Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52013XC0514(06)

    Publicação de um pedido de alteração em conformidade com o artigo 50. °, n. ° 2, alínea a), do Regulamento (UE) n. ° 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

    JO C 134 de 14.5.2013, p. 54–59 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

    14.5.2013   

    PT

    Jornal Oficial da União Europeia

    C 134/54


    Publicação de um pedido de alteração em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

    2013/C 134/13

    A presente publicação confere direito de oposição ao pedido nos termos do artigo 51.o do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho (1).

    PEDIDO DE ALTERAÇÃO

    REGULAMENTO (CE) N.o 510/2006 DO CONSELHO

    relativo à proteção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios  (2)

    PEDIDO DE ALTERAÇÃO AO ABRIGO DO ARTIGO 9.o

    «ČESKOBUDĚJOVICKÉ PIVO»

    N.o CE: CZ-PGI-0105-01036-05.09.2012

    IGP ( X ) DOP ( )

    1.   Rubrica do caderno de especificações objeto da alteração

    Nome do produto

    Descrição do produto

    Área geográfica

    Prova de origem

    Método de obtenção

    Relação

    Rotulagem

    Exigências nacionais

    Outras (especificar)

    2.   Tipo de alteração(ões)

    Alteração ao documento único ou ficha-resumo

    Alteração ao caderno de especificações da DOP ou IGP registada para a qual não foi publicado o documento único nem a ficha-resumo

    Alteração ao caderno de especificações que não exige a alteração do documento único publicado [artigo 9.o, n.o 3, do Regulamento (CE) n.o 510/2006]

    Alteração temporária do caderno de especificações decorrente da imposição de medidas sanitárias ou fitossanitárias pelas autoridades públicas [artigo 9.o, n.o 4, do Regulamento (CE) n.o 510/2006]

    3.   Alteração(ões)

    O motivo para a alteração da descrição do produto, que consiste numa adenda aos tipos de cerveja, surge pelo facto de, em 2004, o produtor e único utilizador autorizado da IGP «Českobudějovické pivo» ter renovado a produção da lager preta, que partilha a tradição, a área geográfica e a designação histórica (ou seja, «Českobudějovické pivo») das cervejas brancas. O seu fabrico obedece às mesmas condições e tem por base as mesmas matérias-primas, divergindo unicamente a cor da cerveja. Tanto a cerveja preta como a branca são fabricadas em České Budějovice desde que o fabrico da cerveja aí se iniciou. A primeira referência específica a cerveja preta nos arquivos data da fundação da fábrica de cerveja (Městský pivovar) da cidade, em 1495; destinava-se ao fabrico exclusivo de cerveja branca, cabendo ao município de Budějovice o fabrico exclusivo de cerveja preta. Assim sendo, a inclusão da lager preta como tipo da «Českobudějovické pivo» não é mais do que uma adenda oficial lógica aos tipos de cerveja que podem receber a designação IGP «Českobudějovické pivo».

    O interesse legítimo na proposta de alteração advém do facto de provir do fabricante e único autorizado a utilizar a designação IGP «Českobudějovické pivo».

    DOCUMENTO ÚNICO

    REGULAMENTO (CE) N.o 510/2006 DO CONSELHO

    relativo à proteção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios  (3)

    «ČESKOBUDĚJOVICKÉ PIVO»

    N.o CE: CZ-PGI-0105-01036-05.09.2012

    IGP ( X ) DOP ( )

    1.   Nome

    «Českobudějovické pivo»

    2.   Estado-Membro ou país terceiro

    República Checa

    3.   Descrição do produto agrícola ou género alimentício

    3.1.   Tipo de produto

    Classe 2.1.

    Cervejas

    3.2.   Descrição do produto correspondente à denominação indicada no ponto 1

    Cerveja branca impregnada de aroma característico a malte branco e a lúpulo aromático de Žatec, de sabor pouco acentuado e amargor suave ou moderado, sabor a maltado (resultante da diferença entre os graus potenciais de atenuação do mosto lupulado) e revigorante, devido à fermentação natural do dióxido de carbono.

