Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 32011D0101

    Decisão 2011/101/PESC do Conselho, de 15 de Fevereiro de 2011 , relativa a medidas restritivas contra o Zimbabué

    JO L 42 de 16.2.2011, p. 6–23 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

    Este documento foi publicado numa edição especial (HR)

    Legal status of the document In force: This act has been changed. Current consolidated version: 06/02/2024

    ELI: http://data.europa.eu/eli/dec/2011/101(1)/oj

    16.2.2011   

    PT

    Jornal Oficial da União Europeia

    L 42/6


    DECISÃO 2011/101/PESC DO CONSELHO

    de 15 de Fevereiro de 2011

    relativa a medidas restritivas contra o Zimbabué

    O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

    Tendo em conta o Tratado da União Europeia, nomeadamente o artigo 29.o,

    Considerando o seguinte:

    (1)

    Em 19 de Fevereiro de 2004, o Conselho adoptou a Posição Comum 2004/161/PESC que renova as medidas restritivas contra o Zimbabué (1).

    (2)

    A Decisão 2010/92/PESC do Conselho (2), adoptada em 15 de Fevereiro de 2010, prorrogou as medidas restritivas previstas na Posição Comum 2004/161/PESC até 20 de Fevereiro de 2011.

    (3)

    Com base no reexame da Posição Comum 2004/161/PESC, as medidas restritivas deverão ser prorrogadas até 20 de Fevereiro de 2012.

    (4)

    No entanto, deixou de haver motivos para manter certas pessoas na lista de pessoas e entidades a que são aplicáveis as medidas restritivas previstas na Posição Comum 2004/161/PESC.

    (5)

    As medidas de execução da União constam do Regulamento (CE) n.o 314/2004 do Conselho, de 19 de Fevereiro de 2004 relativo a certas medidas restritivas respeitantes ao Zimbabué (3),

    ADOPTOU A PRESENTE DECISÃO:

    Artigo 1.o

    Para efeitos da presente decisão, entende-se por «assistência técnica» o apoio técnico relacionado com a reparação, o desenvolvimento, o fabrico, a montagem, ensaios, a manutenção, ou qualquer outro serviço técnico, podendo assumir formas como a instrução, a assessoria, a formação, a transmissão de conhecimentos práticos ou de capacidades ou serviços de consultoria; a assistência técnica inclui assistência sob a forma verbal.

    Artigo 2.o

    1.   A venda, o fornecimento, a transferência ou a exportação para o Zimbabué de armamento e material conexo de qualquer tipo, incluindo armas e munições, veículos e equipamentos militares, equipamentos paramilitares e respectivas peças sobresselentes, bem como equipamento que possa ser utilizado para fins de repressão interna:

    a)

    Por nacionais dos Estados-Membros,

    b)

    A partir dos territórios dos Estados-Membros, ou

    c)

    Utilizando navios ou aviões de bandeira dos Estados-Membros,

    são proibidos, independentemente de serem ou não originários dos territórios dos Estados-Membros.

    2.   É proibido:

    a)

    Prestar, vender, fornecer ou transferir assistência técnica, serviços de intermediação e outros serviços relacionados com actividades militares e com o fornecimento, o fabrico, a manutenção e a utilização de armamento e material conexo de qualquer tipo, incluindo armas e munições, veículos e equipamentos militares, equipamentos paramilitares e respectivas peças sobresselentes, directa ou indirectamente, a qualquer pessoa, entidade ou organismo do Zimbabué ou para utilização neste país;

    b)

    Financiar ou prestar assistência financeira relativamente a actividades militares, incluindo, em especial, subvenções, empréstimos e seguros de crédito à exportação, para qualquer venda, fornecimento, transferência ou exportação de armamento e material conexo, bem como de equipamento que possa ser utilizado para fins de repressão interna, directa ou indirectamente, a qualquer pessoa, entidade ou organismo do Zimbabué ou para utilização neste país.

    Artigo 3.o

    1.   O artigo 2.o não se aplica:

    a)

    À venda, ao fornecimento, à transferência ou à exportação de equipamento militar não letal, ou de equipamento que possa ser utilizado para fins de repressão interna, destinado exclusivamente a ser utilizado para fins humanitários ou de protecção, ou no âmbito de programas de desenvolvimento institucional da ONU e da UE, ou de material destinado a ser utilizado em operações de gestão de crises conduzidas pela UE e pela ONU;

    b)

    Ao financiamento e à prestação de assistência financeira relacionados com o referido equipamento;

    c)

    À prestação de assistência técnica relacionada com o referido equipamento desde que as exportações em causa tenham sido previamente aprovadas pela autoridade competente.

    2.   O artigo 2.o não se aplica ao vestuário de protecção, incluindo coletes à prova de bala e capacetes militares, temporariamente exportado para o Zimbabué pelo pessoal da ONU, pelo pessoal da UE ou dos seus Estados-Membros, pelos representantes dos meios de comunicação social e pelos trabalhadores das organizações humanitárias e de desenvolvimento, bem como pelo pessoal a eles associado, exclusivamente para seu uso pessoal.

    Artigo 4.o

    1.   Os Estados-Membros tomam as medidas necessárias para impedir a entrada no seu território ou o trânsito pelo mesmo dos membros do Governo do Zimbabué e das pessoas singulares que lhes estão associadas, bem como de outras pessoas singulares envolvidas em actividades que ponham em grave perigo a democracia, o respeito pelos Direitos Humanos e o Estado de Direito no Zimbabué. A lista das pessoas a que se refere o presente número figura no anexo.

    2.   O n.o 1 não obriga os Estados-Membros a recusar a entrada dos seus próprios nacionais no seu território.

    3.   O n.o 1 aplica-se sem prejuízo dos casos em que um Estado-Membro esteja sujeito a uma obrigação de direito internacional, a saber:

    a)

    Enquanto país anfitrião de uma organização intergovernamental internacional;

    b)

    Enquanto país anfitrião de uma conferência internacional organizada pelas Nações Unidas ou sob os auspícios desta;

    c)

    Nos termos de um acordo multilateral que confira privilégios e imunidades; ou

    d)

    Nos termos do Tratado de Latrão, de 1929, celebrado entre a Santa Sé (Estado da Cidade do Vaticano) e a Itália.

