EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 32011D0639

Decisão de Execução 2011/639/PESC do Conselho, de 29 de Setembro de 2011 , que dá execução à Decisão 2011/486/PESC que institui medidas restritivas contra certas pessoas, grupos, empresas e entidades tendo em conta a situação no Afeganistão

JO L 257 de 1.10.2011, p. 24–46 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

Legal status of the document In force

ELI: http://data.europa.eu/eli/dec_impl/2011/639/oj

1.10.2011   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

L 257/24


DECISÃO DE EXECUÇÃO 2011/639/PESC DO CONSELHO

de 29 de Setembro de 2011

que dá execução à Decisão 2011/486/PESC que institui medidas restritivas contra certas pessoas, grupos, empresas e entidades tendo em conta a situação no Afeganistão

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

Tendo em conta a Decisão 2011/486/PESC do Conselho, de 1 de Agosto de 2011, que institui medidas restritivas contra certas pessoas, grupos, empresas e entidades tendo em conta a situação no Afeganistão (1), nomeadamente o artigo 5.o em conjugação com o artigo 31.o, n.o 2, do Tratado da União Europeia,

Considerando o seguinte:

(1)

A 1 de Agosto de 2011, o Conselho adoptou a Decisão 2011/486/PESC.

(2)

A 15 de Agosto de 2011, o Comité do Conselho de Segurança criado nos termos do ponto 30 da Resolução 1988(2011) do Conselho de Segurança das Nações Unidas procedeu à actualização da lista das pessoas, grupos, empresas e entidades sujeitas a medidas restritivas. O anexo da Decisão 2011/486/PESC deverá ser alterado em conformidade,

ADOPTOU A PRESENTE DECISÃO:

Artigo 1.o

O anexo da Decisão 2011/486/PESC é substituído pelo texto constante do anexo da presente decisão.

Artigo 2.o

A presente decisão entra em vigor no dia da sua adopção.

Feito em Bruxelas, em 29 de Setembro de 2011

Pelo Conselho

O Presidente

M. KOROLEC


(1)  JO L 199 de 2.8.2011, p. 57.


ANEXO

«ANEXO

LISTA DAS PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS, GRUPOS, EMPRESAS E ENTIDADES A QUE SE REFERE O ARTIGO 1.o

A.

Pessoas associadas aos Talibãs

(1)

Abdul Baqi.

Título: (a) Maulavi (b) Mulá. Motivos de inclusão na lista: (a) Governador das províncias de Khost e Paktika sob o regime talibã; (b) Vice-Ministro da Informação e Cultura sob o regime talibã; (c) Departamento consular, Ministério dos Negócios Estrangeiros sob o regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1962. Local de nascimento: cidade de Jalalabad, província de Nangarhar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Abdul Baqi começou por exercer funções de Governador das províncias de Khost e Paktika sob o regime talibã. Foi posteriormente nomeado Vice-Ministro da Informação e Cultura. Exerceu também funções no Departamento Consultar do Ministério dos Negócios Estrangeiros do regime talibã.

 

Durante o ano de 2003, Abdul Baqi participou em actividades militares antigovernamentais nos Distritos de Shinwar, Achin, Naziyan e Dur Baba da província de Nangarhar. A partir de 2009 tomou parte na organização de actividades militares em toda a região oriental, em particular na província de Nangarhar e na cidade de Jalalabad.

(2)

Abdul Qadeer Abdul Baseer.

Título: (a) General, (b) Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Adido Militar, Embaixada talibã, Islamabade, Paquistão. Data de nascimento: 1964. Local de nascimento: Nangarhar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: D 000974 (passaporte afegão). Informações suplementares: Repatriado para o Afeganistão em Fevereiro de 2006. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Abdul Qadeer Abdul Baseer exercia funções de tesoureiro dos talibã em Peshawar, Paquistão, em 2009. Era consultor financeiro do Conselho Militar talibã de Peshawar e presidiu à Comissão Financeira talibã de Peshawar no início de 2010. Faz pessoalmente entregas de dinheiro da Shura talibã a grupos talibã em todo o Paquistão.

(3)

Amir Abdullah (também conhecido por Amir Abdullah Sahib).

Endereço: Carachi, Paquistão. Data de nascimento: Aproximadamente 1972. Local de nascimento: província de Paktika, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Esteve no Koweit, na Arábia Saudita, na Jamairia Árabe Líbia e nos Emirados Árabes Unidos para angariar fundos para os talibã. Data da designação da ONU:20.7.2010.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Amir Abdullah exerceu funções de tesoureiro junto do alto dirigente talibã Abdul Ghani Baradar (TI.B.24.01) e era o anterior adjunto do Governador talibã da província de Kandahar (Afeganistão). Esteve no Koweit, na Arábia Saudita, na Líbia e nos Emirados Árabes Unidos para angariar fundos para os talibã. Além disso, facilitou as comunicações dos dirigentes talibãs e coordenou reuniões de alto nível na casa de hóspedes da sua residência no Paquistão. Abdullah ajudou vários altos responsáveis talibã a fugir do Afeganistão em 2011 para se instalarem no Paquistão.

(4)

Abdul Manan.

Título: (a) Sr. (b) Mawlawi. Motivos de inclusão na lista: Adido Comercial, Embaixada talibã, Abu Dhabi. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Abdul Manan chegou a alto comandante dos talibã nas províncias leste-afegãs de Paktia, Paktika e Khost. Foi também responsável pelo trânsito de combatentes e de armas dos talibã através da fronteira Afeganistão/Paquistão.

(5)

Abdul Razaq.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro do Comércio do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1958. Local de nascimento: distrito de Arghandab, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Detido em 2003 na província de Kandahar, no Afeganistão. Data da designação da ONU:31.1.2001.

(6)

Abdul Wahab.

Título: Malawi. Motivos de inclusão na lista: Encarregado de Negócios em Riade durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1973. Local de nascimento: província de Faryab, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(7)

Abdul Rahman Agha.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Juiz Presidente do Tribunal Militar do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1958. Local de nascimento: distrito de Arghandab, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(8)

Abdul Wasay Mu’tasim Agha. (também conhecido por (a) Mutasim Aga Jan, (b) Agha Jan, (c) Abdul Wasay Agha Jan Motasem).

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro das Finanças do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: Cidade de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:31.1.2001.

(9)

Janan Agha.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Fariab (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1958. Local de nascimento: província de Uruzgan, no centro do Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(10)

Sayed Mohammad Azim Agha (também conhecido por (a) Sayed Mohammad Azim Agha, (b) Agha Saheb).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Empregado do Departamento de Passaportes e Vistos do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1966. Local de nascimento: província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Sayed Mohammad Azim Agha ocupou um cargo no Departamento de Passaportes e Vistos sob a tutela do Ministério do Interior do regime talibã.

(11)

Sayyed Ghiassouddine Agha (também conhecido por (a) Sayed Ghiasuddin Sayed Ghousuddin, (b) Sayyed Ghayasudin, (c) Sayed Ghias).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: (a) Ministro da Haj e dos Assuntos Religiosos do regime talibã, (b) Ministro da Educação do regime talibã. Data de nascimento: entre 1958 e 1963. Local de nascimento: província de Faryab, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Membro dos talibã responsável pela província de Faryab, Afeganistão, desde Maio de 2007, (b) Envolvido no tráfico de droga. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Sayyed Ghiassouddine Agha exerceu funções de Ministro da Educação do regime talibã. Nessa altura, era também o membro dos talibã responsável pela província afegã de Faryab. Estará provavelmente implicado no tráfico de droga.

(12)

Mohammad Ahmadi.

Título: (a) Mulá, (b) Haji. Motivos de inclusão na lista: Presidente do Da Afghanistan Bank durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1963. Local de nascimento: distrito de Daman, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(13)

Mohammad Shafiq Ahmadi.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: governador da província de Samangan (Afeganistão) durante o regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(14)

Ahmadullah (também conhecido por Ahmadulla).