    Cerveja preta de cor intensa, de aroma dominante a torrado conferido pela utilização de corante, caramelo e maltes bávaros e amargor moderado de intensidade média a acentuada, obtido pela adição de maltes especiais e de lúpulo de Žatec. O sabor encorpado, sem doçura persistente, resulta do extrato residual não fermentado. O sabor pungente deve-se ao dióxido de carbono natural da fermentação.

    Quando servida em copo, a cerveja apresenta cor tipicamente loura ou escura intensa, encimada por espuma macia e cremosa. O lúpulo perfumado de Žatec produz um elevado teor de polifenóis, responsáveis pela recetividade e a popularidade de todos os tipos de «Českobudějovické pivo».

    A cerveja pode ser classificada em seis tipos diferentes de origem comum incontestável.

    Cerveja lager branca

    Álcool (% vol.)

    :

    4,6-5,3

    Extrato primitivo (%)

    :

    11,4-12,3

    Amargor (IBU)

    :

    20-24

    Cor (unidades EBC)

    :

    9-13

    Aroma: Intensidade média-forte, acentuado característico a lúpulo de Žatec.

    Sabor: Amargor moderado/médio, caráter suave/ligeiramente áspero, sabor médio/encorpado, com fim-de-boca adocicado e pungente.

    Cerveja Kräusened lager branca

    Álcool (% vol.)

    :

    4,6-5,3

    Extrato primitivo (%)

    :

    11,4-12,3

    Amargor (IBU)

    :

    20-24

    Cor (unidades EBC)

    :

    9-13

    Aroma: Intensidade média-forte, acentuado característico a lúpulo de Žatec.

    Sabor: Amargor ligeiro/médio, caráter suave/ligeiramente áspero, sabor encorpado/muito encorpado, com fim-de-boca adocicado e pungência acentuada.

    Cerveja branca, em barril

    Álcool (% vol.)

    :

    3,5-4,5

    Extrato primitivo (%)

    :

    9,5-10,1

    Amargor (IBU)

    :

    18-21

    Cor (unidades EBC)

    :

    8-12

    Aroma: Intensidade média-forte, acentuado característico a lúpulo de Žatec.

    Sabor: Amargor ligeiro/médio, caráter ligeiramente áspero, sabor médio/encorpado, com fim-de-boca adocicado e pungência acentuada.

    Cerveja especial

    Álcool (% vol.)

    :

    7,4-8,2

    Extrato primitivo (%)

    :

    16,0-17,0

    Amargor (IBU)

    :

    24-28

    Cor (unidades EBC)

    :

    11-17

    Aroma: Intensidade média-forte, acentuado característico a lúpulo de Žatec.

    Sabor: Amargor médio/intenso, caráter suave/ligeiramente áspero, sabor encorpado/muito encorpado, com fim-de-boca adocicado e pungência acentuada.

    Cerveja sem álcool

    Álcool (% vol.)

    :

    0,2-0,5

    Extrato primitivo (%)

    :

    3-4

    Amargor (IBU)

    :

    22-26

    Cor (unidades EBC)

    :

    5-7

    Aroma: Intensidade média, característico a lúpulo de Žatec, ligeiramente evocativo de mosto lupulado.

    Sabor: Amargor de intensidade média, caráter ligeiramente áspero, paladar leve, pungência acentuada, ligeiro sabor a mosto lupulado.

    Lager preta

    Álcool (% vol.)

    :

    4,0-5,3

    Extrato primitivo (%)

    :

    10,5-12,0

    Amargor (IBU)

    :

    20-35

    Cor (unidades EBC)

    :

    60-120

    Aroma: Intensidade média-forte, acentuado característico a lúpulo de Žatec e malte torrado.

    Sabor: Amargor médio/intenso, caráter suave/ligeiramente áspero, sabor encorpado/muito encorpado, com fim-de-boca seco e a torrado e pungência acentuada.

    3.3.   Matérias-primas (unicamente para os produtos transformados)

    As principais matérias-primas utilizadas na produção da «Českobudějovické pivo» são a água, o malte e o lúpulo e leveduras de cerveja de baixa fermentação. As principais matérias-primas utilizadas provêm todas das áreas geográficas identificadas e possuem as características especificadas.