    O Conselho deve ser devidamente informado em cada um destes casos.

    4.   O n.o 3 aplica-se também nos casos em que um Estado-Membro seja o país anfitrião da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

    5.   Os Estados-Membros podem conceder isenções às medidas previstas no n.o 1 sempre que a viagem se justifique por razões humanitárias urgentes e imperiosas, ou, excepcionalmente, para efeito de participação em reuniões intergovernamentais, incluindo as promovidas pela União Europeia, em que se desenvolva um diálogo político que promova directa, imediata e significativamente a democracia, os Direitos Humanos e o Estado de Direito no Zimbabué.

    6.   Os Estados-Membros que desejem conceder as isenções a que se refere o n.o 5 devem notificar o Conselho por escrito. A isenção considera-se concedida, salvo se um ou mais membros do Conselho levantarem objecções por escrito no prazo de 48 horas a contar da recepção da notificação da isenção proposta. Caso um ou mais membros do Conselho levantem objecções, a isenção não é concedida, salvo se um Estado-Membro desejar concedê-la por razões humanitárias urgentes e imperiosas. Nesse caso, o Conselho, deliberando por maioria qualificada, pode decidir conceder a isenção proposta.

    7.   Quando, ao abrigo dos n.os 3 a 6, um Estado-Membro autorizar a entrada no seu território ou o trânsito pelo mesmo de pessoas cujos nomes constam do anexo, a autorização fica estritamente limitada ao fim para que foi concedida e às pessoas a que diz directamente respeito.

    Artigo 5.o

    1.   São congelados todos os fundos e recursos económicos que sejam propriedade de membros do Governo do Zimbabué ou de qualquer das pessoas singulares ou colectivas, entidades ou organismos a eles associados, ou que sejam propriedade de outras pessoas singulares ou colectivas envolvidas em actividades que ponham em grave perigo a democracia, o respeito pelos Direitos Humanos e o Estado de Direito no Zimbabué. A lista das pessoas e entidades a que se refere o presente número figura no anexo.

    2.   É proibido colocar, directa ou indirectamente, fundos ou recursos económicos à disposição ou por conta das pessoas singulares ou colectivas, entidades ou organismos enumerados no anexo.

    3.   Podem ser concedidas excepções para fundos ou recursos económicos:

    a)

    Necessários para cobrir despesas de base, incluindo os pagamentos de géneros alimentícios, rendas ou empréstimos hipotecários, medicamentos e tratamentos médicos, impostos, apólices de seguro e serviços públicos;

    b)

    Destinados exclusivamente ao pagamento de honorários profissionais razoáveis e ao reembolso de despesas relacionadas com a prestação de serviços jurídicos;

    c)

    Destinados exclusivamente ao pagamento de encargos ou taxas de serviço relacionadas com a manutenção ou gestão normal de fundos ou de recursos económicos congelados; ou

    d)

    Necessários para cobrir despesas extraordinárias.

    4.   O n.o 2 não se aplica ao crédito, em contas congeladas, de:

    a)

    Juros ou outros rendimentos dessas contas; ou

    b)

    Pagamentos devidos ao abrigo de contratos ou acordos celebrados ou de obrigações contraídas antes da data em que essas contas tenham ficado sujeitas a medidas restritivas

    desde que tais juros, outros rendimentos e pagamentos continuem a estar sujeitos ao n.o 1.

    Artigo 6.o

    1.   O Conselho, sob proposta de um Estado-Membro ou da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, adopta as eventuais alterações à lista constante do anexo de acordo com a evolução política no Zimbabué.

    2.   O Conselho comunica a sua decisão, incluindo os motivos que a fundamentam, à pessoa ou entidade em causa, quer directamente, se o seu endereço for conhecido, quer através da publicação de um anúncio, dando-lhe a oportunidade de apresentar as suas observações.

    3.   Se forem apresentadas observações ou novas provas concretas, o Conselho deve rever a sua decisão e informar em conformidade a pessoa ou entidade em causa.

    Artigo 7.o

    1.   O anexo deve incluir os motivos para a inclusão das pessoas singulares e colectivas e das entidades na lista.

    2.   O anexo deve conter igualmente, sempre que estejam disponíveis, as informações necessárias para identificar as pessoas singulares e colectivas e as entidades em causa. Tratando-se de pessoas singulares, essas informações podem compreender o nome, incluindo os pseudónimos, a data e o local de nascimento, a nacionalidade, os números de passaporte e bilhete de identidade, o sexo, o endereço e a profissão ou as funções exercidas. Tratando-se pessoas colectivas e de entidades, as informações podem compreender o nome, o local e a data e o número de registo, bem como o local de actividade.

    Artigo 8.o

    A fim de maximizar o impacto das medidas acima referidas, a União incentiva os Estados terceiros a adoptarem medidas restritivas semelhantes às previstas na presente decisão.

    Artigo 9.o

    É revogada a Posição Comum 2004/161/PESC.

    Artigo 10.o

    1.   A presente decisão entra em vigor na data da sua adopção.

    2.   A presente decisão é aplicável até 20 de Fevereiro de 2012.

    A presente decisão fica sujeita a reexame permanente e deve ser prorrogada ou alterada, conforme adequado, caso o Conselho considere que os seus objectivos não foram atingidos.

    Feito em Bruxelas, em 15 de Fevereiro de 2011.

    Pelo Conselho

    O Presidente

    MATOLCSY Gy.


    (1)  JO L 50 de 20.2.2004, p. 66.

    (2)  JO L 41 de 16.2.2010, p. 6.

    (3)  JO L 55 de 24.2.2004, p. 1.


    ANEXO

    LISTA DE PESSOAS E ENTIDADES A QUE SE REFEREM OS ARTIGOS 4.o E 5.o .

    I.   Pessoas

     

    Nome (event. também conhecido por – t.c.p.)