Título: Qari. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Segurança (Informações) do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1975. Local de nascimento: distrito de Qarabagh, província de Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: alegadamente falecido em Dezembro de 2001. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em 2003, Ahmadullah distribuiu engenhos explosivos a militantes e deu-lhes instruções para levarem a cabo atentados no Afeganistão.

(15)

Abdul Bari Akhund (também conhecido por Haji Mullah Sahib).

Título: (a) Maulavi, (b) Mulá. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Helmand durante o regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1953. Local de nascimento: província de Helmand, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Um dos sete dirigentes do Comité talibã de Kandahar, Afeganistão, desde Maio de 2007, (b) Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(16)

Ahmed Jan Akhund.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Água e da Electricidade do regime talibã. Data de nascimento: entre 1953 e 1958. Local de nascimento: província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(17)

Attiqullah Akhund.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Agricultura do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1953. Local de nascimento: Distrito de Shawali Kott, Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(18)

Hamidullah Akhund.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Chefe da Linhas Aéreas Arianas do Afeganistão no regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(19)

Mohammad Hassan Akhund.

Título: (a) Mulá, (b) Haji. Motivos de inclusão na lista: (a) Ministro adjunto, Conselho de Ministros do regime talibã, (b) Ministro dos Negócios Estrangeiros antes de Wakil Ahmad Mutawakil no regime talibã, (c) Governador de Kandahar no regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1958. Local de nascimento: Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) da facção Malwhavi Khaalis, uma das sete facções da Jihad contra a União Soviética, (b) concluiu os estudos numa madraça em Quetta, Paquistão, (c) colaborador próximo do Mulá Omar. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Mohammad Hassan Akhund é muito próximo de Mohammed Omar (TI.O.4.01).

 

Em meados de 2009 continuava a ser um activo dirigente dos talibã. No início de 2010 era um dos mais eficazes comandantes talibã.

(20)

Mohammad Abbas Akhund.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Saúde Pública do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1963. Local de nascimento: Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(21)

Mohammad Essa Akhund.

Título: (a) Alhaj, (b) Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Água, do Saneamento e da Electricidade do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1958. Local de nascimento: distrito de Spinboldak, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(22)

Ubaidullah Akhund (também conhecido por (a) Obaidullah Akhund, (b) Obaid Ullah Akhund).

Título: (a) Mulá, (b) Hadji, (c) Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Defesa do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1968. Local de nascimento: província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Um dos adjuntos do Mulá Omar, (b) Dirigente talibã, responsável pelas operações militares. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Ubaidullah Akhund foi adjunto de Mohammed Omar (TI.O.4.01) e dirigente talibã responsável pelas operações militares.

(23)

Ahmad Jan Akhundzada Shukoor Akhundzada (também conhecido por (a) Ahmad Jan Akhunzada (b) Ahmad Jan Akhund Zada).

Título: (a) Maulavi (b) Mulá. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Zabol (Afeganistão) durante o regime talibã. Local de nascimento: província de Uruzgan, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Membro dos talibã responsável pela província de Uruzgan, Afeganistão, no início de 2007, (b) detido em Abril de 2007. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Ahmad Jan Akhunzada Shukoor Akhunzada era responsável pela província de Uruzgan no início de 2007.

(24)

Mohammad Eshaq Akhunzada.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Laghman (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Entre 1963 e 1968. Local de nascimento: distrito de Qarabajh, província de Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em 2008, Mohammad Eshaq Akhunzada era o comandante provincial talibã da província de Ghazni, Afeganistão, continuando em actividade naquela província em 2011.

(25)

Agha Jan Alizai (também conhecido por (a) Haji Agha Jan Alizai, (b) Hajji Agha Jan, (c) Agha Jan Alazai, (d) Haji Loi Lala, (e) Loi Agha).

Título: Haji. Data de nascimento: (a)15.10.1963, (b)14.2.1973, (c) 1967, (d) aproximadamente 1957. Local de nascimento: (a) Hitemchai Village, província de Helmand, Afeganistão, (b) Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Geriu um rede de tráfico de droga em Helmand, Afeganistão, (b) Deslocações regulares ao Paquistão. Data da designação da ONU:4.11.2010.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Agha Jan Alizai dirigiu uma das maiores redes de tráfico de droga em Helmand (Afeganistão), e disponibilizou fundos aos talibã em troca de protecção para as suas actividades de tráfico de droga. Em 2008, um grupo de traficantes de droga, incluindo Alizai, aceitou pagar o imposto talibã sobre os terrenos de cultivo de dormideira em troca do assentimento dos talibã para organizarem o transporte de materiais ligados ao tráfico de droga.

 

Os talibã aceitaram também garantir a segurança dos traficantes de droga e dos seus locais de armazenagem; em troca, os traficantes forneceriam abrigo e transporte aos combatentes talibã. Alizai esteve igualmente envolvido na compra de armas para os talibã e deslocou-se regularmente ao Paquistão para se encontrar com altos dirigentes talibã. Além disso, Alizai facilitou a aquisição de passaportes iranianos falsos por parte de membros dos talibã, a fim de lhes permitir deslocarem-se ao Irão para actividades de treino. Em 2009, Alizai forneceu um passaporte e financiamento a um comandante talibã para que se deslocasse ao Irão.

(26)

Allahdad (também conhecido por Akhund).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro das Obras Públicas do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1953. Local de nascimento: distrito de Spinboldak, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Allahdad, da tribo dos Nurzay de Spin Boldak, foi nomeado Ministro das Obras Públicas e Habitação, depois de ter ocupado outros cargos na administração civil no regime talibã.

(27)

Aminullah Amin.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Saripul (Afeganistão) durante o regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(28)

Mohammad Sadiq Amir Mohammad.

Título: (a) Alhaj, (b) Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Director da Agência Comercial do Afeganistão, Peshawar, Paquistão durante o regime talibã. Data de nascimento: 1934. Local de nascimento: Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: SE 011252 (passaporte afegão). Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em Outubro de 2006, Mohammad Sadiq Amir Mohammad era membro da nova Majlis Shura, que se diz ter sido anunciada por Mohammed Omar (TI.O.4.01).

(29)

Muhammad Taher Anwari (também conhecido por (a) Mohammad Taher Anwari, (b) Haji Mudir).

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: (a) Director dos Assuntos Administrativos do regime talibã, (b) Ministro das Finanças do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1961. Local de nascimento: distrito de Zurmat, província de Paktia, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

O cargo de Director dos Assuntos Administrativos ocupado por Muhammad Taher Anwari dependia directamente do Conselho de Ministros do regime talibã, que era o mais alto órgão da hierarquia talibã. Foi também Ministro-Adjunto das Finanças do regime talibã.

 

Era igualmente ele que escrevia os discursos de Mohammed Omar (TI.O.4.01), Chefe Supremo dos Talibã.

(30)

Arefullah Aref.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto das Finanças do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1958. Local de nascimento: distrito de Zurmat, província de Paktia, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:31.1.2001.

(31)

Sayed Esmatullah Asem (também conhecido por Esmatullah Asem).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: (a) Ministro-Adjunto da Prevenção do Vício e da Propagação da Virtude do regime talibã, (b) Secretário-Geral da Sociedade do Crescente Vermelho afegã (ARCS) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1967. Local de nascimento: província de Ningarhar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Dirigente talibã desde Maio de 2007, (b) Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão, (c) Membro do conselho talibã de Peshawar. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Quando foi incluído na lista, Sayed Esmatullah Asem exercia também funções de Secretário-Geral da Sociedade do Crescente Vermelho afegã (ARCS) durante o regime talibã. A partir de Maio de 2007, dirigente talibã. Em 2009, fazia também parte de um conselho regional talibã.

 

Sayed Esmatullah Asem comandou um grupo de combatentes talibã no distrito de Chaparhar, província de Nangarhar, Afeganistão. Foi comandante talibã na província de Konar, enviando bombistas suicidas para várias províncias no Leste do Afeganistão em 2007.

 

Em finais de 2008, Sayed Esmatullah Asem era responsável pela base avançada talibã na fronteira Afeganistão/Paquistão.

(32)

Atiqullah.

