This document is an excerpt from the EUR-Lex website
European Union Training Mission in Somalia (EUTM Somalia)
Missão de Formação da União Europeia na Somália (EUTM Somália)
Missão de Formação da União Europeia na Somália (EUTM Somália)
A decisão lança a Missão de Formação da União Europeia (UE) na Somália (EUTM Somália), com o objetivo de reforçar as instituições de defesa federal da Somália, prestando formação, enquadramento e aconselhamento, bem como coordenação com outros parceiros internacionais. Centra-se no aumento das competências, eficácia, credibilidade e responsabilidade do setor da defesa da Somália, a fim de que as autoridades da Somália possam assumir progressivamente as responsabilidades em matéria de segurança.
Missão
A decisão lançou a EUTM Somália, que foi concebida com o objetivo de contribuir para a criação e o reforço das Forças Armadas Nacionais da Somália (FANS) sob tutela do governo da Somália, em consonância com as prioridades e necessidades da Somália, e de apoiar a execução do Plano de Transição da Somália para a transferência das responsabilidades em matéria de segurança para as autoridades somalis.
A missão, com a redação que lhe foi dada e prorrogada nos anos subsequentes — mais recentemente em 2022 — implica um mandato e um conjunto de objetivos que consistem em:
Atualmente, o principal foco da iniciativa consiste em:
A execução destas atividades está subordinada às condições de segurança na Somália e às orientações políticas do CPS.
Comandante da UE e Quartel-General da missão
Controlo político e direção estratégica
Direção militar
O CMUE assegura a supervisão da missão militar e recebe relatórios do Comandante da Força de Missão da UE, cujo primeiro ponto de contacto é o Presidente do CMUE.
A missão militar da UE funciona em estreita cooperação com outros intervenientes internacionais na região, em particular as Nações Unidas e a Missão da União Africana na Somália (AMISOM), em consonância com as exigências acordadas do governo da Somália.
Países não pertencentes à UE
Os países não pertencentes à UE podem ser convidados a participar na missão. Os países que contribuem significativamente para o setor militar terão os mesmos direitos e obrigações em termos de gestão corrente da missão que os Estados-Membros que participam na missão.
A decisão de lançamento da missão entrou em vigor em 5 de fevereiro de 2010. A missão deverá terminar em 31 de dezembro de 2024.
Para mais informações, consultar:
Decisão 2010/96/PESC do Conselho, de 15 de fevereiro de 2010, relativa a uma missão militar da União Europeia que tem em vista contribuir para a formação das Forças de Segurança da Somália (JO L 44 de 19.2.2010, p. 16-19).
As sucessivas alterações da Decisão 2010/96/PESC foram integradas no texto de base. A versão consolidada tem apenas valor documental.
última atualização 25.05.2023