EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 91999E000121

PERGUNTA ESCRITA n. 121/99 do Deputado Patricia McKENNA Bekämpning av problemet med avfallshantering

JO C 341 de 29.11.1999, p. 55 (ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)

European Parliament's website

91999E0121

PERGUNTA ESCRITA n. 121/99 do Deputado Patricia McKENNA Bekämpning av problemet med avfallshantering

Jornal Oficial nº C 341 de 29/11/1999 p. 0055


PERGUNTA ESCRITA E-0121/99

apresentada por Patricia McKenna (V) à Comissão

(2 de Fevereiro de 1999)

Objecto: Combate ao problema da eliminação de resíduos

Estará a Comissão ciente da necessidade e urgência de se tomarem medidas no seio da União Europeia para combater o crescente problema da eliminação de resíduos?

Por que motivo não apresentou ainda a Comissão uma proposta de directiva relativa a esta questão, especialmente no que respeita à compostagem, à biometanização, aos resíduos eléctricos e electrónicos e ao PVC?

Não considera a Comissão que se deveriam aplicar o mais amplamente possível os princípios da "precaução", do "poluidor-pagador" e da "acção preventiva", previstos na artigo 130o-R do Tratado que institui a Comunidade Europeia?

Resposta da Comissária R. Bjerregaard em nome da Comissão

(25 de Março de 1999)

A Comissão concorda com a Senhora Deputada no sentido de que a prevenção da produção de resíduos é de suprema importância em qualquer sistema de gestão de resíduos, bem como na legislação relativa a resíduos. A Comissão procura promover o princípio da responsabilização do produtor em questões relacionadas com a gestão de resíduos, o que pode ser considerado uma via concreta de apoio ao princípio do poluidor-pagador.

A Comissão está a apreciar uma iniciativa relativa à compostagem como seguimento lógico do debate comunitário em matéria de aterros, visando a proposta de directiva(1) reduzir significativamente ao longo dos próximos anos a deposição de resíduos municipais biodegradáveis em aterros. Tais resíduos podem ser mais utilmente canalizados para a compostagem ou para a biometanização.

Na sua proposta de directiva do Conselho relativa a veículos em fim de vida útil(2), a Comissão anunciou que iria abordar na generalidade a questão do cloreto de polivinilo (PVC), estando já em curso um estudo de análise.

O programa da Comissão para 1998 anunciou uma proposta de directiva relativa aos resíduos eléctricos e electrónicos. Os trabalhos neste sentido sofreram um ligeiro atraso.

(1) COM(98) 189 final.

(2) JO C 337 de 7.1.1997.

Top