Título: (a) Hadji, (b) Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto das Obras Públicas do regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Após a tomada de Cabul pelos talibã em 1996, Atiqullah foi nomeado para um cargo em Kandahar. Em 1999 ou 2000, foi nomeado Primeiro Ministro-Adjunto da Agricultura, e em seguida Ministro-Adjunto das Obras Públicas do regime talibã.

 

Após a queda do regime talibã, Atiqullah tornou-se agente operacional no Sul do Afeganistão. Em 2008, tornou-se adjunto do Governador talibã da província de Helmand (Afeganistão).

(33)

Azizirahman.

Título: Sr. Motivos de inclusão na lista: Terceiro-Secretário, Embaixada talibã, Abu Dhabi. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(34)

Abdul Ghani Baradar (também conhecido por Mullah Baradar Akhund).

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Defesa do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: aldeia de Weetmak, distrito de Dehrawood, província de Uruzgan, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Pertence à tribo Popalzai, (b) Alto comandante militar talibã e membro do Conselho talibã de Quetta desde Maio de 2007, (c) Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Abdul Ghani Baradar era alto comandante militar e dirigente talibã em Fevereiro de 2010.

 

Na qualidade de Ministro Adjunto da Defesa talibã, era considerado como um dos adjuntos de Mohammed Omar (TI.O.4.01), tendo também sido chefe do departamento de assuntos militares talibã.

 

Era um dos principais elementos da rede talibã e organizou operações contra o governo afegão e a força internacional de assistência à segurança, em estreita cooperação com o Minstro talibã da Defesa, Ubaidullah Akhund (TI.A.22.01).

(35)

Shahabuddin Delawar.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Substituto do Supremo Tribunal do regime talibã. Data de nascimento: 1957. Local de nascimento: província de Logar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(36)

Dost Mohammad (também conhecido por Doost Mohammad).

Título: (a) Mulá, (b) Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Ghazni durante o regime talibã. Data de nascimento: entre 1968 e 1973. Local de nascimento: distrito de Daman, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) um dos comandantes militares dos talibã desde Maio de 2007, (b) pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Dost Mohammad foi também nomeado pelos dirigentes talibã para assumir a responsabilidade pelas operações militares de Angora, na província afegã do Nuristão.

 

Em Março de 2010, Dost Mohammad era o governador-sombra talibã da província do Nuristão e director de uma madraça de onde recrutava combatentes.

(37)

Mohammad Azam Elmi.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto das Minas e Indústrias do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1968. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Alegadamente falecido em 2005. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(38)

Faiz.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Director do Departamento da Informação, Ministério dos Negócios Estrangeiros do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1969. Local de nascimento: província de Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(39)

Rustum Hanafi Habibullah (também conhecido por Rostam Nuristani).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto das Obras Públicas do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1963. Local de nascimento: Dara Kolum, distrito de Do Aab, província afegão do Nuristão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Membro dos talibã responsável pela província afegão do Nuristão, desde Maio de 2007. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(40)

Gul Ahmad Hakimi.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Adido Comercial, Consulado Geral talibã, Carachi. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Gul Ahmad Hakimi foi também Director-Geral do Departamento do Ensino Secundário do Ministério da Educação do regime talibã em Cabul, tendo em 1996 sido colocado em Carachi.

(41)

Abdullah Hamad.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Cônsul Geral, Consulado Geral talibã, Quetta, Paquistão. Data de nascimento: 1972. Local de nascimento: Helmand, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: D 000857 (emitido em 20.11.1997). Data da designação da ONU:25.1.2001.

(42)

Hamdullah.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Adido para a Repatriação, Consulado Geral, talibã, Quetta. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(43)

Zabihullah Hamidi.

Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto do Ensino Superior do regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(44)

Din Mohammad Hanif (também conhecido por Qari Din Mohammad).

Título: Qari. Motivos de inclusão na lista: (a) Ministro do Planeamento do regime talibã, (b) Ministro do Ensino Superior do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1955. Local de nascimento: província de Badakhshan, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(45)

Abdul Jalil Haqqani (também conhecido por Nazar Jan).

Título: (a) Maulavi (b) Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto dos Negócios Estrangeiros do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1963. Local de nascimento: distrito de Arghandaab, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão (b) Membro do Conselho de Direcção dos talibã desde Maio de 2007, (c) Membro da Comissão Financeira do Conselho talibã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(46)

Badruddin Haqqani (também conhecido por Atiqullah).

Endereço: Miram Shah, Paquistão. Data de nascimento: aproximadamente 1975-1979. Informações suplementares: (a) Comandante operacional da Rede Haqqani e membro da Shura talibã em Miram Shah, (b) Ajudou a conduzir ataques contra objectivos no Sudeste do Afeganistão, (c) Filho de Jalaluddin Haqqani, irmão de Sirajuddin Jallaloudine Haqqani e Nasiruddin Haqqani, sobrinho de Khalil Ahmed Haqqani. Data da designação da ONU:11.5.2011.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Badruddin Haqqani é o comandante operacional da Rede Haqqani, um grupo de militantes ligados aos talibã que opera a partir do distrito do Vaziristão do Norte nas zonas tribais sob administração federal do Paquistão. A Rede Haqqani tem estado na primeira linha das actividades dos insurrectos no Afeganistão e é responsável por uma série de ataques de grande envergadura. A Rede Haqqani é dirigida pelos três filhos mais velhos do seu fundador Jalaluddin Haqqani (TI.H.40.01.), que aderiu ao regime talibã do Mulá Mohammed Omar (TI.O.4.01) em meados dos anos 90. Badruddin é filho de Jalaluddin e irmão de Nasiruddin Haqqani (TI.H.146.10.) e Sirajuddin Haqqani (TI.H.144.07.); é ainda sobrinho de Khalil Ahmed Haqqani (TI.H.150.11.).

 

Badruddin ajuda a comandar os insurrectos associados aos talibã e os combatentes estrangeiros nos ataques contra objectivos no Sudeste do Afeganistão. Badruddin tem assento na shura de Miram Shah dos talibã, que tem autoridade sobre as actividades da Rede Haqqani.

 

Pensa-se também que Badruddin é o organizador dos raptos praticados pela Rede Haqqani. Foi responsável pelo rapto de numerosos Afegãos e estrangeiros na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão.

(47)

Ezatullah Haqqani.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto do Planeamento do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1957. Local de nascimento: província de Laghman, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Ezatullah Haqqani foi pela primeira vez incluído na lista como Maulavi Ezatullah a 23 de Fevereiro de 2001. “Haqqani” foi acrescentado a 27 de Setembro de 2007.

 

A partir de 2009, Ezatullah Haqqani passou a integrar um Conselho talibã regional.

(48)

Jalaluddin Haqqani (também conhecido por (a) Jalaluddin Haqani, (b) Jallalouddin Haqqani, (c) Jallalouddine Haqani).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro dos Assuntos das Fronteiras do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1942. Local de nascimento: província de Khost, distrito de Zadran, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Pai de Sirajuddin Jallaloudine Haqqani; (b) dirigente talibã activo, (c) Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão, (d) muito embora se tenha alegado que falecera em Junho de 2007, estava ainda vivo em Maio de 2008. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Jalaluddin Haqqani mantém estreitas relações com Osama bin Laden (QI.B.8.01) e Mohammed Omar (TI.O.4.01). É pai de Sirajuddin Jallaloudine Haqqani (TI.H.144.07) e é um activo dirigente talibã. Em 2007, Jalaluddin Haqqani constituía também o elo entre a Al-Qaida e (QE.A.4.01) e os talibã. Em Junho de 2008, era presidente do Conselho talibã de Miram Shah.

 

Começou por ser comandante do Partido Mwalawi Hezbi Islami nas províncias de Khost, Paktika e Paktia. Mais tarde, associou-se aos talibã e foi nomeado Ministro dos Assuntos das Fronteiras. Após a queda do regime talibã, pôs-se em fuga com elementos dos talibã e da Al-Qaida para o Norte do Vaziristão e começou a reunir as suas milícias para combater o governo do Afegainstão.

