EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 91998E004057

PERGUNTA ESCRITA n. 4057/98 do Deputado Anita POLLACK à Comissão. Relações UE-Ásia

JO C 207 de 21.7.1999, p. 163 (ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)

European Parliament's website

91998E4057

PERGUNTA ESCRITA n. 4057/98 do Deputado Anita POLLACK à Comissão. Relações UE-Ásia

Jornal Oficial nº C 207 de 21/07/1999 p. 0163


PERGUNTA ESCRITA E-4057/98

apresentada por Anita Pollack (PSE) à Comissão

(13 de Janeiro de 1999)

Objecto: Relações UE-Ásia

Na sua comunicação sobre a estratégia UE-Ásia, publicada em 1994, a Comissão adoptara, relativamente aos países da ASEAN, uma abordagem que assentava sobretudo no poder de compra desses países. Tendo em conta a crise económica na Ásia, não concorda a Comissão que seria oportuno reexaminar essa abordagem, visto o Sul da Ásia não ter sido tão afectado pela crise económica e se revestir, do ponto de vista demográfico, de uma importância cada vez maior para a UE?

Resposta dada pelo Comissário Manuel Marín em nome da Comissão

(12 de Fevereiro de 1999)

O documento estratégico da Comissão publicado em Julho de 1994, "Uma Nova Estratégia para a Ásia"(1), indicava as modificações no que se refere às relações entre a Comunidade e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e incentivava à formação de uma parceria entre iguais com a ASEAN.

Nesta base, a Comissão preparou em Julho de 1996 uma comunicação intitulada "Uma Nova Dinâmica nas Relações entre a União Europeia e a ASEAN"(2). Esta comunicação pode ser descrita como uma tentativa de dar um novo impulso às suas relações, dado não terem sido efectuados quaisquer progressos para a celebração de um acordo entre a Comunidade e a ASEAN. A Comissão insistiu na crescente importância política e económica do Sudeste Asiático e na necessidade de empenhamento num novo processo que origine uma parceria mais activa.

Em 24 de Abril de 1997, o Conselho adoptou um "pacote para a acção futura" com a ASEAN, incumbindo à Comissão negociá-lo com esta associação. Com base neste pacote, a Comissão preparou um programa de trabalho, que tem vindo a ser actualizado com a evolução da crise económica na Ásia, a fim de ter em conta a nova situação económica nos países da ASEAN. Tem sido conferida especial importância às acções que procuram resolver a crise.

O programa de trabalho será debatido e adoptado no próximo comité de cooperação misto Comunidade-ASEAN.

No que diz respeito à Ásia do Sul, a Comissão procurou reforçar as relações nesta parte do mundo. Em Junho de 1996 adoptou uma comunicação sobre o reforço da parceria entre a UE e a Índia, e está em vias de concluir novos acordos com o Bangladesh e o Paquistão. Não obstante certos atrasos resultantes de medidas no domínio da segurança, as relações económicas continuam a desenvolver-se, verificando-se um alargamento e aprofundamento da parceria. A Comissão está convicta de que a Ásia do Sul desempenha um papel cada vez mais importante no panorama mundial tanto a nível económico como político.

(1) COM(94) 314 final.

(2) COM(96) 314 final.

Top