Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52022XC1212(01)

Publicação de uma comunicação relativa à aprovação de uma alteração normalizada de um caderno de especificações de uma denominação do setor vitivinícola a que se refere o artigo 17.o, n.os 2 e 3, do Regulamento Delegado (UE) 2019/33 da Comissão 2022/C 471/11

PUB/2022/1260

JO C 471 de 12.12.2022, pp. 17–25 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, GA, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

12.12.2022   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 471/17


Publicação de uma comunicação relativa à aprovação de uma alteração normalizada de um caderno de especificações de uma denominação do setor vitivinícola a que se refere o artigo 17.o, n.os 2 e 3, do Regulamento Delegado (UE) 2019/33 da Comissão

(2022/C 471/11)

A presente comunicação é publicada nos termos do artigo 17.o, n.o 5, do Regulamento Delegado (UE) 2019/33 da Comissão (1)

COMUNICAÇÃO RELATIVA À APROVAÇÃO DE UMA ALTERAÇÃO NORMALIZADA

«Colinele Dobrogei»

PGI-RO-A0612-AM03

Data da comunicação: 28.9.2022

DESCRIÇÃO E MOTIVOS DA ALTERAÇÃO APROVADA

1.   Alteração da área geográfica de produção – inclusão de novas localidades

Solicita-se que a área delimitada para a produção de vinhos da IGP «Colinele Dobrogei» passe a incluir a localidade de Baia, pertencente ao município de Baia, situada no departamento de Tulcea.

O município de Baia situa-se a sudeste do distrito de Tulcea; confina com o território administrativo do município de Stejaru, a sudeste do município de Beidaud, a leste do município de Ceamurlia de Jos e a sul do distrito de Constanța. A localidade de Baia situa-se a 57 km de Tulcea, capital do distrito, e a 20 km de Babadag, que faz parte da zona produção demarcada da IGP.

A comuna/localidade de Baia beneficia de condições edafoclimáticas semelhantes às da área da IGP «Colinele Dobrogei», por se localizar na unidade territorial administrativa, perto das localidades abrangidas pela indicação geográfica onde os vinhos de qualidade são atualmente produzidos.

As condições climáticas do município de Baia – insolação copiosa e energia radiante necessária para a síntese das substâncias orgânicas – propiciam uma elevada concentração de açúcares nas uvas e, por consequência, nos mostos. Produzem-se, assim, vinhos tranquilos, encorpados e untuosos, embora frescos, de cor amarelo-palha e amarelo com reflexos esverdeados, aromas florais (sabugueiro, acácia) e frutados (frutos exóticos). Os aromas complexos e características organoléticas assemelham-se às dos vinhos tranquilos com a indicação geográfica «Colinele Dobrogei».

O capítulo III do caderno de especificações e o ponto 6 do documento único foram alterados em conformidade.

2.   Adoção de novas práticas tecnológicas na produção de certos tipos de vinho

O caderno de especificações inclui condições inerentes às técnicas (processos) de vinificação de vinhos brancos a partir de uvas tintas, à produção de vinhos rosés tranquilos a partir de uvas brancas e de vinhos laranja tranquilos a partir de uvas brancas (maceração pelicular dos mostos de uvas brancas).

As novas tendências de consumo e a preferência por rosés que exploram técnicas diferentes têm suscitado o interesse por este tipo de vinho tranquilo.

O capítulo X do caderno de especificações e o ponto 5.1 do documento único foram alterados em conformidade.

3.   Introdução de novas castas de uva de vinho como castas principais na produção

Introduzem-se novas castas de uva de vinho no caderno de especificações, a saber: crâmpoșie-selecționată, busuioacă-de-bohotin e băbească-gri.

Crâmpoșie-selecționată – variedade romena cultivada na região de Dobrogea.