 

Foi acusado de estar implicado no atentado à bomba contra a Embaixada da Índia em Cabul em 2008 e na tentativa de assassínio do Presidente Karzai durante uma parada militar realizada em Cabul no mesmo ano. Esteve ainda implicado num atentado contra instalações ministeriais em Cabul, em Fevereiro de 2009.

(49)

Khalil Ahmed Haqqani (também conhecido por (a) Khalil Al-Rahman Haqqani, (b) Khalil ur Rahman Haqqani, (c) Khaleel Haqqani).

Título: Haji. Endereço: (a) Peshawar, Paquistão. (b) Perto de Dergey Manday Madrasa em Dergey Manday Village, perto de Miram Shah, distrito do Vaziristão do Norte (NWA), zonas tribais sob administração federal (FATA), Paquistão, (c) Kayla Village perto de Miram Shah, distrito do Vaziristão do Norte (NWA), zonas tribais sob administração federal (FATA), Paquistão; (d) Sarana Zadran Village, Província de Paktia, Afeganistão. Data de nascimento: (a)1.1.1966, (b) entre 1958 e 1964. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Membro de primeiro plano da rede Haqqani, que opera no Vaziristão do Norte nas zonas tribais sob administração federal do Paquistão. (b) Esteve anteriormente no Dubai, Emirados Árabes Unidos, onde angariou fundos; (c) Irmão de Jalaluddin Haqqani e tio de Sirajuddin Jallaloudine Haqqani. Data da designação da ONU:9.2.2011.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Khalil Ahmed Haqqani é um alto responsável da Rede Haqqani, um grupo de militantes ligados aos talibã que opera a partir do distrito do Vaziristão do Norte nas zonas tribais sob administração federal do Paquistão. Na primeira linha das actividades dos insurrectos no Afeganistão, a Rede Haqqani foi fundada pelo irmão de Khalil Haqqani, Jalaluddin Haqqani (TI.H.40.01.), que aderiu ao regime talibã do Mulá Mohammed Omar (TI.0.4.01.) em meados dos anos 90.

 

Khalil Haqqani participa em actividades de angariação de fundos por conta dos talibã e da Rede Haqqani, realizando frequentes viagens internacionais a fim de se encontrar com financiadores. Em Setembro de 2009, Khalil Haqqani tinha já viajado para os Estados do Golfo e aí angariado fundos junto de diversas fontes, bem como junto de fontes no Sudeste asiático.

 

Khalil Haqqani fornece também apoio aos membros dos talibã e da Rede Haqqani que exercem actividades no Afeganistão. No início de2010, Khalil Haqqani forneceu financiamento a células dos talibã na província de Logar (Afeganistão). Em 2009, forneceu e controlou cerca de160 combatentes na província de Logar (Afeganistão), e foi um dos vários responsáveis pela detenção de prisioneiros inimigos capturados pelos talibã e pela Rede Haqqani. Khalil Haqqani organizou operações dos talibã a mando de Sirajuddin Haqqani (TI.H.144.07.), seu sobrinho.

 

Khalil Haqqani actuou também por conta da Al-Qaida (QE.A.4.01) e esteve ligado às suas operações militares. Em 2002, enviou homens para reforçar os elementos da Al-Qaida na província de Paktia (Afeganistão).

(50)

Mohammad Moslim Haqqani (também conhecido por Moslim Haqqani).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: (a) Ministro-Adjunto da Haj e dos Assuntos Religiosos do regime talibã, (b) Ministro-Adjunto do Ensino Superior do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1958. Local de nascimento: província de Baghlan, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Membro da etnia Pashtun da província de Baghlan, (b) Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Mohammad Moslim Haqqani também foi Ministro-Adjunto do Ensino Superior do regime talibã. Esta designação foi aditada à lista em 18 de Julho de 2007.

(51)

Mohammad Salim Haqqani.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Prevenção do Vício e da Propagação da Virtude do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1967. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Oriundo da província de Laghman, Afeganistão. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em 2006, Mohammad Salim Haqqani fazia parte de um conselho talibã que planeou atentados contra as forças governamentais afegãos e na província de Laghman. Em finais de 2004 tinha sido comandante talibã para a mesma província.

(52)

Nasiruddin Haqqani (também conhecido por (a) Naseer Haqqani, (b) Dr. Naseer Haqqani, (c) Nassir Haqqani, (d) Nashir Haqqani, (e) Naseruddin, (f) Dr. Alim Ghair).

Endereço: Paquistão. Data de nascimento: Aproximadamente 1970-1973. Local de nascimento: distrito de Neka, província de Paktika, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Dirigente da Rede Haqqani, que opera no Vaziristão do Norte nas zonas tribais sob administração federal do Paquistão. Filho de Jalaluddin Haqqani. Viajou até à Arábia Saudita e os Emiratos Árabes Unidos para angariar fundos para os talibã. Data da designação da ONU:20.7.2010.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

A Rede Haqqani é um grupo de militantes ligados aos talibã que opera a partir do distrito do Vaziristão do Norte nas zonas tribais sob administração federal do Paquistão. Tem estado na primeira linha das actividades dos insurrectos no Afeganistão e é responsável por uma série de ataques de grande envergadura. A Rede Haqqani é dirigida pelos três filhos mais velhos de Jalaluddin Haqqani (TI.H.40.01.), um dos quais é Nasiruddin Haqqani.

 

Nasiruddin Haqqani actua como emissário da Rede Haqqani e passa grande parte do tempo a angariar fundos. Em 2004, Haqqani deslocou-se à Arábia Saudita com um indivíduo ligado aos talibã a fim de angariar fundos para os talibã. Em 2004 disponibilizou também fundos a militantes no Afeganistão a fim de perturbar as eleições presidenciais afegãs. Desde pelo menos 2005 até 2008, Nasiruddin Haqqani recolheu fundos para a Rede Haqqani através de várias viagens de angariação de fundos, incluindo deslocações regulares aos Emirados Árabes Unidos em 2007 e uma viagem a outro Estado do Golfo em 2008. Em meados de 2007, Haqqani tinha alegadamente três fontes principais de financiamento: doações provenientes da região do Golfo, tráfico de droga e pagamentos da Al-Qaida (QE.A.4.01.). Em finais de 2009, Nasiruddin Haqqani recebeu várias centenas de milhares de dólares de pessoas ligadas à Al-Qaida na Península Arábica para utilização em actividades da Rede Haqqani.

(53)

Sayyed Mohammed Haqqani (também conhecido por Sayyed Mohammad Haqqani).

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: (a) Director dos assuntos administrativos do regime talibã, (b) Chefe da informação e cultura na província de Kandahar durante o regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1965. Local de nascimento: província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: (a) Concluiu os estudos na Madraça Haqqaniya no Paquistão, (b) Pensa-se que manteve estreitas relações com o líder talibã Mulá Mohammad Omar, (c) Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Sayyed Mohammed Haqqani está ligado a Gulbbudin Hekmatyar (QI.H.88.03.) e é, desde há muito, apoiante do Mulá Mohammed Omar (TI.O.4.01.). Na qualidade de Director dos Assuntos Administrativos do regime talibã, concedeu bilhetes de identidade afegãos a estrangeiros ligados à Al-Qaida que combateram no Afeganistão e recolheu junto deles montantes significativos.

 

Sayyed Mohammed Haqqani encontrou-se várias vezes com Aiman Muhammed Rabi al-Zawahiri (QI.A.6.01.) e com Farhad, o secretário de Mohammed Omar, em 2003 e 2004. Abriu na praça de Qissa Khwani (Peshawar, Paquistão), uma livraria que tem estado envolvida no financiamento dos talibã. Em Março de 2009, era ainda um dirigente activo da insurreição talibã.

(54)

Sirajuddin Jallaloudine Haqqani (também conhecido por a) Siraj Haqqani, b) Serajuddin Haqani, c) Siraj Haqani, d) Saraj Haqani, e) Khalifa).