    Informação de Identificação

    Motivos

    1.

    Mugabe, Robert Gabriel

    Presidente, nascido em 21.2.1924.

    Passaporte n.o AD001095.

    Chefe de Governo e responsável por acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    2.

    Abu Basutu, Titus MJ

    General da Força Aérea, Matebele Sul.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    3.

    Barwe, Reuben

    Jornalista na Zimbabwe Broadcasting Corporation, nascido em 19.3.1953.

    Passaporte BN311374.

    Instigou a campanha de terror conduzida antes e durante as eleições de 2008.

    4.

    Bonyongwe, Happyton

    Director-Geral da Organização Central de Informações, nascido em 6.11.1960.

    Passaporte n.o AD002214.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    5.

    Bredenkamp, John Arnold

    Empresário, nascido em 11.08.1940;

    Passaportes: Países Baixos (1285143, caducado), Zimbabué (Z01024064, Z153612), Suriname (367537C).

    Empresário com fortes ligações ao Governo do Zimbabué. Facultou apoio financeiro (e outro) ao regime, nomeadamente através das suas empresas, (ver também os pontos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 12, 14, 18, 21, 22, 24, 25, 27, 28 na parte II).

    6.

    Buka (t.c.p. Bhuka), Flora

    Gabinete do Presidente, ex-Ministra de Estado para os Assuntos Especiais, responsável pelos Programas Rurais e de Repovoamento (ex-Ministra de Estado para a Reforma Agrária, no Gabinete do Presidente), nascida em 25.2.1968.

    Ex-Membro do Governo e envolvida em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    7.

    Bvudzijena, Wayne

    Vice-Comandante da Polícia, Porta-Voz da Polícia.

    Membro das forças de segurança com grande responsabilidade na defesa de graves violações dos direitos humanos.

    8.

    Chapfika, David

    Ex-Vice-Ministro da Agricultura (antigo Vice-Ministro das Finanças), nascido em 7.4.1957.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    9.

    Charamba, George

    Secretário Permanente, Departamento da Informação e Publicidade, nascido em 4.4.1963;

    Passaporte n.o AD002226.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    10.

    Chidarikire, Faber Edmund

    Governador Provincial de Mashona Ocidental, ex-Presidente da Câmara de Chinhoyi, nascido em 6.6.1946.

    Ligações ao Governo.

    11.

    Chigudu, Tinaye

    Ex-Governador Provincial de Manica.

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    12.

    Chigwedere, Aeneas Soko

    Governador Provincial de Mashona Oriental, ex-Ministro, nascido em 25.11.1939.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    13.

    Chihota, Phineas

    Vice-Ministro da Indústria e do Comércio Internacional.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    14.

    Chihuri, Augustine

    Comandante da Polícia, nascido em 10.3.1953.

    Membro das forças de segurança com grande responsabilidade por graves violações da liberdade de reunião pacífica.

    15.

    Chimbudzi, Alice

    Membro do Comité do Politburo do ZANU (PF).

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    16.

    Chimedza, Paul

    Presidente da Associação Médica do Zimbabué, médico, nascido em 29.6.1967.

    Envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    17.

    Chimutengwende, Chenhamo Chekezha

    Ex-Ministro de Estado dos Assuntos Públicos e Interactivos (ex-Ministro da Informação, ex-Ministro dos Correios e Telecomunicações), nascido em 28.8.1943.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    18.

    Chinamasa, Monica

    Presidente da National Farmers’ Union do Zimbabué, casado com Patrick Chinamasa, nascida em 1950.

    Apoiante e beneficiária do regime através da sua estreita ligação a um elemento-chave do Governo e envolvida em acções que atentam gravemente contra o Estado de direito.

    19.

    Chinamasa, Patrick Anthony

    Ministro da Justiça e dos Assuntos Jurídicos e Parlamentares, nascido em 25.1.1947.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    20.

    Chindori-Chininga, Edward Takaruza

    Ex-Ministro das Minas e do Desenvolvimento Mineiro, nascido em 14.3.1955.

    Ex-membro do Governo, com ligações a este último.

    21.

    Chinotimba, Joseph

    Vice-Presidente da National Liberation War Veterans Association do Zimbabué, dirigente da milícia ZANU-PF.

    Envolvido em actividades que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito, incluindo a participação directa na campanha de terror que precedeu e acompanhou as eleições.

    22.

    Chipanga, Tongesai Shadreck

    Ex-Vice-Ministro do Interior, nascido em 10.10.1940.

    Ex-membro do Governo, ao qual continua ligado.

    23.

    Chipwere, Augustine

    Coronel, Bindura Sul.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    24.

    Chiremba, Mirirai

    Director da Informação Financeira do Reserve Bank of Zimbabwe (Banco central), nascido em 14.05.1962.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    25.

    Chitakunye, Eliphas

    Tribunal Superior de Justiça.

    Recusou a autorização para investigar raptos e torturas cometidos por agentes de segurança.

    26.

    Chiwenga, Constantine

    General, Comandante das Forças de Defesa do Zimbabué (ex-Tenente-General, Comandante do Exército), nascido em 25.8.1956.

    Membro das forças de segurança e cúmplice na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    27.

    Chiwenga, Jocelyn

    Empresária, nascida em 19.5.1955, casada com o General Chiwenga, Comandante das Forças de Defesa.

    Envolvida em actividades que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito,

    28.

    Chiweshe, George

    Presidente da Comissão Eleitoral do Zimbabué (Juiz do Supremo Tribunal e Presidente do controverso Comité de Delimitação), nascido em 4.6.1953.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    29.

    Chiwewe, Willard

    Ex-Governador Provincial de Masvingo (ex-Secretário Principal responsável pelos Assuntos Especiais no Gabinete do Presidente), nascido em 19.3.1949.

    Ex-membro do Governo, com ligações a este último e com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    30.

    Chombo, Ignatius Morgan Chiminya

    Ministro da Administração Local, das Obras Públicas e Desenvolvimento Urbano, nascido em 1.8.1952.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    31.