A área da IGP «Colinele Dobrogei» presta-se ao cultivo de uvas para colheita tardia. As uvas de casca grossa da casta crâmpoșie-selecționată atingem a maturação plena, produzindo vinhos frutados e equilibrados, frescos no nariz e no palato, com notas frutadas (pera, maçã verde), por vezes, florais, sabor persistente, notas cítricas e mineralidade. Pode apresentar cor amarela com um brilho cristalino e ligeiros reflexos esverdeados.

As uvas da casta busuioacă-de-bohotin tendem a acumular grandes quantidades de açúcares favoráveis à evolução qualitativa dos aromas próprios da variedade busuioacă. Os vinhos são cristalinos, com tonalidades de rosa; apresentam aromas de morango e frutos silvestres, sabor frutado intenso e acidez média.

Băbească-gri – casta romena que dá origem a vinhos com notas de flores frescas e frutos de verão, maçãs verdes, leves aromas de mel de acácia e favo de mel. Após uma curta maceração das uvas, os vinhos podem apresentar tonalidades amarelas, esverdeadas ou rosadas.

Os capítulos IV, V, VI, XI do caderno de especificações e os pontos 4 e 7 do documento único foram alterados em conformidade.

DOCUMENTO ÚNICO

1.   Nome(s)

Colinele Dobrogei

2.   Tipo de indicação geográfica

IGP – Indicação Geográfica Protegida

3.   Categorias de produtos vitivinícolas

1.

Vinho

4.   Descrição do(s) vinho(s)

1.   Vinhos brancos e rosés

DESCRIÇÃO SUCINTA

Vinhos brancos e rosés

Cor: amarelo-esverdeado, por vezes amarelo-dourado, amarelo-palha, salmão claro/rosa médio. Nariz e boca: aroma de feno acabado de cortar, flores de acácia, bouquet de notas de amêndoas doces; boa acumulação de açúcares, caráter redondo, notas de pêssego, alperce e manga; na boca, equilibrado sem corpo marcado; no nariz, notas de flores do prado, mel, tosta, rosas, um gosto ligeiramente acidulado nas variedades aromáticas, notas de favos de mel nos vinhos envelhecidos (nas castas aromáticas).

Características analíticas gerais

Título alcoométrico total máximo (% vol.)

15,00

Título alcoométrico adquirido mínimo (% vol.)

10,00

Acidez total mínima

3,5 gramas por litro, expressa em ácido tartárico

Acidez volátil máxima (miliequivalentes por litro)

18

Teor máximo total de dióxido de enxofre (miligramas por litro)

200

2.   Vinhos tintos

DESCRIÇÃO SUCINTA

Vinhos tintos

Cor intensa: vermelho-rubi, vermelho-granada, vermelho-púrpura, vermelho-escuro. Nariz e boca: desenvolvem aromas frescos de frutos silvestres, notas de ameixa, aromas de framboesa fresca, groselha-vermelha, arando, ginja, cravinho, amoras e mirtilos. São vinhos aveludados e untuosos, com corpo e tanicidade, um bouquet rico em mirtilos e cravinho ou notas de pimenta/especiarias, bem como de baunilha. Após um curto período de envelhecimento, desenvolvem notas de cereja-negra e uma excelente acidez, prestando-se ao envelhecimento em barrica de carvalho.

Características analíticas gerais

Título alcoométrico total máximo (% vol.)

15,00

Título alcoométrico adquirido mínimo (% vol.)

10,00

Acidez total mínima

3,5 gramas por litro, expressa em ácido tartárico

Acidez volátil máxima (miliequivalentes por litro)

20

Teor máximo total de dióxido de enxofre (miligramas por litro)

150

5.   Práticas vitivinícolas

5.1.    Práticas enológicas específicas

1.

Produção fora da zona demarcada

Restrições aplicáveis à elaboração dos vinhos

Os vinhos IGP «Colinele Dobrogei» podem também ser produzidos na área de proximidade imediata, na mesma circunscrição administrativa, numa circunscrição administrativa vizinha ou em zonas vizinhas com indicações geográficas. A produção é autorizada, contanto que o Instituto Nacional da Vinha e do Vinho (ONVPV) seja notificado com 48 horas de antecedência.

2.