Motivos de inclusão na lista: Na’ib Amir (2.o Comandante). Endereço: a) arredores de Kela/arredores de Danda, Miramshah, Norte de Waziristan, Paquistão, b) Manba’ul uloom Madrasa, Miramshah, Norte de Waziristan, Paquistão, c) Dergey Manday Madrasa, Miramshah, Norte de Waziristan, Paquistão. Data de nascimento: aproximadamente 1977/1978. Local de nascimento: a) Danda, Miramshah, Norte de Waziristan, Paquistão, b) aldeia de Srana, distrito de Garda Saray, província de Paktia, Afeganistão, c) distrito de Neka, província de Paktika, Afeganistão, d) província de Khost, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: a) Desde 2004, principal comandante operacional nas regiões oriental e meridional do Afeganistão. b) filho de Jallaloudine Haqani c). Pertence à secção Sultan Khel, tribo Zardan de Garda Saray da província de Paktia, Afeganistão d). Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:13.9.2007.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Sirajuddin Jallaloudine Haqqani é um dos líderes mais destacados, influentes, carismáticos e experientes da rede Haqqani, grupo de combatentes intimamente associado aos talibã e à Al-Qaida (QE.A.4.01), e tem sido um dos principais comandantes operacionais da rede desde 2004.

 

Sirajuddin Haqqani herdou muito do seu poder e autoridade do pai, Jalaluddin Haqqani (TI.H.40.01), antigo ministro do regime talibã, que era comandante militar talibã e intermediário para a Al-Qaida e os talibã nos dois lados da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Enquanto deteve o cargo de ministro do regime talibã, Jalaluddin Haqqani estabeleceu relações muito estreitas com a Al-Qaida.

 

Sirajuddin Haqqani tem uma forte ligação aos talibã, que financiam as suas operações. Também recebe fundos de outros grupos e pessoas, incluindo senhores da droga. Tem um papel essencial no encaminhamento de operações terroristas no Afeganistão e actividades de apoio nas zonas tribais sob administração federal do Paquistão. A sua ligação aos talibã foi divulgada em Maio de 2006 pelo mulá Dadullah, na altura um dos principais comandantes militares talibã, que afirmou colaborar com Sirajuddin Haqqani, com quem planeava operações. Haqqani também está ligado a Jaish-i-Mohammed (QE.J.19.01)

 

Sirajuddin Haqqani está activamente implicado no planeamento e execução de atentados contra a ISAF (Força Internacional de Assistência à Segurança), agentes afegãos e civis, sobretudo nas regiões do leste e sul do Afeganistão.Além disso, recruta e envia regularmente combatentes para as províncias afegãs de Khost, Paktia e Paktika.

 

Sirajuddin Haqqani esteve implicado no atentado bombista suicida de 18 de Junho de 2007 contra um autocarro da Academia de Polícia de Cabul, que vitimou 35 agentes.

(55)

Abdul Hai Hazem.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Primeiro Secretário, “Consulado Geral” talibã, Quetta, Paquistão. Data de nascimento: 1971. Local de nascimento: Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: D 0001203 (passaporte afegão). Data da designação da ONU:25.1.2001.

(56)

Hidayatullah (também conhecido por Abu Turab).

Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Aviação Civil do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: distrito de Arghandab, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:8.3.2001.

(57)

Abdul Rahman Ahmad Hottak (também conhecido por Hottak Sahib).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Informação e Cultura (Cultura) do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1957. Local de nascimento: Província de Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(58)

Najibullah Haqqani Hydayetullah (também conhecido por Najibullah Haqani).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto das Finanças do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1964. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: a) Oriundo do Leste do Afeganistão, b) Membro do Conselho talibã na província de Kunar, Afeganistão, desde Maio de 2007, c) Primo de Moulavi Noor Jalal. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Najibullah Haqqani Hydayetullah também foi Ministro-Adjunto das Finanças do regime talibã. Esta designação foi aditada à lista em 18 de Julho de 2007. Em 27 de Setembro de 2007, a inclusão deste nome na lista foi adaptada, tendo sido suprimida a designação inicial de “Ministro-Adjunto das Obras Públicas do regime talibã”.

 

Najibullah Haqqani Hydayetullah fazia parte do conselho talibã na província de Kunar, Afeganistão, em Maio de 2007. É primo de Noor Jalal (TI.J.56.01).

 

Em Junho de 2008, os dirigentes talibã nomearam-no responsável das actividades militares na província de Kunar.

(59)

Gul Agha Ishakzai (também conhecido por a) Mulá Gul Agha, b) Mulá Gul Agha Akhund, c) Hidayatullah, d) Haji Hidayatullah, e) Hayadatullah).

Endereço: Paquistão. Data de nascimento: Aproximadamente 1972. Local de nascimento: Band-e-Timor, Kandahar, Afeganistão. Informações suplementares: Faz parte do recentemente criado Conselho dos talibã que assegura a coordenação da cobrança do zakat (imposto islâmico) na Província do Baluquistão, Paquistão. Data da designação da ONU:20.7.2010.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Gul Agha Ishakzai é o chefe da comissão financeira dos talibã e faz parte de um recém-criado conselho dos talibã que coordena a cobrança do zakat (imposto islâmico) na Província do Baluquistão (Paquistão). Recolheu também fundos para os ataques suicidas em Kandahar (Afeganistão), e esteve envolvido na disponibilização de fundos aos combatentes talibã e às suas famílias.

 

Amigo de infância do dirigente talibã mulá Mohammad Omar (TI.O.4.01.), Gul Agha Ishakzai actuou como principal responsável financeiro de Omar e como um dos seus conselheiros mais próximos. A dada altura, só quem tivesse obtido a sua aprovação era autorizado a encontrar-se com o mulá Omar. Vivia no palácio presidencial com Omar durante o regime talibã.

 

Em Dezembro de 2005, Gul Agha Ishakzai facilitou o transporte de pessoas e mercadorias para os campos de treino dos talibã; em finais de 2006, deslocou-se ao estrangeiro para obter peças de armamento.

(60)

Noor Jalal (também conhecido por Nur Jalal).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro Adjunto (Assuntos Administrativos) dos Assuntos Internos do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1960. Local de nascimento: Província de Kunar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Noor Jalal foi Ministro-Adjunto das Finanças do regime talibã; em Junho de 2008, os dirigentes talibã nomearam-no responsável dos assuntos militares para a província de Kunar. Também consta da lista o primo de Noor Jalal, Najibullah Haqqani Hydayetullah (TI.H.71.01), Ministro-Adjunto das Finanças do regime talibã.

(61)

Qudratullah Jamal ((também conhecido por Haji Sahib).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Informação do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1963. Local de nascimento: Gardez, Província de Paktia, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em Abril de 2009, os dirigentes talibã anunciaram a designação de Qudratullah Jamal como agente de ligação da organização com os seus apoiantes e simpatizantes em todo o mundo.

(62)

Saleh Mohammad Kakar (também conhecido por Saleh Mohammad).

Data de nascimento: Aproximadamente 1962. Local de nascimento: Nulgham Village, Distrito de Panjwai, Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: a) Dirigiu uma rede de contrabando organizada nas províncias de Kandahar e Helmand (Afeganistão); b) Antes disso dirigia laboratórios de transformação de heroína em Band-e-Timor, Kandahar (Afeganistão); c) Teve uma concessão automóvel em Kandahar (Afeganistão). Data da designação da ONU:4.11.2010.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Saleh Mohammad Kakar é um traficante de droga que dirigiu e organizou uma rede de contrabando nas Províncias de Kandahar e Helmand, Afeganistão, que satisfez as necessidades logísticas e financeiras dos talibã. Antes da sua detenção pelas autoridades afegãs, Saleh Mohammad Kakar dirigia na zona de Band-e-Timor da Província de Kandahar, laboratórios de transformação de heroína, que gozavam da protecção dos talibã.

 

Kakar esteve em contacto com altos dirigentes talibã, recolheu fundos por sua conta junto dos traficantes de droga e geriu e escondeu fundos pertencentes a altos responsáveis talibã. Era também responsável por facilitar o pagamento de impostos aos talibã em nome dos traficantes de droga. Kakar teve uma concessão automóvel em Kandahar e forneceu aos talibã veículos destinados a serem utilizados em ataques suicidas.

