This document is an excerpt from the EUR-Lex website
Document 91999E001731
WRITTEN QUESTION E-1731/99 by W.G. van Velzen (PPE-DE) to the Council. Imprisoned Moldovan Parliamentarian Ilie Ilascu.
PERGUNTA ESCRITA E-1731/99 apresentada por W.G. van Velzen (PPE-DE) ao Conselho. Detenção do deputado moldávio Ilie Ilascu.
PERGUNTA ESCRITA E-1731/99 apresentada por W.G. van Velzen (PPE-DE) ao Conselho. Detenção do deputado moldávio Ilie Ilascu.
JO C 170E de 20.6.2000, pp. 84–85
(ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)
PERGUNTA ESCRITA E-1731/99 apresentada por W.G. van Velzen (PPE-DE) ao Conselho. Detenção do deputado moldávio Ilie Ilascu.
Jornal Oficial nº 170 E de 20/06/2000 p. 0084 - 0085
PERGUNTA ESCRITA E-1731/99 apresentada por W.G. van Velzen (PPE-DE) ao Conselho (30 de Setembro de 1999) Objecto: Detenção do deputado moldávio Ilie Ilascu O deputado moldávio Ilie Ilascu encontra-se detido sem julgamento numa prisão situada na província separatista moldávia de Transdniestre. A autodenominada República Soviética de Transdniestre, com o apoio do 14o Exército Russo, tem prendido dirigentes de etnia não russa, entre os quais o eminente deputado Ilascu. Poderão os Ministros dos Negócios Estrangeiros abordar esta questão na próxima reunião do Conselho de Cooperação UE-Rússia, comunicando seguidamente ao Parlamento os resultados desta iniciativa? Resposta (2 de Dezembro de 1999) O Conselho está a acompanhar de perto a situação dos direitos humanos em Transdniestre, em particular o caso do deputado moldávio Ilie Ilascu. Durante a sua visita a Tiraspol, em 15 de Outubro de 1999, a tróica de altos funcionários da UE evocou o problema de Ilascu junto das autoridades de Transdniestre. A questão mais vasta de Transdniestre foi abordada na recente tróica ministerial com a Rússia, que teve lugar em Moscovo, em 7 de Outubro, mas não consta da agenda que foi acordada entre a UE e a Rússia para a próxima cimeira. O Conselho não deixará, sempre que a ocasião se proporcione, de exercer pressão para que Ilie Ilascu volte rapidamente a ser julgado e manterá o Parlamento Europeu devidamente informado.