Práticas de produção

Prática enológica específica

É permitido o corte, que deve ser realizado em conformidade com a legislação em vigor.

3.

Prática enológica

Prática enológica específica

Os vinhos rosados podem igualmente produzir-se a partir das castas destinadas aos vinhos tintos, por maceração curta, e preservando as características da casta ou castas utilizadas.

4.

Prática enológica

Prática enológica específica

Produção de vinhos brancos a partir de uvas tintas

Muitos produtores pretendem introduzir técnicas que permitam explorar o potencial aromático das castas e produzir vinho branco a partir de uvas tintas – o chamado «blanc de noirs». A técnica de vinificação de bica aberta das uvas tintas explora o potencial das castas de uva, que se traduz em vinhos ligeiramente robustos, com um leve sabor vegetal, dominado por aromas discretos de amoras-silvestres, tília, pomelo e ameixas-amarelas. A acidez intensifica a frescura.

Vinho rosado tranquilo produzido a partir de uvas brancas – as uvas das castas pinot-gris, băbească-gri ou traminer-roz são uvas tintas com tonalidades de violeta, cinzento-púrpura, azul (cinzento nas castas pinot-gris e băbească-gri) e rosa – as uvas da casta traminer-roz são de um rosa-nacarado e rosa-cinzento. A tonalidade dos vinhos tranquilos pode ir do branco-amarelado e amarelo-palha ao palhete. O vinicultor pode optar pela produção de vinhos tranquilos brancos e rosés, obtidos por maceração.

Vinho laranja tranquilo produzido a partir de uvas brancas

Estes vinhos são produzidos por maceração pelicular dos mostos de uvas brancas, o tempo de maceração depende da intensidade de cor desejada pelo vinificador para o vinho acabado. O vinho apresenta cor laranja/amarelo-âmbar, estrutura complexa, um bouquet aromático de flores de tília, mel, casca de laranja e frutos secos. Sabor rico e pleno, com uma componente ácida muito sensível, acentuada por uma intensa mineralidade.

5.2.    Rendimentos máximos

1.

Petit-verdot, sangiovese

14 000 quilogramas de uvas por hectare

2.

Viognier

14 500 quilogramas de uvas por hectare

3.

Negru-de-drăgășani, crâmpoșie-selecționată, băbească-gri

15 000 quilogramas de uvas por hectare

4.

Cabernet-sauvignon, malbec, mourvèdre

15 400 quilogramas de uvas por hectare

5.

Busuioacă-de-bohotin

16 000 quilogramas de uvas por hectare

6.

Chardonnay, pinot-gris

16 300 quilogramas de uvas por hectare

7.

Sémillon

16 600 quilogramas de uvas por hectare

8.

Muscat-ottonel, pinot-noir, syrah, burgund-mare, băbească--neagră

17 100 quilogramas de uvas por hectare

9.

Sauvignon, riesling-italian, riesling-de-rhin, merlot, fetească-neagră, fetească-regală, fetească-albă, tămâioasă-românească

18 000 quilogramas de uvas por hectare

10.

Traminer-aromat, traminer-roz, crâmpoșie, columna, aligoté, iordană, aromat-de-iași, rkațiteli

18 000 quilogramas de uvas por hectare

11.

Saint-émilion, novac, mamaia, cristina, alicante-bouschet

18 000 quilogramas de uvas por hectare

12.

Petit-verdot, sangiovese

105 hectolitros por hectare

13.

Viognier

109 hectolitros por hectare

14.

Negru-de-drăgășani, crâmpoșie-selecționată, băbească-gri

112 hectolitros por hectare

15.

Cabernet-sauvignon, malbec, mourvèdre

115 hectolitros por hectare

16.

Busuioacă-de-bohotin

120 hectolitros por hectare

17.

Chardonnay, pinot-gris

122 hectolitros por hectare

18.

Semillion

124 hectolitros por hectare

19.

Muscat-ottonel, pinot-noir, syrah, burgund-mare, băbească-neagră

128 hectolitros por hectare

20.