    Utilização de água exclusivamente de poços artesianos com mais de 300 m de profundidade. Estes poços fornecem água potável de um lago subterrâneo situado sob a área identificada da bacia de České Budějovice. O teor de nitratos da água tem de ser inferior a 3 mg/l. A água dos depósitos do Cretáceo superior tem entre 7 000 e 8 000 anos. A dureza desta água utilizada no fabrico da cerveja é muito baixa, não devendo exceder 1 mmol/l, e a sua composição mineral é fundamental para garantir as características típicas da «Českobudějovické pivo», bem como um pH de 6-7, que se presta excecionalmente bem ao processo de fabrico sem qualquer ajustamento.

    O malte claro obtém-se de cevada de primavera, de duas fileiras, cultivada na Morávia; estes parâmetros são devidamente verificados pelo organismo de controlo. O malte claro distingue–se pela sua elevada capacidade de recuperação e cor clara.

    A cerveja preta é fabricada com maltes especiais: caramelo, bávaro e corante.

    O lúpulo aromático especial Žatecký poloraný červeňák, adquirido e fornecido exclusivamente sob a forma de lúpulo prensado (nem aglomerados nem extratos), cultivado numa área geográfica identificada: a área em torno de Žatec.

    Trata-se de uma estirpe de levedura de fermentação baixa (Saccharomyces cerevisiae var. uvarum), cujas propriedades conferem à cerveja o aroma e sabor característicos. Está identificada com o n.o 2 na coleção de microrganismos utilizados para fins de produção do Instituto de Investigação de Fabrico de Cerveja e Malte, em Praga. A coleção possui o número internacional de registo RIBM 655.

    3.4.   Alimentos para animais (unicamente para os produtos de origem animal)

    3.5.   Fases específicas da produção que devem ter lugar na área geográfica identificada

    Todas as fases de produção, transformação das matérias-primas e preparação da «Českobudějovické pivo» ocorrem exclusivamente dentro do perímetro da área geográfica identificada.

    O mosto lupulado destinado à «Českobudějovické pivo» é produzido exclusivamente pelo método de decocção com duas caldas, com filtração aberta do mosto e ebulição à pressão atmosférica.

    A fermentação ocorre em cubas verticais cilindro-cónicas, a uma temperatura controlada entre 6 °C e 11 °C, e a guarda é efetuada separadamente, exclusivamente em cubas horizontais (processo de fabrico em duas etapas). O período de guarda corresponde às normas de fermentação secundária prolongada a frio, à temperatura máxima de 3 °C. Decorrida a segunda fermentação, a cerveja é filtrada e envasilhada em embalagens de consumo ou de transporte.

    3.6.   Regras específicas relativas à fatiagem, ralagem, acondicionamento, etc.

    3.7.   Regras específicas relativas à rotulagem

    A «Českobudějovické pivo» é rotulada segundo as normas aplicáveis às indicações geográficas em geral, e à utilização do símbolo da UE para as indicações geográficas protegidas, em particular, bem como outras disposições da UE em matéria de rotulagem. A sua utilização observa o disposto no Tratado de Adesão.

    4.   Delimitação concisa da área geográfica

    O local de produção, transformação e preparação do produto é definido pela área geográfica onde é possível obter água do lago subterrâneo da bacia de České Budějovice.

    A área de cultivo do lúpulo de Žatec é a que lhe dá o nome, incluindo as áreas administrativas dos municípios localizados nos distritos de Chomutov, Kladno, Louny, Plzeň - sever, Rakovník e Rokycany.

    A área de produção da cevada situa-se na região da Morávia.

    5.   Relação com a área geográfica

    5.1.   Especificidade da área geográfica

    A cerveja é fabricada em České Budějovice desde a sua fundação em 1265, tendo sido desde sempre designada pelo seu local de origem.