(63)

Rahamatullah Kakazada (também conhecido por a) Rehmatullah, b) Kakazada, c) Mulá Nasir).

Título: a) Maulavi b) Mulá. Motivos de inclusão na lista: Cônsul Geral, “Consulado Geral” talibã, Carachi, Paquistão. Data de nascimento: 1968. Local de nascimento: Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: D 000952 (passaporte afegão emitido em 7.1.1999). Informações suplementares: Governador talibã da província de Ghazni, Afeganistão, desde Maio de 2007. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(64)

Abdul Rauf Khadem.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Comandante do Corpo Central durante o regime talibã. Data de nascimento: entre 1958 e 1963. Local de nascimento: Uruzgan/Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

O corpo Central encontrava-se sob a alçada do Ministério da Defesa do regime talibã.

 

Em 2009, Abdul Rauf Khadem era o membro dos talibã responsável pela província de Logar.

 

Abdul Rauf Khadem foi o comandante militar de um conjunto de províncias do Afeganistão.

(65)

Khairullah Khairkhwah (também conhecido por mulá Khairullah Khairkhwah).

Título: a) Maulavi b) Mulá. Motivos de inclusão na lista: a) Governador da província de Herat (Afeganistão) durante o regime talibã, b) Porta-voz do regime talibã, c) Governador da província de Cabul durante o regime talibã, d) Ministro do Interior do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1963. Local de nascimento: distrito de Arghistan, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Detido. Em prisão preventiva desde Junho de 2007. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(66)

Abdul Razaq Akhund Lala Akhund.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: a) Ministro do Interior do regime talibã, b) Chefe da polícia de Cabul durante o regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1958. Local de nascimento: Distrito de Spin Boldak, província de Kandahar, Afeganistão, na zona de fronteira com o distrito de Chaman, Quetta, Paquistão. Informações suplementares: Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(67)

Jan Mohmmad Madani.

Título: Sr. Motivos de inclusão na lista: Adido Comercial, Embaixada talibã, Abu Dhabi. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(68)

Zia-ur-Rahman Madani (também conhecido por a) Ziaurrahman Madani, b) Zaia u Rahman Madani, c) Madani Saheb)

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Logar (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1960. Local de nascimento: Taliqan, Província de Takhar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: a) Envolvido no tráfico de droga, b) Responsável pelos assuntos militares talibã na província de Takhar, Afeganistão, desde Maio de 2007, c) Responsável pela província de Nangarhar. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(69)

Abdul Latif Mansur (também conhecido por Abdul Latif Mansoor).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Agricultura do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1968. Local de nascimento: distrito de Zurmat, província de Paktia, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Membro do “Conselho Miram Shah” dos talibã desde Maio de 2007. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em Maio de 2007 Abdul Latif Mansur era membro do “Conselho Miram Shah” dos talibã. Em 2009 era o governador-sombra talibã da província afegã de Nangarhar e, em meados do mesmo ano, chefe da comissão política dos talibã. Em Maio de 2010, Abdul Latif Mansur era comandante supremo dos talibã no leste do Afeganistão

(70)

Mohammadullah Mati.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro das Obras Públicas do regime talibã. Local de nascimento: distrito de Arghandab, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Mohammadullah Mati foi igualmente Ministro das Comunicações do regime talibã, sendo então conhecido por “Ahmadullah Mutie”.

(71)

Matiullah.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Director da Alfândega de Cabul durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1973. Local de nascimento: distrito de Daman, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(72)

Akhtar Mohammad Maz-Hari.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Adido para a Educação, “Consulado Geral” talibã, Peshawar, Paquistão. Data de nascimento: 1970. Local de nascimento: Kunduz, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: SE 012820 (passaporte afegão emitido em 4.11.2000). Informações suplementares: Alegadamente falecido em 2007. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(73)

Fazl Mohammad Mazloom (também conhecido por a) Molah Fazl, b) Fazel Mohammad Mazloom).

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Vice-Chefe do Estado-Maior do regime talibã. Data de nascimento: entre 1963 e 1968. Local de nascimento: Uruzgan, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Fazl Mohammad Mazloom era muito próximo de Mohammed Omar (TI.O.4.01), a quem ajudou a formar o governo talibã. Mazloom encontrava-se no campo de treino criado pela Al-Qaida (QE.A.4.01). Sabia que os talibã ajudavam o Movimento Islâmico do Uzbequistão (QE.I.10.01) sob forma de armas e apoio financeiro e logístico, em troca dos soldados que o movimento lhes fornecia.

 

Em Outubro de 2001, comandava cerca de 3 000 soldados talibã que combatiam na linha da frente na província de Takhar.

(74)

Nazar Mohammad.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Kunduz (Afeganistão) durante o regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(75)

Mohammad Homayoon.

Título: Eng. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Água e da Electricidade do regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(76)

Mohammad Shafiq Mohammadi.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Khost (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1948. Local de nascimento: província de Uruzgan, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(77)

Abdul Kabir Mohammad Jan (também conhecido por A. Kabir).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: a) Segundo Ministro-Adjunto, Assuntos Económicos, Conselho de Ministros do regime talibã, b) Governador da província de Nangarhar durante o regime talibã, c) Responsável máximo pela Zona Oriental durante o regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1963. Local de nascimento: tribo Zardran, província de Paktja, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: a) Participação activa em operações terroristas na parte oriental do Afeganistão, b) Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em Outubro de 2006, Abdul Kabir Mohammad Jan era membro do Conselho dos altos dirigentes talibã, conforme anunciado por Mohammed Omar (TI.O.4.01); foi nomeado comandante da zona oriental em Outubro de 2007.

(78)

Mohammad Rasul.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Nimroz (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: entre 1958 e 1963. Local de nascimento: distrito de Spinboldak, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(79)

Mohammad Wali.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Prevenção do Vício e da Propagação da Virtude do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1965. Local de nascimento: Província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Na sua qualidade de Ministro da Prevenção do Vício e da Propagação da Virtude do regime talibã, Mohammad Wali recorreu frequentemente à tortura e a outros meios para intimidar a população. Mohammad Wali continuou em actividade no movimento dos talibã na Província de Kandahar (Afeganistão), após a queda do regime talibã.

(80)

Mohammad Yaqoub.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Chefe do BIA durante o regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

A partir de 2009, Mohammad Yaqoub foi um dirigente talibã influente no distrito Yousef Khel da província de Paktika.

(81)

Amir Khan Motaqi (também conhecido por Amir Khan Muttaqi).

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: a) Ministro da Educação do regime talibã, b) Representante dos talibã nas conversações lideradas pela ONU durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: Província de Helmand, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Amir Khan Motaqi foi igualmente representante dos talibãs nas conversações conduzidas pela ONU durante o regime talibã.

 

Amir Khan Motaqi é considerado um membro destacado dos talibã; desempenhou igualmente as funções de Ministro da Informação e Cultura sob o regime talibã. Em Junho de 2007, Amir Khan Motaqi fazia parte de um conselho regional talibã.

(82)

Abdulhai Motmaen.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Director, Departamento da Informação e Cultura, Kandahar, Afeganistão durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1973. Local de nascimento: Província de Zabul, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Abdulhai Motmaen era o principal porta-voz dos talibã e fazia as declarações de política externa do regime. Era igualmente muito próximo de Mohammed Omar (TI.O.4.01)

(83)

Allah Dad Tayeb Wali Muhammad (também conhecido por a) Allah Dad Tayyab e b) Allah Dad Tabeeb).

Título: a) Mulá, b) Haji. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Comunicação do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1963. Local de nascimento: Cidade de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(84)

Najibullah Muhammad Juma (também conhecido por Najib Ullah).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Cônsul Geral, “Consulado Geral” talibã, Peshawar, Paquistão. Data de nascimento: 1954. Local de nascimento: Farah. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: 000737 (passaporte afegão emitido em 20.10.1996). Data da designação da ONU:25.1.2001.

(85)

Mohammad Naim (também conhecido por Mulá Naeem).