Sauvignon, riesling-italian, riesling-de-rhin, merlot, fetească-neagră, fetească-regală, fetească-albă, tămâioasă-românească

135 hectolitros por hectare

21.

Traminer-roz, traminer-aromat, crâmpoșie, columna, aligoté, iordană, aromat-de-iași, rkațiteli

135 hectolitros por hectare

22.

Saint-émilion, novac, mamaia, cristina, alicante-bouschet

135 hectolitros por hectare

6.   Área geográfica delimitada

Distrito de Constanta:

– Cidade de Murfatlar – Murfatlar, Siminoc;

– Município de Valu lui Traian – localidade de Valu lui Traian;

– Município de Poarta Albă – localidades de Poarta Albă, Nazarcea;

– Cidade de Ovidiu – município de Ovidiu, localidade de Poiana;

– Município de Ciocârlia – localidade de Ciocârlia;

– Cidade de Medgidia – Medgidia, Remus Opreanu, Valea Dacilor;

– Município de Castelu – localidades de Castelu, Cuza, Nisipari;

– Município de Siliștea – localidade de Siliștea;

– Município de Tortoman – localidade de Tortoman;

– Município de Peștera – localidades de Peștera, Ivrinezu Mic;

– Município de Mircea Vodă – localidades de Mircea Vodă, Satu Nou, Țibrinu, Saligny, Stefan cel Mare, Gherghina;

– Município de Adamclisi – localidades de Adamclisi, Abrud, Hațeg, Urluia, Zorile;

– Cidade de Cernavodă – município de Cernavodă;

– Município de Seimeni – localidades de Seimeni, Seimenii Mici;

– Município de Rasova – localidades de Rasova, Cochirleni;

– Município de Mihai Viteazu – localidades de Mihai Viteazu, Sinoie;

– Município de Istria – localidades de Istria, Nuntași;

– Município de Cogealac – localidades de Cogealac, Tariverde, Fântânele;

– Cidade de Mangalia;

– Cidade de Hârșova;

– Município de Chirnogeni – localidade de Chirnogeni;

– Município de 23 de agosto – localidade de 23 August;

– Município de Horia – localidades de Horia, Tichilești;

– Município de Crucea; – Localidade de Crucea;

– Município de Topalu – localidade de Topalu;

– Município de Ciobanu – localidade de Ciobanu;

– Município de Gârliciu – localidade de Gârliciu;

– Município de Saraiu – localidade de Saraiu;

– Município de Cobadin – localidade de Viișoara;

Distrito de Tulcea:

– Cidade de Babadag;

– Município de Sarichioi – localidades d’Enisala, Visterna, Zebil, Sabangia;

– Município de Valea Nucarilor – localidades de Valea Nucarilor, Agighiol, Iazurile;

– Cidade de Tulcea;

– Município de Ostrov – localidades de Ostrov, Piatra;

– Município de Somova – localidades de Somova, Mineri, Parcheș;

– Município de Niculițel – localidade de Niculițel;

– Município de Izvoarele – localidades de Izvoarele, Alba;

– Município de Valea Teilor – localidade de Valea Teilor;

– Município de Frecăței – localidades de Telița, Poșta;

– Cidade de Isacea;

– Município de Luncavița – localidade de Luncavița;

– Município de Văcăreni – localidade de Văcăreni;

– Município de Jijila – localidade de Jijila;

– Cidade de Măcin;

– Município de Greci – localidade de Greci;

– Município de Cerna – localidade de Cerna;

– Município de Carcaliu – localidade de Carcaliu;

– Município de Baia – localidade de Baia;

7.   Castas de uva de vinho

Alicante-bouschet N – alicante-henri-bouschet

Aligoté B – plant-de-trois, plant-gris, vert-blanc e troyen-blanc

Aroma de Iași B

Burgund-mare N – grosser-burgunder, grossburgunder, blaufrankisch, kekfrankos, frankovka, limberger

Busuioacă-de-bohotin Rs – schwarzer-muscat, muscat-fioletovâi, muscat-violet-cyperus e tămâioasă-violetă

