Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52017XC0905(03)

    Publicação de um pedido de registo nos termos do artigo 17.°, n.° 6, do Regulamento (CE) n.° 110/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à definição, designação, apresentação, rotulagem e proteção das indicações geográficas das bebidas espirituosas e que revoga o Regulamento (CEE) n.° 1576/89 do Conselho

    JO C 294 de 5.9.2017, p. 15–16 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

    5.9.2017   

    PT

    Jornal Oficial da União Europeia

    C 294/15


    Publicação de um pedido de registo nos termos do artigo 17.o, n.o 6, do Regulamento (CE) n.o 110/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à definição, designação, apresentação, rotulagem e proteção das indicações geográficas das bebidas espirituosas e que revoga o Regulamento (CEE) n.o 1576/89 do Conselho

    (2017/C 294/09)

    A presente publicação confere o direito de objeção ao pedido de registo, nos termos do artigo 17.o, n.o 7, do Regulamento (CE) n.o 110/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho (1).

    PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES DA FICHA TÉCNICA

    «ГРОЗДОВА PАКИЯ ОТ ТЪРГОВИЩЕ»/«GROZDOVA RAKYA FROM TARGOVISHTE»

    N.o UE: PGI-BG-01864 — 7.1.2014

    1.   Indicação geográfica a registar

    «Гроздова pакия от Търговище»/«Grozdova rakya from Targovishte»

    2.   Categoria da bebida espirituosa

    Винена дестилатна спиртна напитка/Aguardente vínica

    3.   Descrição da bebida espirituosa

    3.1.   Características físicas, químicas e/ou organoléticas

    A aguardente vínica com indicação geográfica «Гроздова pакия от Търговище»/«Grozdova rakya from Targovishte» tem um tom amarelo pálido, um aroma agradável a baunilha e um sabor ameno e harmonioso. As suas características físico-químicas e organoléticas específicas devem-se à matéria-prima, à zona geográfica, ao método de produção e ao fator humano (boas práticas de fabrico), bem como à combinação entre tradição e tecnologia moderna.

    3.2.   Características específicas (relativamente a outras bebidas espirituosas da mesma categoria)

    A aguardente vínica com indicação geográfica «Гроздова pакия от Търговище»/«Grozdova rakya from Targovishte» é produzida segundo um método tradicional búlgaro e possui as seguintes propriedades físico-químicas:

    o teor alcoólico mínimo é de 40 % vol.;

    o teor de substâncias voláteis (incluindo álcoois superiores, acidez total, ésteres e aldeídos) é de 267 a 365 gramas por hectolitro de álcool a 100 % vol.;

    um teor máximo de metanol de 120 gramas por hectolitro de álcool a 100 % vol.

    A madeira com a qual se fabricam os barris utilizados para a maturação do destilado e a água mineral utilizada (após desmineralização) para diluir o destilado contribuem igualmente para o seu sabor particular.

    4.   Zona geográfica

    A aguardente vínica com indicação geográfica «Гроздова pакия от Търговище»/«Grozdova rakya from Targovishte» é produzida na província de Targovishte, situada na parte oriental da planície do Danúbio. As vinhas situam-se no município de Targovishte, em seis localidades pertencentes às aldeias de Kralevo, Dalgach, Ovcharovo, Pevets, Strazha e Ruets.

    5.   Método de obtenção da bebida espirituosa

    A aguardente vínica com indicação geográfica «Гроздова pакия от Търговище»/«Grozdova rakya from Targovishte» é produzida a partir das seguintes castas:

    vinho branco: Chardonnay, Rkatsiteli, Muscat Ottonel, Dimyat, Tamyanka, Traminer, Sauvignon Blanc, Aligoté, Riesling Italico;

    vinho tinto: Cabernet Sauvignon e Pamid.