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Aviação Civil do regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Mohammad Naim é membro do “Conselho Gerdi Jangal” dos talibã e antigo adjunto de Akhtar Mohammad Mansour Shah Mohammed (TI.M.11.01), figura importante do conselho dos dirigentes talibã. Mohammad Naim comanda uma base militar situada na zona de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

(86)

Nik Mohammad.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto do Comércio do regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Nik Mohammad foi incluído na lista em 31 de Janeiro de 2001 na qualidade de Ministro-Adjunto do Comércio do regime talibã, pelo que lhe são aplicáveis as disposições das resoluções 1267 (1999) e 1333 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas relativas aos actos e actividades das autoridades talibã.

(87)

Hamdullah Nomani.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Alto Funcionário do Ministério da Educação Superior durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: Província de Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(88)

Mohammad Aleem Noorani.

Título: Mufti. Motivos de inclusão na lista: Primeiro Secretário, “Consulado Geral” talibã, Carachi. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(89)

Nurullah Nuri.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: a) Governador da província de Balk (Afeganistão) durante o regime talibã, b) Chefe da Zona Norte durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1958. Local de nascimento: distrito de Shahjoe, província de Zabul, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(90)

Abdul Manan Nyazi (também conhecido por a) Abdul Manan Nayazi, b) Abdul Manan Niazi, c) Baryaly, d) Baryalai).

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Cabul durante o regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1968. Local de nascimento: Distrito de Pashtoon Zarghoon, província de Herat, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: membro dos talibã responsável pela província de Herat. Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Durante o regime talibã, Abdul Manan Nyazi desempenhou igualmente as funções de porta-voz e de governador das províncias de Mazar-e-Sharif e Cabul.

 

A partir de meados de 2009 foi comandante supremo dos talibã na parte oeste do Afeganistão, actuando nas províncias de Farah, Herat e Nimroz.

 

Em Maio de 2010 era membro de um conselho regional de talibã; nomeado governador talibã da província de Herat.

 

Abdul Manan Nyazi é um comandante talibã implicado no transporte de bombistas suicidas para o Afeganistão.

(91)

Mohammed Omar.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Comandante dos Fiéis (Amir ul-Mumineen), Afeganistão. Data de nascimento: Aproximadamente 1966. Local de nascimento: província de Uruzgan, aldeia de Adehrawood. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Mohammed Omar ostenta o título de “comandante dos fiéis do Emirato Islâmico do Afeganistão” e, na hierarquia talibã, é o chefe supremo do movimento. Deu abrigo a Osama bin Laden (QI.B.8.01) e à sua rede Al-Qaida (QE.A.4.01) durante os anos que antecederam os atentados do 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos. A partir de 2001, tem orientado as operações dos talibã contra o Governo do Afeganistão e os seus aliados no Afeganistão.

 

Mohammed Omar tem sob o seu comando outros destacados dirigentes militares da região como Jalaluddin Haqqani (TI.H.40.01). Gulbuddin Hekmatyar (QI.H.88.03) também colaborou com Mohammed Omar e com os talibã.

(92)

Abdul Jabbar Omari.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Baghlan (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1958. Local de nascimento: Zabul, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em Junho de 2008, Abdul Jabbar Omari era adjunto de Amir Khan Haqqani e comandante de um grupo armado no distrito de Siuri (província de Zabul). Nessa altura, para reforçarem as suas actividades na zona, os dirigentes talibã nomearam-no governador-sombra da província de Zabul.

(93)

Mohammad Ibrahim Omari (também conhecido por Ibrahim Haqqani)

Título: Alhaj. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto dos Assuntos das Fronteiras do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1958. Local de nascimento: Garda Saray, distrito de Wasa Zadran, província de Paktia, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: irmão de Jalaluddin Haqqabi. Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(94)

Nooruddin Turabi Muhammad Qasim (também conhecido por Noor ud Din Turabi).

Título: a) Mulá b) Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Justiça do regime talibã. Data de nascimento: aproximadamente 1963. Local de nascimento: a) Kandahar, Afeganistão, b) Distrito de Chora, província de Uruzgan, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Detido em Setembro de 2006. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em meados de 2009, Nooruddin Turabi Muhammad Qasim foi nomeado comandante militar dos talibã no Afeganistão. Nomeado adjunto do chefe supremo do movimento, Mohammed Omar (TI.O.4.01), participou nas reuniões da Shura talibã no início de 2009.

(95)

Abdul Salam Hanafi Ali Mardan Qul (também conhecido por a) Abdussalam Hanifi, b) Hanafi Saheb).

Título: a) Mulá b) Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Educação do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: Distrito de Darzab, distrito de Faryab, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: a) Membro dos talibã responsável pelo Norte do Afeganistão desde Maio de 2007, b) Implicado no tráfico de droga. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em Maio de 2007, os dirigentes talibã encarregaram Abdul Salam Hanafi Ali Mardan Qul de dirigir a província de Jawzujan. Nessa altura, era também o membro dos talibã responsável pelo Norte do Afeganistão. Estará provavelmente implicado no tráfico de droga.

(96)

Abdul Ghafar Qurishi (também conhecido por Abdul Ghaffar Qureshi).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Adido para a Repatriação, “Embaixada” talibã, Islamabade. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(97)

Yar Mohammad Rahimi.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Comunicação do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1953. Local de nascimento: distrito de Panjwaee, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(98)

Mohammad Hasan Rahmani.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Kandahar (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1963. Local de nascimento: distrito de Panjwae, província de Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(99)

Habibullah Reshad.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Chefe do Departamento de Investigação durante o regime talibã. Data de nascimento: entre 1968 e 1973. Local de nascimento: Província de Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(100)

Abdulhai Salek.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Uruzgan (Afeganistão) sob o regime talibã. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Alegadamente falecido. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(101)

Sanani.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Chefe da Dar-ul-Efta durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1923. Local de nascimento: Província de Zabul, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

O lugar de chefe da Dar-ul-Efta detido por Sanani recaía sob a alçada do Supremo Tribunal do regime talibã.

(102)

Noor Mohammad Saqib.

Motivos de inclusão na lista: Juiz Presidente do Supremo Tribunal durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1958. Local de nascimento: distrito de Bagrami, província de Cabul, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Noor Mohammad Saqib é um dos dirigentes talibã e preside ao Comité Religioso, equivalente do poder judiciário dentro do movimento.

(103)

Ehsanullah Sarfida.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Segurança (Informações) do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1963. Local de nascimento: distrito de Qarabagh, província de Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Ehsanullah Sarfida foi também presidente do Banco Central dos talibã. Foi posteriormente nomeado administrador das províncias capturadas. Era membro da Shura Suprema dos talibã.

 

No âmbito da Al-Qaida (QE.A.4.01), Ehsanullah Sarfida apoiou os talibã, fornecendo-lhes armas e dinheiro. Em meados de 2007, era o chefe do distrito de Marja, na província de Helmand, Afeganistão.

(104)

Saduddin Sayyed (também conhecido por a) Sadudin Sayed, b) Sadruddin).

Título: a) Maulavi, b) Alhaj, c) Mulá. Motivos de inclusão na lista: a) Vice-Ministro do Trabalho e Assuntos e Sociais do regime talibã, b) Presidente do Município de Cabul durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: Distrito de Chaman, Paquistão. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Saduddin Sayyed foi também Vice-Ministro do Trabalho e Assuntos e Sociais do regime talibã. A lista foi adaptada em 8 de Março de 2001 de modo a incluir esta informação.

(105)

Qari Abdul Wali Seddiqi.

Motivos de inclusão na lista: Terceiro Secretário durante o regime talibã. Data de nascimento: 1974. Local de nascimento: Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: D.000769 (passaporte afegão emitido em 2.2.1997). Data da designação da ONU:25.1.2001.

(106)

Abdul Wahed Shafiq.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Vice-Governador da província de Cabul (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: província de Ningarhar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(107)

Said Ahmed Shahidkhel.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Educação (regime talibã). Data de nascimento: aproximadamente 1975. Local de nascimento: Província de Ghazni, centro do Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Em Julho de 2003, encontrava-se em situação de prisão preventiva em Cabul, no Afeganistão. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(108)

Akhtar Mohammad Mansour Shah Mohammed (também conhecido por a) Akhtar Mohammad Mansour Khan Muhammad, b) Akhtar Muhammad Mansoor, c) Akhtar Mohammad Mansoor).