    Deketeke, Pikirayi

    Presidente da Broadcasting Authority do Zimbabué e editor do jornal oficial pró-governamental «The Herald».

    Ligações ao Governo e envolvido em actividades que atentam gravemente contra a liberdade de expressão e de informação.

    32.

    Dinha, Martin

    Governador Provincial de Mashona Central.

    Ligações ao Governo.

    33.

    Dube, Tshinga Judge

    Dirigente das Zimbabwe Defence Industries e da ZANU (PF), candidato às eleições parlamentares, coronel na reserva, nascido em 3.7.1941.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    34.

    Goche, Nicholas Tasunungurwa

    Ministro da Função Pública, do Trabalho e da Segurança Social (ex-Ministro de Estado da Segurança Nacional no Gabinete do Presidente), nascido em 1.8.1946.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    35.

    Gono, Gideon

    Governador do Reserve Bank of Zimbabwe (Banco central), nascido em 29.11.59.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    36.

    Gumbo, Rugare Eleck Ngidi

    Ex-Ministro da Agricultura (ex-Ministro do Desenvolvimento Económico), nascido em 8.3.1940.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    37.

    Gurira, Cephas T.

    Coronel, Mhondoro Mubaira.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    38.

    Gwekwerere, Stephen

    Coronel, Chinhoyi.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    39.

    Hungwe, Josaya (t.c.p. Josiah) Dunira

    Ex-Governador Provincial de Masvingo, nascido em 7.11.1935.

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    40.

    Huni, Munyaradzi

    Jornalista do jornal oficial pró-governamental «The Herald», nascido em 24.7.1973,

    passaporte n.o BN160327.

    Instigou a campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    41.

    Kachepa, Newton

    Deputado por Mudzi Setentrional.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e depois das eleições.

    42.

    Karakadzai, Mike Tichafa

    Brigadeiro-general da Força Aérea, Província Metropolitana de Harare.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    43.

    Karimanzira, David Ishemunyoro Godi

    Governador Provincial de Harare e Secretário para os Assuntos Financeiros no Politburo do ZANU (PF), nascido em 25.5.1947.

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    44.

    Kasukuwere, Saviour

    Vice-Ministro da Formação da Juventude e da Criação de Emprego e Subsecretário da Juventude no Politburo do ZANU (PF), nascido em 23.10.1970.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    45.

    Kazangarare, Jawet

    Conselheiro da ZANU (PF) em Hurungwe Setentrional e veterano de guerra.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    46.

    Kazembe, Joyce Laetitia

    Vice-Presidente da Comissão Eleitoral do Zimbabué e Presidente da «Media Monitoring Commission» do ZEC.

    Co-responsável pelo processo eleitoral fraudulento de 2008.

    47.

    Kereke, Munyaradzi

    Conselheiro principal do governador do Reserve Bank of Zimbabwe (Banco central), nascido em 29.7.72.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    48.

    Khumalo, Sibangumuzi

    Brigadeiro-General, Matebele Norte.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    49.

    Kunonga, Nolbert (t.c.p. Nobert)

    Auto-proclamado bispo anglicano.

    Apoiante fervoroso do regime. Os seus seguidores têm recebido apoio da polícia ao perpetrar actos de violência.

    50.

    Kwainona, Martin

    Comissário-Adjunto, nascido em 19.1.1953,

    passaporte AD001073.

    Directamente implicado na campanha de terror que precedeu e se seguiu às eleições.

    51.

    Kwenda, R.

    Major, Zaka Oriental.

    Directamente implicado na campanha de terror que precedeu e acompanhou as eleições.

    52.

    Langa, Andrew

    Vice-Ministro do Ambiente e do Turismo e ex-Vice-Ministro dos Transportes e das Comunicações.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    53.

    Mabunda, Musarashana

    Vice-Comandante da Polícia.

    Membro das forças de segurança com grande responsabilidade por graves violações da liberdade de reunião pacífica.

    54.

    Machaya, Jason (t.c.p. Jaison) Max Kokerai

    Governador Provincial de Midlands. Ex-Vice-Ministro das Minas e do Desenvolvimento Mineiro, nascido em 13.6.1952.

    Ex-membro do Governo, com ligações a este último.

    55.

    Made, Joseph Mtakwese

    Ministro da Engenharia e Mecanização Agrícola (ex-Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural), nascido em 21.11.1954.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    56.

    Madzongwe, Edna (t.c.p. Edina)

    Presidente do Senado do ZANU (PF), nascida em 11.7.1943.

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    57.

    Mahofa, Shuvai Ben

    Ex-Vice-Ministro da Formação da Juventude, da Igualdade entre os Sexos e da Criação de Emprego, nascido em 4.4.1941.

    Ex-membro do Governo, com ligações a este último.

    58.

    Mahoso, Tafataona

    Presidente da Comissão de Informação da Comunicação Social.

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações da liberdade de expressão e de informação.

    59.

    Makwanya, Judith

    Jornalista na Zimbabwe Broadcasting Corporation, nascida em 22.10.1963.

    Instigou a campanha de terror orquestrada pelo Governo antes e durante as eleições de 2008.

    60.

    Makwavarara, Sekesai

    Ex-Presidente da Câmara de Harare.

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    61.

    Maluleke, Titus

    Governador Provincial de Masvingo (Ex-Vice-Ministro da Educação, dos Desportos e da Cultura).

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    62.

    Mangwana, Paul Munyaradzi

    Ministro de Estado da Indigenização e do Empoderamento, nascido em 10.8.1961.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    63.

    Manyonda, Kenneth Vhundukai

    Ex-Vice-Ministro da Indústria e do Comércio Internacional, nascido em 10.8.1934.

    Ex-membro do Governo, com ligações a este último.

    64.

    Marumahoko, Reuben

    Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros (ex-Vice-Ministro dos Assuntos Internos), nascido em 4.4.1948.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    65.

    Mashava, G.

    Coronel, Chiredzi Central.

    Directamente implicado na campanha de terror que precedeu e se seguiu às eleições.

    66.

