EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52008XX0326(01)

Parecer do Comité Consultivo em matéria de acordos, decisões e práticas concertadas e de posições dominantes emitido na 423. a reunião em 9 de Fevereiro de 2007 relativo a um projecto de decisão respeitante ao Processo COMP/E-1/38.823 — Elevadores e escadas rolantes

JO C 75 de 26.3.2008, p. 14–14 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

26.3.2008   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 75/14


Parecer do Comité Consultivo em matéria de acordos, decisões e práticas concertadas e de posições dominantes emitido na 423.a reunião em 9 de Fevereiro de 2007 relativo a um projecto de decisão respeitante ao Processo COMP/E-1/38.823 — Elevadores e escadas rolantes

(2008/C 75/07)

1.

O Comité Consultivo concorda com a apreciação da Comissão Europeia, incluída no projecto de decisão, relativa ao produto e ao âmbito geográfico dos acordos e/ou práticas concertadas.

2.

O Comité Consultivo concorda com a apreciação jurídica efectuada pela Comissão Europeia dos factos considerando-os como acordos e/ou práticas concertadas na acepção do n.o 1 do artigo 81.o do Tratado CE.

3.

O Comité Consultivo concorda com o ponto de vista da Comissão Europeia quanto ao facto de as infracções se referirem a quatro infracções complexas e contínuas.

4.

O Comité Consultivo concorda com a Comissão Europeia quanto ao facto de os acordos e/ou práticas concertadas terem por objecto e/ou efeito a prevenção, restrição ou distorção da concorrência no mercado interno.

5.

O Comité Consultivo concorda com a Comissão Europeia quanto ao facto de os acordos e/ou práticas concertadas terem afectado significativamente o comércio entre Estados-Membros.

6.

O Comité Consultivo concorda com o projecto de decisão da Comissão Europeia no que diz respeito aos destinatários da decisão.

7.

O Comité Consultivo concorda com a Comissão Europeia no que diz respeito à duração das infracções e à aplicação de prazos de prescrição.

8.

O Comité Consultivo concorda com o método de cálculo das coimas utilizado pela Comissão Europeia.

9.

O Comité Consultivo recomenda a publicação do seu parecer no Jornal Oficial da União Europeia.

10.

O Comité Consultivo solicita à Comissão que tome em consideração todos os outros pontos suscitados na discussão.


Top