Băbească-gri G

Băbească-neagră N – grossmuttertraube, hexentraube, crăcana, rară neagră, căldărușă e serecsia

Cabernet-sauvignon N – petit-vidure e bourdeos-tinto

Chardonnay B – gentil-blanc e pinot-blanc-chardonnay

Columna B

Cristina N

Crâmpoșie B

Crâmpoșie-selecționată B

Fetească-albă B – păsărească-albă, poama-fetei, madchentraube, leanyka e leanka

Fetească-neagră N – schwarze-madchentraube, poama-fetei-neagră, păsărească-neagră e coada-rândunicii

Fetească-regală B – konigliche-madchentraube, konigsast, ktralyleanka, dănășană e galbenă-de-ardeal

Iordană B – iordovană, iordan

Malbec N – cotes-rouges, pied-de-perdrix, plant-d’arles

Mamaia N

Merlot N – bigney-rouge

Mourvedre N

Muscat-ottonel B – muscat-ottonel-blanc

Negru-de-drăgășani N

Novac N

Petit-verdot N

Pinot-gris G – affumé, grau-burgunder, grauburgunder, grauer-mönch, pinot-cendré, pinot-grigio e ruländer

Pinot-noir N – blauer-spätburgunder, burgund-mic, burgunder-roter e klävner-morillon-noir

Riesling-de-rhin B – weisser-riesling e white-riesling

Riesling-italian B – olasz-riesling, olaszriesling e welschriesling

Rkatiteli B – dedali-rkatiteli e korolioc-rkatiteli

Saint-emilion B – trebbiano-toscano e ugni-blanc

Sangiovese N – brunello-di-montalcino e morellino

Sauvignon B – sauvignon-verde

Syrah N – shiraz e petit-syrah

Sémillon B – semillon-blanc

Traminer-roz Rs – rosetraminer, savagnin-roz e gewürztraminer

Traminer-aromat-alb B

Tămâioasă-românească B – rumanische-weihrauchtraube e tamianka

Viognier B – petit-vionnier, viogne, galopine, vugava-bijela

8.   Descrição da(s) relação(ões)

8.1.    Informações sobre a área geográfica

Esta região corresponde ao território de Dobrogea, no sudeste da Roménia, delimitado pelo curso inferior do Danúbio (a oeste e a norte), o mar Negro (a leste) e a fronteira búlgara (a sul). Em termos de relevo, predomina o planalto, com substrato de loesse e condições bioedafoclimáticas específicas da estepe arborizada pôntica. Todos estes fatores proporcionam um meio ambiente favorável ao cultivo da vinha.

O substrato litológico da maioria dos vinhedos é constituído por loesse (3 a 40 m de espessura) e recobre parte das rochas duras e antigas (pré-paleozoicas, paleozoicas, mesozoicas e terciárias), in situ ou deslocadas.

O relevo é relativamente acidentado a norte de Dobrogea (montanhas com depressões escarpadas e altitude absoluta de 100 m a 467 m); a sul, é um planalto tabular (altitude inferior a 200-300 m). Estas duas regiões estão separadas pelo planalto erodido e acidentado (250 m a 350 m) de Dobrogea Centrale.

É a região mais pobre em precipitações (irregulares) e águas subterrâneas, com frequência mineralizadas. Para fazer face a estas condições, recorre-se ao represamento, à captação de águas e à irrigação.

O clima continental temperado é parcialmente matizado pela proximidade do Mar Negro, dos pântanos e do delta do Danúbio. A temperatura média anual é de aproximadamente 11 °C, com amplitudes térmicas superiores a 25 °C, em média, entre janeiro e julho, mas com amplitudes plurianuais de extremos absolutossuperior a 75 °C; a quantidade média de precipitação é frequentemente inferior a 400 mm/ano. Os recursos heliotérmicos favoráveis, entre os mais elevados do país (energia radiante superior a 120-125 Kcal/cm2, com mais de 2 200 horas de sol e temperaturas diárias médias positivas de 4 000 – 4 200 °C/ano) asseguram a maturação e a sobrematuração das uvas.

