor*. Esta sustenta a sua abordagem para uma consulta aberta, transparente e melhor sobre a legislação nova e existente através de grupos de peritos, da plataforma REFIT* e do Comité de Controlo da Regulamentação que supervisiona as avaliações de impacto. O CR é agora representado na plataforma REFIT.

CONTEXTO

* PRINCIPAIS TERMOS

Diálogo sistemático: um processo destinado a garantir que o contributo das coletividades territoriais possa ser assegurado ao longo de todo o processo de desenvolvimento de políticas.

Legislar melhor: assegurar que as medidas se baseiam em dados concretos, são bem concebidas e oferecem benefícios palpáveis e sustentáveis aos cidadãos, às empresas e à sociedade.

Plataforma REFIT: uma iniciativa da Comissão que visa tornar o direito da UE mais simples e reduzir os custos regulamentares, resultando num conjunto claro, estável e previsível de regras de apoio ao crescimento e ao emprego.

PRINCIPAL DOCUMENTO

Comunicação da Comissão — Diálogo com as associações de coletividades territoriais sobre a elaboração das políticas da União Europeia [COM(2003) 811 final de 19 de dezembro de 2003]

DOCUMENTOS RELACIONADOS

Regulamento Delegado (UE) n.o 240/2014 da Comissão, de 7 de janeiro de 2014, relativo ao código de conduta europeu sobre parcerias no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (JO L 74 de 14.3.2014, p. 1-7)

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões — Legislar melhor para obter melhores resultados — agenda da UE [COM(2015) 215 final de 19 de maio de 2015]

última atualização 25.10.2016

Top