    Masuku, Angeline

    Governadora Provincial do Matabele Meridional e Secretária para os Deficientes e Desfavorecidos no Politburo do ZANU (PF), nascida em 14.10.1936.

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    67.

    Matanyaire, Munyaradzi

    Director-Executivo da Zimbabwe Inter-Africa News Agency.

    Ligações ao Governo e envolvido em actividades que atentam gravemente contra a liberdade de expressão e de informação.

    68.

    Mathema, Cain Ginyilitshe Ndabazekhaya

    Governador Provincial de Bulawayo.

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    69.

    Mathuthu, Thokozile

    Governador Provincial do Matabele Setentrional e Subsecretário para os Transportes e a Segurança Social no Politburo do ZANU (PF).

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    70.

    Matiza, Joel Biggie

    Vice-Ministro da Habitação Rural e das Infra Estruturas Sociais, nascido em 17.8.1960.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    71.

    Matonga, Brighton

    Vice-Ministro da Informação e da Publicidade, nascido em 1969.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    72.

    Mavhaire, Dzikamai

    Membro do Comité do Politburo do ZANU (PF).

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    73.

    Mbiriri, Partson

    Secretário Permanente, Ministério da Administração Local, das Obras Públicas e do Desenvolvimento Urbano.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    74.

    Mhandu, Cairo (t.c.p. Kairo)

    Major do Exército Nacional do Zimbabué.

    Directamente implicado na campanha de terror que precedeu e se seguiu às eleições.

    75.

    Mhonda, Fidellis

    Coronel, Rushinga.

    Directamente implicado na campanha de terror que precedeu e acompanhou as eleições.

    76.

    Midzi, Amos Bernard (Mugenva)

    Ex-Ministro das Minas e do Desenvolvimento Mineiro (ex-Ministro da Energia e do Desenvolvimento Energético), nascido em 4.7.1952.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    77.

    Mnangagwa, Emmerson Dambudzo

    Ministro da Habitação Rural e das Infra Estruturas Sociais (ex-Presidente do Parlamento), nascido em 15.9.1946.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    78.

    Mohadi, Kembo Campbell Dugishi

    Ministro dos Assuntos Internos (ex-Vice-Ministro da Administração Local, das Obras Públicas e da Habitação Nacional), nascido em 15.11.1949.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    79.

    Mombeshora, Millicent Sibongile

    Chefe do Planeamento Estratégico e Projectos Especiais no Reserve Bank of Zimbabwe, nascido em 8.7.1965.

    Passaporte n.o BN177069.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    80.

    Moyo, Gilbert

    Veterano de guerra, dirigente da milícia ZANU (PF).

    Directamente implicado na campanha de terror que precedeu e se seguiu às eleições em Mashona Ocidental (Chegutu).

    81.

    Moyo, Jonathan

    Ex-Ministro de Estado da Informação e da Publicidade no Gabinete do Presidente, nascido em 12.1.1957.

    Ex-membro do Governo envolvido em acções que atentam gravemente contra as liberdades fundamentais.

    82.

    Moyo, July Gabarari

    Ex-Ministro da Energia e do Desenvolvimento Energético (ex-Ministro da Função Pública, do Trabalho e da Segurança Social), nascido em 7.5.1950.

    Ex-membro do Governo, com ligações a este último.

    83.

    Moyo, Sibusio Bussie

    Brigadeiro-general do Exército Nacional do Zimbabué.

    Directamente implicado na campanha de terror que precedeu e se seguiu às eleições.

    84.

    Moyo, Simon Khaya

    Embaixador na África do Sul e Subsecretário para os Assuntos Jurídicos no Politburo do ZANU (PF), nascido em 1945.

    Membro do Politburo, com ligações ao Governo e à sua política.

    85.

    Mpabanga, S.

    Tenente-Coronel, Mwenezi Oriental.

    Directamente implicado na campanha de terror que precedeu e acompanhou as eleições.

    86.

    Mpofu, Obert Moses

    Ministro da Indústria e do Comércio Internacional (ex-Governador Provincial do Matabele Setentrional), Subsecretário para a Segurança Nacional no Politburo do ZANU (PF), nascido em 12.10.1951.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    87.

    Msipa, Cephas George

    Ex-Governador Provincial de Midlands, nascido em 7.7.1931.

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    88.

    Muchechetere, Happison

    Director-Executivo em exercício da Zimbabwe Broadcasting Corporation.

    Ligações ao Governo e envolvido em actividades que atentam gravemente contra a liberdade de expressão e de informação.

    89.

    Muchena, Henry

    General da Força Aérea, Midlands.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    90.

    Muchena, Olivia Nyembesi (t.c.p. Nyembezi)

    Ministra de Estado da Ciência e da Tecnologia no Gabinete do Presidente (ex-Ministra de Estado no Gabinete do Vice-Presidente Msika), nascida em 18.8.1946.

    Membro do Governo e envolvida em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    91.

    Muchinguri, Oppah Chamu Zvipange

    Secretária para a Igualdade entre os Sexos e a Cultura no Politburo do ZANU (PF) (Ex-Ministra da Condição Feminina, da Igualdade entre os Sexos e do Desenvolvimento da Comunidade), nascida em 14.12.1958.

    Ex-Membro do Governo e envolvida em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    92.

    Muchono, C.

    Tenente-Coronel, Mwenezi Ocidental.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    93.

    Mudede, Tobaiwa (t.c.p. Tonneth)

    Conservador Mor do Registo Civil, nascido em 22.12.1942.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais.

    94.

    Mudenge, Isack Stanislaus Gorerazvo

    Ministro do Ensino Superior (ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros), nascido em 17.12.1941.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    95.

    Mudonhi, Columbus

    Inspector-Adjunto da Polícia da República do Zimbabué.

    Directamente implicado na campanha de terror que precedeu e se seguiu às eleições.

    96.

    Mudzvova, Paul

    Sargento.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e depois das eleições.

    97.

    Mugabe, Grace

    Nascida em 23.7.1965,

    passaporte n.o AD001159.

    Esposa do Chefe de Governo e envolvida em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    98.