Os solos zonais predominam nas zonas vitícolas: molissolos de estepe (castanozemes e chernozemes) e estepe arborizada (chernozemes calcicos e, mais raramente, argilo-diluviais, rendzinas e solos cinzentos), na sua maioria formados sobre substrato de loesse.

8.2.    Descrição do produto

Os vinhos abrangidos pela IGP «Colinele Dobrogei» podem ser brancos, tintos ou rosés.

Os vinhos brancos/rosés têm um aspeto límpido; a cor vai do amarelo-esverdeado, por vezes amarelo-dourado, ao salmão-claro ou rosa médio. No palato, são aveludados.

Nariz e boca: predominam os aromas florais. São vinhos redondos, com boa acumulação de açúcares, apresentam notas de mel, rosa e citrinos, próprias das castas aromáticas. Os vinhos envelhecidos podem apresentar aromas de favos de mel, se produzidos a partir de castas aromáticas.

Os vinhos tintos são aveludados no palato, apresentam cor vermelho-rubi, vermelho-granada, vermelho-púrpura ou vermelho-escuro.

Nariz e boca: aromas frescos de frutos silvestres maduros, ameixa, framboesas frescas, groselha-vermelha, arando, amoras e mirtilos. São vinhos aveludados e untuosos, com corpo e tanicidade e um bouquet rico em mirtilos e cravinho. Após um curto período de envelhecimento, apresentam notas de pimenta e aroma de baunilha. Prestam-se ao envelhecimento em barrica de carvalho.

8.3.    Interação causal

A especificidade dos vinhos da IGP «Colinele Dobrogei» provém das características dos mostos a partir dos quais são produzidos. As castas beneficiam de longos períodos de insolação, de temperaturas elevadas e de baixas precipitações. Tudo isto contribui para a boa maturação das uvas e, consequentemente, para a riqueza em açúcares dos mostos. A influência do mar, que atua como regulador térmico, faz-se sentir na região, sendo particularmente benéfica no outono. Também o Danúbio exerce a sua influência em Cernavodă, sobretudo nas vinhas circundantes. O solo, rico em carbonato de cálcio, é um fator importante para a qualidade do vinho, que está estreitamente ligada à proximidade dos lagos Razim e Sinoe e aos solos propícios à viticultura. Os vinhos são equilibrados em termos de álcool e acidez e apresentam características organoléticas bem definidas (flores/frutos silvestres, especiarias).

9.   Outras condições essenciais (acondicionamento, rotulagem, outros requisitos)

Condições aplicáveis ao produto acabado

Quadro jurídico:

Legislação nacional

Tipo de condição adicional:

Derrogação da produção na área geográfica delimitada

Descrição da condição:

O acondicionamento e engarrafamento dos vinhos pode realizar-se fora da área de produção, contanto que as autoridades competentes sejam notificadas.

Pode ainda efetuar-se na mesma circunscrição administrativa, numa circunscrição administrativa vizinha ou na zona de indicação geográfica vizinha.

O produtor, o local de engarrafamento e o engarrafador figuram, conforme o caso, obrigatoriamente no rótulo.

As disposições comerciais da UE e do mercado de exportação permitem, para efeitos de engarrafamento, a comercialização a granel de vinhos abrangidos pela IGP «Colinele Dobrogei».

As remessas de vinho a granel devem ser comunicadas à autoridade pelos serviços de inspeção local. Fazem-se acompanhar dos documentos de circulação e certificação da indicação geográfica protegida, que comprova o direito a comercializar o vinho.

Hiperligação para o caderno de especificações

https://www.onvpv.ro/sites/default/files/caiet_de_sarcini_ig_colinele_dobrogei_modif_cf_cerere_3_2021_modif_anterioare_cerere_989_18.05.2022_no_track_changes_0.pdf


(1)  JO L 9 de 11.1.2019, p. 2.


Top