    A produção inicia-se com a colheita. Antes de serem prensadas, as uvas são classificadas em função da casta, do seu aspeto geral e do seu teor em açúcar. A polpa resultante macera em cubas rotativas durante 4 a 12 horas. Em seguida, o mosto das uvas é depurado, sendo as partes límpidas transferidas para fermentação. A fermentação alcoólica decorre durante cerca de 20 dias, a temperaturas de 14 a 18 °С. O vinho final é transportado para uma destilação simples ou dupla numa coluna de destilação K-5 a menos de 65 % vol. de álcool. O regime de destilação K-5 é de conceção búlgara. A aguardente vínica obtida é armazenada em compartimentos separados em barris de carvalho para maturação e mistura («coupage»).

    6.   Relação com o ambiente geográfico ou com a origem geográfica

    6.1.   Elementos pertinentes relativos à zona geográfica ou à origem geográfica

    A zona geográfica é sobretudo montanhosa ou de relevo acidentado. A altitude média é de 200 a 520 m acima do nível do mar. O clima é temperado continental, ameno, com influências marítimas. Os outonos são quentes, secos e longos, o que favorece em grande medida a acumulação de açúcares nas uvas. A temperatura média anual na zona ronda 10,7 °C. Os níveis máximos da precipitação média anual ocorrem no final da primavera e no início do verão. Os solos da área são areno-limosos, tchernozioms, e solos florestais cinzentos.

    6.2.   Características específicas da bebida espirituosa imputáveis à zona geográfica

    A aguardente vínica com indicação geográfica «Гроздова pакия от Търговище»/«Grozdova rakya from Targovishte» é produzida na província de Targovishte, onde uma combinação favorável de topografia, solos e clima contribui para otimizar a maturação das uvas e permite o cultivo de uvas de qualidade. Muitas das qualidades específicas da bebida devem-se ao carvalho especial da espécie Quercus Frainetto (carvalho da Hungria) utilizado para o fabrico dos barris utilizados para a maturação do destilado. A água mineral desmineralizada da nascente de Boaza, 8 km a sudoeste da cidade de Targovishte, é utilizada para diluir o destilado. Uma mistura posterior contribui para um produto de qualidade com características organoléticas estáveis — um tom amarelo pálido, um aroma agradável a baunilha e um sabor ameno e harmonioso. As substâncias aromáticas das uvas que constituem o «bouquet» e o aroma da bebida são conservadas graças a métodos de produção tradicionais e modernos.

    7.   Disposições nacionais/regionais ou europeias

    Na Bulgária, o processo de homologação de bebidas espirituosas com indicação geográfica está definido na secção VII, «Produção de bebidas espirituosas com indicação geográfica» e no capítulo 9, «Bebidas espirituosas», do diploma legal relativo aos vinhos e bebidas espirituosas (Zakon za vinoto i spirtnite napitki), publicado no Jornal Oficial búlgaro n.o 45 de 15 de junho de 2012.

    «Гроздова pакия от Търговище»/«Grozdova rakya from Targovishte» foi aprovada como aguardente vínica com indicação geográfica pelo despacho n.o T-RD-27-13 do Ministro da Economia de 27 de novembro de 2013, publicado no sítio web do ministério: http://www.mi.government.bg/bg/library/zapoved-za-utvarjdavane-na-vinena-destilatna-spirtna-napitka-grozdova-rakiya-s-geografsko-ukazanie-t-68-c28-m361-1.html

    8.   Requerente

    Estado-Membro, país terceiro ou pessoa singular/coletiva:

    Република България, Министерство на икономиката/República da Bulgária, Ministério da Economia.

    Endereço completo (rua e número, localidade/cidade, código postal e país):

    гр. София 1052, ул. «Славянска» № 8, Република България/8 Slavyanska Street, 1052 Sofia, Bulgária

    9.   Normas específicas relativas à rotulagem

    As normas de rotulagem das bebidas espirituosas com indicação geográfica obtidas na Bulgária e destinadas ao mercado búlgaro estão definidas no artigo 170.o, n.o 1, e no artigo 172.o, n.o 1, do diploma legal relativo aos vinhos e bebidas espirituosas.


    (1)  JO L 39 de 13.2.2008, p. 16.


    Top