    Mugabe, Leo

    Director das Zimbabwe Defence Industries, nascido em 28.8.1962 (ou 28.2.1957).

    Empresário com fortes ligações ao Governo do Zimbabué e sobrinho de Robert Mugabe.

    99.

    Mugariri, Bothwell

    Ex-Vice-Comandante Superior da Polícia.

    Ex-Membro das forças de segurança com grande responsabilidade por graves violações da liberdade de reunião pacífica.

    100.

    Mujuru, Joyce Teurai Ropa

    Vice-Presidente (ex-Ministra dos Recursos Hídricos e do Desenvolvimento das Infra Estruturas), nascida em 15.4.1955.

    Membro do Governo e envolvida em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    101.

    Mujuru, Solomon T.R.

    Membro Principal do Comité do Politburo do ZANU (PF), nascido em 1.5.1949.

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    102.

    Mukosi, Musoro Wegomo

    Produtor da Zimbabwe Broadcasting Corporation.

    Instigou a campanha de terror orquestrada pelo Governo antes e durante as eleições de 2008.

    103.

    Mumba, Isaac

    Superintendente.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e depois das eleições.

    104.

    Mumbengegwi, Samuel Creighton

    Ex-Ministro das Finanças (Ex-Ministro de Estado da Indigenização e do Empoderamento), nascido em 23.10.1942.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    105.

    Mumbengegwi, Simbarashe Simbanenduku

    Ministro dos Negócios Estrangeiros, nascido em 20.7.1945,

    passaporte n.o AD001086.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    106.

    Murerwa, Herbert Muchemwa

    Ex-Ministro das Finanças, nascido em 31.7.1941.

    Ex-membro do Governo, com ligações a este último.

    107.

    Musariri, Munyaradzi

    Vice-Comandante da Polícia.

    Membro das forças de segurança com grande responsabilidade por graves violações da liberdade de reunião pacífica.

    108.

    Mushohwe, Christopher Chindoti

    Governador Provincial de Manica. (Ex-Ministro dos Transportes e das Comunicações, ex-Vice-Ministro dos Transportes e das Comunicações), nascido em 6.2.1954.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    109.

    Mutasa, Didymus Noel Edwin

    Ministro de Estado da Segurança Nacional, da Reforma Agrária e da Reinstalação no Gabinete do Presidente, Secretário do ZANU (PF) para a Administração, nascido em 27.7.1935.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    110.

    Mutasa, Gertrude

    Coronel nas Forças de Defesa do Zimbabué, casada com Didymus Mutasa (ponto 109).

    Envolvida na invasão de quintas onde foram proferidas ameaças de morte.

    111.

    Mutasa, Justin Mutsawehuni

    Presidente da Zimbabwe Broadcasting Holdings e Director-Executivo da Zimbabwe Newspapers, nascido em 6.4.1954,

    passaporte n.o BN498951.

    Ligações ao Governo e envolvido em actividades que atentam gravemente contra a liberdade de expressão e de informação.

    112.

    Mutezo, Munacho

    Ex-Ministro dos Recursos Hídricos e do Desenvolvimento das Infra-Estruturas.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    113.

    Mutinhiri, Ambros (t.c.p. Ambrose)

    Ministro da Formação da Juventude, da Igualdade entre os Sexos e da Criação de Emprego, Brigadeiro aposentado.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    114.

    Mutiwekuziva, Kenneth Kaparadza

    Ex-Vice-Ministro do Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas e da Criação de Emprego, nascido em 27.5.1948.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    115.

    Mutsvunguma, S.

    Coronel, Headlands.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    116.

    Muzenda, Tsitsi V.

    Membro Principal do Comité do Politburo do ZANU (PF), nascido em 28.10.1922.

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    117.

    Muzonzini, Elisha

    Brigadeiro (ex-Director-Geral da Organização Central de Informações), nascido em 24.6.1957.

    Ex-membro das forças de segurança com grande responsabilidade por graves violações da liberdade de reunião pacífica.

    118.

    Mzembi, Walter

    Vice-Ministro dos Recursos Hídricos e do Desenvolvimento das Infra Estruturas, nascido em 16.3.1964.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    119.

    Mzilikazi, Morgan S.

    Coronel (MID), Buhera Central.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    120.

    Ncube, Abedinico

    Vice-Ministro da Função Pública, do Trabalho e da Segurança Social (ex-Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros), nascido em 13.10.1954.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    121.

    Ndlovu, Sikhanyiso

    Ex-Ministro da Informação e Publicidade (ex-Vice-Ministro do Ensino Superior), nascido em 20.9.1949.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    122.

    Nguni, Sylvester

    Ministro do Desenvolvimento Económico (ex-Vice-Ministro da Agricultura), nascido em 4.8.1955.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    123.

    Nhema, Francis

    Ministro do Ambiente e do Turismo, nascido em 17.4.1959.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    124.

    Nkala, Herbert

     

    Presidente da Zimbabwe Newspapers, que imprime propaganda do Estado, e Presidente da First Banking Corporation.

    125.

    Nkomo, John Landa

    Ex-Presidente do Parlamento (ex-Ministro dos Assuntos Especiais no Gabinete do Presidente), Presidente nacional do ZANU (PF), nascido em 22.8.1934.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    126.

    Nyambuya, Michael Reuben

    Ex-Ministro da Energia e do Desenvolvimento Energético (ex-Tenente General, Governador Provincial de Manica), nascido em 23.7.1955.

    Ex-Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    127.

    Nyanhongo, Magadzire Hubert

    Vice-Ministro dos Transportes e das Comunicações.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    128.

    Nyawani, Misheck

    Superintendente na reserva.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e depois das eleições.

    129.

    Nyikayaramba, Douglas

    Brigadeiro-general, Mashona Oriental.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    130.

    Nyoni, Sithembiso Gile Glad

    Ministra do Desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas e da Criação de Emprego, nascida em 20.9.1949.

    Membro do Governo e envolvida em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    131.

    Parirenyatwa, David Pagwese

    Ministro da Saúde e da Infância (ex-Vice-Ministro), nascido em 2.8.1950.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    132.