    A água utilizada provém exclusivamente de um lago subterrâneo situado sob a área identificada da bacia de České Budějovice. O teor de nitratos da água tem de ser inferior a 3 mg/l. A água dos depósitos do Cretáceo superior tem entre 7 000 e 8 000 anos. A dureza desta água utilizada no fabrico da cerveja é muito baixa, não devendo exceder 1 mmol/l, e a sua composição mineral é fundamental para garantir as características típicas da «Českobudějovické pivo», bem como o pH de 6-7, que se presta excecionalmente bem ao processo de fabrico sem qualquer ajustamento.

    O processo e o equipamento utilizados na produção da cerveja assentam na experiência profissional e perícia adquiridas por gerações de fabricantes e foram aperfeiçoados em harmonia com os conhecimentos modernos da produção cervejeira. Inicialmente, a produção era individual, tendo posteriormente surgido manufaturas, que levaram à concentração do fabrico de cerveja em České Budějovice e à criação das cervejeiras de České Budějovice. A tradição de produção cervejeira manteve-se até aos nossos dias.

    5.2.   Especificidade do produto

    As características organolépticas da «Českobudějovické pivo» são determinadas sobretudo pela composição mineral da água de nascente local, e complementarmente pela influência combinada das características das matérias-primas, da estirpe especial da levedura de cerveja, da geometria das cubas utilizadas e da sucessão e duração das principais operações tecnológicas.

    A cerveja é branca ou preta impregnada de aroma conferido pelo tipo de malte utilizado e pelo lúpulo aromático de Žatec, de sabor pouco acentuado e amargor suave ou moderado, maltado (resultante da diferença entre os graus potenciais de atenuação do mosto lupulado) e revigorante, devido à fermentação natural do dióxido de carbono. Quando servida em copo, a cerveja branca apresenta cor tipicamente loura e a cerveja preta cor escura intensa, parcialmente conferida pelo malte escuro, encimada por espuma macia e cremosa. O lúpulo aromático garante um teor elevado de polifenóis.

    A designação «Českobudějovické pivo» atingiu tal fama que, em 1967, foi registada sob a forma de «Českobudějovické pivo/Budweiser Bier/Bière de Budweis/Budweis Beer» no registo das denominações de origem da OMPI (n.o 49), com base num registo nacional. Simultaneamente, recebia proteção de um acordo bilateral com Portugal.

    5.3.   Relação causal entre a área geográfica e a qualidade ou características do produto (para as DOP) ou uma determinada qualidade, a reputação ou outras características do produto (para as IGP)

    A popularidade adquirida ao longo dos anos e a sua qualidade inabalável garantem hoje à «Českobudějovické pivo» um lugar nos mercados estrangeiros em mais de 50 países. A sua fama granjeou-lhe um lugar no topo das marcas de cerveja de renome mundial.

    O caráter organoléptico da «Českobudějovické pivo» é determinado sobretudo pela composição mineral da água de nascente local, e complementarmente pela influência combinada das características das matérias-primas, da estirpe especial da levedura de cerveja, da geometria das cubas utilizadas, resultado de ensaios e experiências por gerações de fabricantes, e da sucessão e duração das principais operações tecnológicas.

    O fabrico da «Českobudějovické pivo» é inerente à localidade de České Budějovice. A maior parte das enciclopédias locais e estrangeiras associam precisamente a cidade de České Budějovice ao fabrico de «Českobudějovické pivo».

    Para o consumidor, a tradição é um dos principais pilares da qualidade, representando valor acrescentado e garantia de qualidade. O facto de a cerveja ser originária de Českě Budějovice é uma garantia das propriedades específicas da cerveja aí fabricada.

    Desde tempos imemoriais, o consumidor associa České Budějovice a cerveja de qualidade, que se distingue, pelas suas propriedades organolépticas, das cervejas produzidas noutras regiões.

    Referência à publicação do caderno de especificações

    [Artigo 5.o, n.o 7, do Regulamento (CE) n.o 510/2006 (4)].

    http://isdv.upv.cz/portal/pls/portal/portlets.ops.det?popk=65&plang=cs


    (1)  JO L 343 de 14.12.2012, p. 1.

    (2)  Substituído pelo Regulamento (UE) n.o 1151/2012.

    (3)  Ver nota de pé-de-página 2.

    (4)  Ver nota de pé-de-página 2.


    Top