Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 91998E000310

    PERGUNTA ESCRITA n. 310/98 do Deputado Magda AELVOET ao Conselho. Segurança na região dos Grandes Lagos de África

    JO C 196 de 22.6.1998, p. 124 (ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)

    European Parliament's website

    91998E0310

    PERGUNTA ESCRITA n. 310/98 do Deputado Magda AELVOET ao Conselho. Segurança na região dos Grandes Lagos de África

    Jornal Oficial nº C 196 de 22/06/1998 p. 0124


    PERGUNTA ESCRITA P-0310/98 apresentada por Magda Aelvoet (V) ao Conselho (9 de Fevereiro de 1998)

    Objecto: Segurança na região dos Grandes Lagos de África

    Tenciona o Conselho apoiar os esforços internacionais no sentido da reactivação da Comissão Internacional das Nações Unidas (Ruanda) e da prorrogação do seu mandato de investigação do fluxo de armas em direcção à região dos Grandes Lagos, tal como solicitado pelo Parlamento Europeu? Apoia o Conselho os apelos internacionais no sentido do destacamento de observadores militares das Nações Unidas ou da Organização da Unidade Africana em faixas de aterragem e pontos de passagem estrategicamente importantes na região dos Grandes Lagos?

    Resposta (30 de Abril de 1998)

    O Conselho muito prezaria a oportunidade de poder apoiar os esforços internacionais de reactivação da Comissão Internacional das Nações Unidas, cujo mandato foi objecto de uma proposta de alargamento e inclusão de uma referência ao Burundi apresentada pelos Estados Unidos, que também debateram já com representantes de países africanos na ONU os elementos a integrar num projecto de resolução do Conselho de Segurança, mas para o qual não foi ainda proposto qualquer texto.

    Do mesmo modo, também não foram apresentadas quaisquer propostas de destacamento de observadores das Nações Unidas ou da OUA em faixas de aterragem e pontos de passagem de fronteiras na região. Todavia, caso tais propostas venham a concretizar-se, serão objecto de criteriosa atenção por parte do Conselho.

    Top