    Patel, Bharat

    Ex-Procurador-Geral interino, Justiça, Hon.

    Envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    133.

    Rangwani, Dani

    Inspector de polícia.

    Membro das forças de segurança e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    134.

    Rautenbach, Muller Conrad (t.c.p. Billy)

    Empresário, nascido em 23.9.1959;

    54 Edinburgh Road, Vainona, Harare, Zimbabué;

    passaporte n.o BN491589.

    Empresário com fortes ligações ao Governo do Zimbabué, nomeadamente através de apoio a funcionários superiores do regime durante a intervenção do Zimbabué na RDC (ver também o ponto 23 na parte II).

    135.

    Rugeje, Engelbert Abel

    Tenente-General, Província do Masvingo.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    136.

    Rungani, Victor TC

    Coronel, Chikomba.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    137.

    Ruwodo, Richard

    Brigadeiro-General, promovido a Major-General (na reserva) em 12 de Agosto de 2008; antigo Secretário de Estado Permanente em exercício no Ministério da Defesa, nascido em 14.3.1954.

    Directamente implicado o na campanha de terror conduzida antes e depois das eleições.

    138.

    Sakabuya, Morris

    Vice-Ministro da Administração Local, das Obras Públicas e do Desenvolvimento Urbano.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    139.

    Sakupwanya, Stanley

    Subsecretário para a Saúde e a Infância no Politburo do ZANU (PF).

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    140.

    Samkange, Nelson Tapera Crispen

    Ex-Governador Provincial do Mashona Ocidental.

    Ligações ao Governo, com grande responsabilidade por graves violações dos direitos humanos.

    141.

    Sandi, E.

    Subsecretária para a Condição Feminina no Politburo do ZANU (PF).

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    142.

    Savanhu, Tendai

    Subsecretário para os Transportes e a Segurança Social no Politburo do ZANU (PF), nascido em 31.3.1968.

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    143.

    Sekeramayi, Sydney (t.c.p. Sidney) Tigere

    Ministro da Defesa, nascido em 30.3.1944.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    144.

    Sekeremayi, Lovemore

    Director-Geral das Eleições

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    145.

    Shamu, Webster Kotiwani

    Ministro de Estado para a Implementação de Políticas (ex-Ministro de Estado para a Implementação de Políticas no Gabinete do Presidente), nascido em 6.6.1945.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    146.

    Shamuyarira, Nathan Marwirakuwa

    Secretário para a Informação e a Publicidade no Politburo do ZANU (PF), nascido em 29.9.1928.

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    147.

    Shiri, Perence (t.c.p. Bigboy) Samson Chikerema

    Marechal da Força Aérea, nascido em 1.11.1955.

    Membro das forças de segurança e cúmplice na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    148.

    Shumba, Isaiah Masvayamwando

    Vice-Ministro da Educação, dos Desportos e da Cultura, nascido em 3.1.1949.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    149.

    Shungu, Etherton

    Brigadeiro-general, Mashona Central.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    150.

    Sibanda, Chris

    Coronel, Província de Bulawayo.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    151.

    Sibanda, Jabulani

    Ex-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos de Guerra, nascido em 31.12.1970.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    152.

    Sibanda, Misheck Julius Mpande

    Secretário do Governo (sucessor de Charles Utete), nascido em 3.5.1949.

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    153.

    Sibanda, Phillip Valerio (t.c.p. Valentine)

    Comandante do Exército Nacional do Zimbabué, Tenente General, nascido em 25.8.1956.

    Membro das forças de segurança e cúmplice na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    154.

    Sigauke, David

    Brigadeiro-general, Província de Mash Ocidental.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    155.

    Sikosana, Absolom

    Secretário para a Juventude no Politburo do ZANU (PF)

    Membro do Politburo, com fortes ligações ao Governo e à sua política.

    156.

    Tarumbwa, Nathaniel Charles

    Brigadeiro-general, Província de Manica e Mutare Meridional.

    Directamente implicado na campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.

    157.

    Tomana, Johannes

    Procurador-Geral

    Envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    158.

    Tonderai Matibiri, Innocent

    Director-Geral adjunto da Polícia.

    Membro das forças de segurança e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    159.

    Utete, Charles

    Presidente da Comissão Presidencial de Reavaliação do Território (ex-Secretário do Governo), nascido em 30.10.1938.

    Ligações ao Governo e cumplicidade na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    160.

    Veterai, Edmore

    Vice-Comandante Principal da Polícia, Comando dos Oficiais, Harare.

    Membro das forças de segurança com grande responsabilidade por graves violações da liberdade de reunião pacífica.

    161.

    Zhuwao, Patrick

    Vice-Ministro da Ciência e da Tecnologia (NB: sobrinho de Mugabe).

    Membro do Governo e envolvido em acções que atentam gravemente contra a democracia, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de direito.

    162.

    Zimondi, Paradzai

    Director das Prisões, nascido em 4.3.1947.

    Membro das forças de segurança e cúmplice na definição ou condução de políticas estatais repressivas.

    163.

    Zvayi, Caesar

    Jornalista do jornal oficial pró-governamental «The Herald».

    Instigou a campanha de terror conduzida antes e durante as eleições.


    II.   Entidades

     

    Nome

    Informação de Identificação

    Motivos

    1.

    Alpha International (PVT) Ltd

    Park Road, Camberley, Surrey GU15 2SP, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    2.

    Breco (Asia Pacific) Ltd

    Isle of Man Company Registration M78647 – 1st Floor, Falcon Cliff, Palace Road, Douglas IM2 4LB, Isle of Man.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    3.

    Breco (Eastern Europe) Ltd

    Isle of Man Company Registration FC0021189 – Falcon Cliff, Palace Road, Douglas IM99 1ZW, Isle of Man; Hurst, Reading Berkshire RG10 0SQ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    4.

    Breco (South Africa) Ltd

    Isle of Man Company Registration Q1962 – Cumbrae House, Market Street, Douglas IM1 2PQ, Isle of Man; 9 Columbus Centre, Pelican Drive, Road Town, Tortola, British Virgin Islands.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    5.

