Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document C2020/374A/02

    Adenda ao anúncio de concurso geral EPSO/AD/374/19 — Administradores (AD 7) nos seguintes domínios: 1. Direito da concorrência; 2. Direito financeiro; 3. Direito da União Económica e Monetária; 4. Disposições financeiras aplicáveis ao orçamento da UE; 5. Proteção das moedas de euro contra a falsificação (JO C 191 A de 6.6.2019)

    PUB/2020/864

    JO C 374A de 5.11.2020, p. 3–4 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, GA, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

    5.11.2020   

    PT

    Jornal Oficial da União Europeia

    CA 374/3


    Adenda ao anúncio de concurso geral EPSO/AD/374/19 — Administradores (AD 7) nos seguintes domínios: 1. Direito da concorrência; 2. Direito financeiro; 3. Direito da União Económica e Monetária; 4. Disposições financeiras aplicáveis ao orçamento da UE; 5. Proteção das moedas de euro contra a falsificação

    («Jornal Oficial da União Europeia» C 191 A de 6 de junho de 2019)

    (2020/C 374 A/02)

    1.   

    Devido ao surto de COVID-19, a partir de 6 de março de 2020 o EPSO teve de interromper e suspender todas as atividades do centro de avaliação nas suas instalações em Bruxelas e no Luxemburgo a fim de respeitar todas as medidas de precaução adequadas de acordo com as instruções e orientações fornecidas pelas instituições da UE e pelas autoridades nacionais. Isto também afetou a organização de testes por computador a realizar durante o dia de provas no centro de avaliação. O EPSO pretendia inicialmente reativar os centros de avaliação para um certo número de concursos a partir de meados de setembro de 2020. No entanto, tendo em conta a atual situação da COVID-19, que levou as autoridades nacionais a introduzir medidas que proíbem grandes concentrações de pessoas e limitam as viagens por razões de saúde pública, não será possível organizar testes com presença física nas instalações do EPSO num futuro próximo. Como os testes de escolha múltipla foram previstos para o centro de avaliação, o EPSO teve de encontrar meios alternativos para a sua realização. Por conseguinte, estes testes terão agora lugar num dos centros de testes acreditados pelo EPSO.

    2.   

    Para concluir os concursos gerais num prazo razoável, o EPSO organizará testes em linha (à distância) para as provas do centro de avaliação. Os testes em linha permitirão aos candidatos realizá-los em casa, no escritório, etc., sem necessidade de se deslocarem a um centro de testes do EPSO. Estes testes passarão portanto a realizar-se através de videoconferência em linha. Todos os pormenores técnicos serão fornecidos em tempo útil, incluindo instruções sobre a forma de experimentar a ligação antes do dia dos testes. Os convites para a realização das provas serão publicados nas contas EPSO dos candidatos. Os candidatos devem verificar a sua conta EPSO pelo menos duas vezes por semana.

    3.   

    Alguns candidatos já realizaram presencialmente as provas do centro de avaliação antes de 6 de março de 2020.

    Os resultados desses testes continuarão a ser válidos, à exceção do exercício de grupo, que será substituído por outro teste: uma entrevista situacional baseada nas competências.

    Os candidatos que não tenham realizado as suas provas presencialmente num centro de avaliação antes de 6 de março de 2020, e cujos testes já não podem atualmente ser realizados presencialmente, deverão realizar à distância todos os testes do centro de avaliação durante um ou vários dias.

    4.   

    Para garantir a igualdade de tratamento, todos os candidatos devem efetuar os mesmos testes. O exercício de grupo não pode ser realizado remotamente de forma satisfatória. Caso surjam problemas técnicos, a dinâmica do grupo poderá ser prejudicada e os candidatos participantes afetados negativamente. Por conseguinte, todos os candidatos (incluindo os que já participaram no exercício do grupo) terão de realizar uma entrevista situacional baseada nas competências, que será organizada à distância através de videoconferência em linha e terá uma duração de 30 a 40 minutos.

    A entrevista situacional baseada nas competências testará várias competências gerais (análise e resolução de problemas, aprendizagem e desenvolvimento pessoal, estabelecimento de prioridades e capacidade de organização, resiliência, trabalhar com outros e liderança), sendo perguntado aos candidatos como reagiriam numa situação específica. Consiste numa reunião individual em linha com um entrevistador formado que fornece informações adicionais durante a entrevista, de acordo com um guião semiestruturado.

    Aproximadamente duas a três semanas antes do período previsto para a entrevista situacional, os candidatos receberão um exercício, com instruções escritas e informações gerais, para os ajudar a preparar-se. No exercício, os candidatos são convidados a substituir um colega e a assumir a responsabilidade por várias tarefas e situações a discutir durante a entrevista. Serão também incluídas situações adicionais, não baseadas no exercício. Durante a entrevista, os candidatos são autorizados a consultar as instruções escritas e a informação de base.

    Os candidatos serão entrevistados por um membro do pessoal da UE. Dois membros do júri de seleção observam e avaliam o desempenho de cada candidato e classificam as competências abrangidas pelo teste. O entrevistador não participará na avaliação do candidato.

    5.   

    Os candidatos que ainda não tiverem efetuado os testes de escolha múltipla em computador deverão realizá-los nos centros de testes acreditados do EPSO. Os candidatos poderão escolher de entre um número elevado de centros de testes acreditados, tanto na Europa como a nível mundial. Serão tomadas todas as medidas sanitárias necessárias para a realização do teste nesses centros de testes. Os candidatos serão convocados individualmente para os testes através da sua conta EPSO.


    Top