Título: a) Maulavi, b) Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Aviação Civil e dos Transportes do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1960. Local de nascimento: a) Kandahar, Afeganistão, b) Kalanko Joftian, distrito de Zurmat, província de Paktia, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: a) Repatriado para o Afeganistão em Setembro de 2006, b) Dirigente talibã, c) Implicado no tráfico de droga, d) Tem desenvolvido actividades nas províncias de Khost, Paktia e Paktika, Afeganistão, desde Maio de 2007, e)“Governador” talibã de Kandahar desde Maio de 2007. Data da designação da ONU:25.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Akhtar Mohammad Mansour Shah Mohammed é um destacado dirigente dos talibã. Detido no Paquistão, foi repatriado para o Afeganistão em Setembro de 2006. Implicado no tráfico de droga desde Maio de 2007 nas províncias afegãs de Khost, Paktia e Paktika. Foi ainda “governador” talibã de Kandahar desde Maio de 2007.

 

Esteve activamente implicado em actividades antigovernamentais; nomeadamente, recrutava pessoas para lutarem pelo regime talibã contra o Governo afegão e a Força Internacional de Assistência à Segurança.

 

Em meados de 2009, Akhtar Mohammad Mansour Shah Mohammed era vice-chefe da Shura Suprema dos talibã. É membro do Conselho de Direcção dos talibã; foi designado Chefe dos Assuntos Militares do “Conselho Gerdi Jangal” dos talibã antes de ser nomeado adjunto de Mohammed Omar (TI.O.4.01) em Março de 2010. Em 2010, Akhtar Mohammad Mansour Shah Mohammed era directamente responsável pelas actividades dos talibã em quatro províncias do Sul do Afeganistão; no início do mesmo ano, foi nomeado chefe da Shura civil do movimento.

(109)

Shamsudin.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da Província de Wardak (Maidan) (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: distrito de Keshim, província de Badakhshan, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(110)

Mohammad Sharif.

Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto dos Assuntos Internos do regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(111)

Shams Ur-Rahman Sher Alam (também conhecido por a) Shamsurrahman, b) Shams-u-Rahman).

Título: a) Mulá b) Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Agricultura do regime talibã. Local de nascimento: distrito de Suroobi, província de Cabul, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: a) Pensa-se que se encontra na zona da fronteira Afeganistão/Paquistão, b) Implicado no tráfico de droga. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em Junho de 2007, Shams ur-Rahman Sher Alam era o responsável talibã da província de Cabul. Encarregado das operações militares dos talibã na cidade e nos arredores de Cabul, esteve implicado em muitos atentados.

(112)

Abdul Ghafar Shinwari.

Título: Haji. Motivos de inclusão na lista: Terceiro Secretário, “Consulado Geral” talibã, Carachi, Paquistão. Data de nascimento:29.3.1965. Local de nascimento: Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: D 000763 (emitido em 9.1.1997). Data da designação da ONU:25.1.2001.

(113)

Mohammad Sarwar Siddiqmal.

Motivos de inclusão na lista: Terceiro Secretário, “Embaixada” talibã, Islamabade. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(114)

Sher Mohammad Abbas Stanekzai.

Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Saúde Pública do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1963. Local de nascimento: Província de Logar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(115)

Taha.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Paktia (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1963. Local de nascimento: província de Ningarhar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Em finais de 2001, Taha foi também “governador” da província de Kunar durante o regime talibã, que em Setembro de 2009 lhe confiou a responsabilidade da província de Wardak.

(116)

Tahis.

Título: Hadji. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Aviação Civil do regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:31.1.2001.

(117)

Abdul Raqib Takhari.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro da Repatriação do regime talibã. Data de nascimento: entre 1968 e 1973. Local de nascimento: Província de Takhar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(118)

Walijan.

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Governador da província de Jawzjan (Afeganistão) durante o regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1968. Local de nascimento: Quetta, Paquistão. Data da designação da ONU: 23.2.2001.

(119)

Nazirullah Hanafi Waliullah (também conhecido por Nazirullah Aanafi Waliullah).

Título: a) Maulavi, b) Haji. Motivos de inclusão na lista: Adido Comercial, “Embaixada” talibã, Islamabade, Paquistão. Data de nascimento: 1962. Local de nascimento: Kandahar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: D.000912 (passaporte afegão emitido em 30.6.1998). Informações suplementares: Repatriado para o Afeganistão em Outubro de 2006. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(120)

Abdul-Haq Wassiq (também conhecido por Abdul-Haq Wasseq).

Título: Maulavi. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto da Segurança (Informações) do regime talibã. Data de nascimento: Aproximadamente 1975. Local de nascimento: província de Ghazni, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:31.1.2001.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

Abdul-Haq Wassiq está ligado a Gulbuddin Hekmatyar (QI.H.88.03). Durante o regime talibã, exerceu sucessivos cargos de comandante local nas províncias de Nimroz e Kandahar. Em seguida, tornou-se Director-Geral Adjunto das Informações, sob a autoridade de Qari Ahmadullah (TI.A.81.01). Nessa qualidade, esteve encarregado das relações com os combatentes estrangeiros ligados à Al-Qaida e dos seus campos de treino no Afeganistão. Era também conhecido pelos seus métodos repressivos contra os opositores aos talibã no Sul do Afeganistão.

(121)

Mohammad Jawad Waziri.

Motivos de inclusão na lista: Departamento da ONU, Ministério dos Negócios Estrangeiros do regime talibã. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:23.2.2001.

(122)

Sangeen Zadran (também conhecido por a) Sangin, b) Sangin Zadran, c) Sangeen Khan Zadran, d) Sangeen e) Fateh). Título: a) Maulavi (alternativa de ortografia: Maulvi) b) Mulá Data de nascimento: a) Aproximadamente 1976 b) Aproximadamente 1979. Local de nascimento: Tang Stor Khel, distrito de Ziruk, província de Paktika, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Informações suplementares: Governador-sombra da província afegã de Paktika e comandante da rede Haqqani, grupo de militantes ligados aos Talibã que opera na zona de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Braço-direito de Sirajuddin Lallaloudine Haqqani. Data da designação da ONU:16.8.2011.

Informações suplementares provenientes do resumo descritivo dos motivos de inclusão na lista fornecido pelo Comité das Sanções:

 

Sangeen Zadran é um dos chefes dos insurrectos na província afegã de Paktika e um dos comandantes da rede Haqqani, grupo de militantes ligados aos Talibã que opera na zona de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão e que tem estado na primeira linha das actividades dos insurrectos no Afeganistão, sendo responsável por uma série de atentados de grande envergadura. Zadran é o braço-direito do chefe da rede Haqqani, Sirajuddin Haqqani (TI.H.144.07).

 

Sangeen Zadran ajuda a dirigir os ataques no Sudeste do Afeganistão e terá planeado e coordenado a chegada de combatentes estrangeiros ao Afeganistão, esteve também implicado em muitos atentados com engenhos explosivos artesanais.

 

Além desses atentados, Sangeen Zadran também participou no rapto de afegãos e de cidadãos estrangeiros na zona de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

(123)

Abdul Rahman Zahed (também conhecido por Abdul Rehman Zahid).

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Ministro-Adjunto dos Negócios Estrangeiros do regime talibã. Data de nascimento: entre 1963 e 1968. Local de nascimento: Província de Logar, distrito de Khawar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Data da designação da ONU:25.1.2001.

(124)

Mohammad Zahid.

Título: Mulá. Motivos de inclusão na lista: Terceiro Secretário, “Embaixada” talibã, Islamabade, Paquistão. Data de nascimento: 1971. Local de nascimento: Logar, Afeganistão. Nacionalidade: afegã. Passaporte n.o: D 001206 (emitido em 17.7.2000). Data da designação da ONU:25.1.2001.

B.

Entidades e outros grupos e empresas associados aos talibã»


Top