    Breco (UK) Ltd

    UK Company Registration 2969104 – London Road, Sunningdale, Ascot, Berkshire SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    6.

    Breco Group

    Thetford Farm, PO Box HP86, Mount Pleasant, Harare, Zimbabué; Sandford Lane, Hurst, Reading, Berks RG10 0SQ, UK; London Road, Sunningdale, Ascot, Berks, SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    7.

    Breco International

    25 Broad Street, St. Helier JE2 3RR, Jersey.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    8.

    Breco Nominees Ltd

    UK Company Registration 2799499 – London Road, Sunningdale, Ascot, Berkshire SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    9.

    Breco Services Ltd

    UK Company Registration 2824946 – London Road, Sunningdale, Ascot, Berkshire SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    10.

    Cold Comfort Farm Trust Co-operative

    7 Cowie Road, Tynwald, Harare, Zimbabué.

    Pertencente a Didymus Mutasa, com a participação de Grace Mugabe.

    11.

    Comoil (PVT) Ltd

    Block D, Emerald Hill Office, Emerald Park, Harare, Zimbabué. 2nd Floor, Travel Plaza, 29 Mazoe Street, Box CY22344, Causeway, Harare, Zimbabué.

    Pertencente a Saviour Kasukuwere.

    12.

    Corybantes Ltd

    London Road, Sunningdale, Ascot, Berkshire SL5 0DJ, UK; Titlarks Hill Road, Sunningdale, Ascot, Berkshire, SL5 0JB, UK

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    13.

    Divine Homes (PVT) Ltd

    6 Hillside Shopping Centre, Harare, Zimbabué; 31 Kensington Highlands, Harare, Zimbabué; 12 Meredith Drive, Eastlea, Harare, Zimbabué.

    Presidida por David Chapfika.

    14.

    Echo Delta Holdings

    Thetford Farm, PO Box HP86, Mount Pleasant, Harare, Zimbabué; Sandford Lane, Hurst, Reading, Berks RG10 0SQ, UK; London Road, Sunningdale, Ascot, Berks, SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    15.

    Famba Safaris

    4 Wayhill Lane, Umwisdale, Harare, Zimbabué; PO Box CH273, Chisipite, Harare, Zimbabué.

    Principal accionista: Webster Shamu.

    16.

    Jongwe Printing and Publishing Company (PVT) Ltd (t.c.p. Jongwe Printing and Publishing Co., t.c.p. Jongwe Printing and Publishing Company)

    14 Austin Road, Coventry Road, Workington, PO Box 5988, Harare, Zimbabué.

    Agência de publicações do ZANU (PF).

    17.

    M & S Syndicate (PVT) Ltd

    First Floor, Victory House, 88 Robert Mugabe Road, Harare, Zimbabué; PO Box 1275, Harare, Zimbabué.

    Empresa de investimento do ZANU (PF).

    18.

    Masters International Ltd

    UK Company Registration 2927685 – London Road, Sunningdale, Ascot, Berkshire SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    19.

    Ndlovu Motorways

    Sam Nujoma Street, Livingston Avenue, Harare, Zimbabué.

    Controlada por Sikhanyiso Ndlovu.

    20.

    OSLEG Ltd (t.c.p. Operation Sovereign Legitimacy)

    Lonhoro House, Union Avenue, Harare, Zimbabué.

    Controlada pelo exército do Zimbabué.

    21.

    Piedmont (UK) Ltd

    London Road, Sunningdale, Ascot, Berkshire SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    22.

    Raceview Enterprises

    Zimbabué.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    23.

    Ridgepoint Overseas Developments Ltd (t.c.p. Ridgepoint Overseas Developments Ltd)

    C/o: Mossack Fonseca & Co. BVI Ltd, Akara Building, 24 DeCastro St, Road Town, Tortola, Virgin Islands, British; P.O. Box 3136, Road Town, Tortola, Virgin Islands.

    Pertencente a Billy Rautenbach.

    24.

    Scottlee Holdings (PVT) Ltd

    124 Josiah Chinamano Avenue, PO Box CY3371, Causeway, Harare, Zimbabué; London Road, Sunningdale, Berkshire SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    25.

    Scottlee Resorts Ltd

    124 Josiah Chinamano Avenue, PO Box CY3371, Causeway, Harare, Zimbabué; London Road, Sunningdale, Berkshire SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    26.

    Swift Investments (PVT) Ltd

    730 Cowie Road, Tynwald, Harare, Zimbabué; PO Box 3928, Harare, Zimbabué.

    Controlada pelo Zanu (PF), um dos directores é Vitalis Zvinavashe.

    27.

    Timpani Export Ltd

    Isle of Man Company Registration 3547414 – Falcon Cliff, Palace Road, Douglas IM99 1ZW, Isle of Man; King Street, Newton Abbot, Devon TQ12 2LG, UK; Mapstone Hill, Lustleigh, Newton Abbot, Devon TQ13 9SE, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    28.

    Tremalt Ltd

    Thetford Farm, PO Box HP86, Mount Pleasant, Harare, Zimbabué; Hurst Grove, Hurst, Reading, Berks RG10 0SQ, UK; London Road, Sunningdale, Ascot, Berks, SL5 0DJ, UK.

    Pertencente a John Arnold Bredenkamp.

    29.

    Zidco Holdings (t.c.p. Zidco Holdings (PVT) Ltd)

    PO Box 1275, Harare, Zimbabué.

    Holding financeiro do ZANU (PF).

    30.

    Zimbabwe Defence Industries

    10th floor, Trustee House, 55 Samora Machel Avenue, PO Box 6597, Harare, Zimbabué.

    Pertencente na totalidade ao Governo do Zimbabué. Entre os directores contam-se Leo Mugabe e Solomon Mujuru.

    31.

    Zimbabwe Mining Development Corporation

    90 Mutare Road, PO Box 2628, Harare, Zimbabué.

    Pertencente na totalidade ao Governo do Zimbabué.


    Top