Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 31999E0722

1999/722/PESC: Posição Comum do Conselho, de 8 de Novembro de 1999, relativa ao apoio da União Europeia à aplicação do acordo de cessar-fogo de Lusaca e ao processo de paz na República Democrática do Congo

JO L 286 de 9.11.1999, p. 1–2 (ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)

Legal status of the document Date of entry into force unknown (pending notification) or not yet in force.

ELI: http://data.europa.eu/eli/compos/1999/722/oj

31999E0722

1999/722/PESC: Posição Comum do Conselho, de 8 de Novembro de 1999, relativa ao apoio da União Europeia à aplicação do acordo de cessar-fogo de Lusaca e ao processo de paz na República Democrática do Congo

Jornal Oficial nº L 286 de 09/11/1999 p. 0001 - 0002


POSIÇÃO COMUM DO CONSELHO

de 8 de Novembro de 1999

relativa ao apoio da União Europeia à aplicação do acordo de cessar-fogo de Lusaca e ao processo de paz na República Democrática do Congo

(1999/722/PESC)

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

Tendo em conta o Tratado da União Europeia, e, nomeadamente o artigo 15.o,

Considerando o seguinte:

(1) O Conselho Europeu de Amesterdão, de 16 e 17 de Junho de 1997, aprovou as conclusões sobre o processo democrático na República Democrática do Congo;

(2) Em 9 de Novembro de 1998, o Conselho aprovou as conclusões sobre a situação na região dos Grandes Lagos;

(3) O Conselho aprovou a Posição Comum 97/356/PESC(1), relativa à prevenção e resolução de conflitos em África, e a Posição Comum 98/350/PESC(2), relativa aos direitos humanos, aos princípios democráticos, ao Estado de direito e à boa governação em África;

(4) Em 31 de Agosto de 1999 concluiu-se a assinatura do acordo de cessar-fogo de Lusaca por todas as partes envolvidas: República Democrática do Congo, Angola, Namíbia, Ruanda, Uganda, Zimbabué, Mouvement pour la Libération du Congo e Rassemblement Congolais pour la Démocratie;

(5) Nos termos das declarações da Presidência, em nome da União Europeia, de 9 e 16 de Julho, 3 e 22 de Setembro e 11 de Outubro de 1999, a União Europeia comprometeu-se a apoiar a aplicação do Acordo de Lusaca, desde que todas as partes o respeitem e apliquem em conformidade com os termos nele contidos;

(6) O Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprovou as resoluções n.os 1234 (1999) e 1258 (1999),

APROVOU A PRESENTE POSIÇÃO COMUM:

Artigo 1.o

A presente posição comum tem por objectivo apoiar a aplicação do acordo de cessar-fogo de Lusaca e o processo de pacificação na República Democrática do Congo, através da actuação da União Europeia e dos seus Estados-Membros.

A União Europeia afirma que uma paz duradoura na República Democrática do Congo apenas poderá ser alcançada através de um acordo de paz negociado que faça justiça a todas as partes, através do respeito pela integridade territorial e a soberania nacional da República Democrática do Congo, bem como pelos princípios democráticos e pelos direitos humanos em todos os Estados da região, e tendo em conta os interesses da República Democrática do Congo e dos seus países vizinhos em matéria de segurança.

Logo que a paz tenha sido restablecida, a União Europeia está disposta a considerar uma cooperação a longo prazo, como forma de apoiar a reconstrução nacional.

Artigo 2.o

A União Europeia apoiará a acção das Nações Unidas e da Organização de Unidade Africana a favor de aplicação do acordo de cessar-fogo de Lusaca e do processo de paz e desenvolverá uma estreita cooperação com estas organizações e outros intervenientes relevantes da comunidade internacional para implementar a presente posição comum.

Artigo 3.o

A União Europeia apoiará a Comissão Militar Conjunta de modo a que esta possa executar as tarefas que lhe incumbem nos termos do respectivo regulamento interno.

Artigo 4.o

A União Europeia apoiará ainda um processo de reconciliação e democratização na República Democrática do Congo, bem como o diálogo nacional, de acordo com os objectivos e as disposições estabelecidos no acordo de cessar-fogo de Lusaca.

Artigo 5.o

O Conselho regista que a Comissão tenciona dirigir a sua acção para a consecução dos objectivos da presente posição comum, sempre que adequado, através de medidas comunitárias pertinentes, nomeadamente o restabelecimento das instituições democráticas, no sentido de garantir o respeito dos direitos humanos, a democracia, a boa governação e o Estado de direito, devendo ponderar-se igualmente o apoio à reintegração dos refugiados e deslocados, bem como a desmobilização e a reintegração dos antigos combatentes.

Artigo 6.o

Na sua cooperação com os países implicados na crise da República Democrática do Congo, a União Europeia incentivará o apoio a actividades que contribuam para a estabilidade política e para minorar problemas económicos e sociais que concorram para a situação de instabilidade na Região dos Grandes Lagos.

Artigo 7.o

A União Europeia considerará o seu apoio à ideia e à eventual preparação de uma conferência regional sobre segurança e cooperação na Região dos Grandes Lagos, no intuito de promover a estabilidade política, a gestão e a capacidade de resolução de conflitos, bem com a integração económica na região.

Artigo 8.o

A União Europeia e os seus Estados-Membros reservam-se o direito de alterar ou cancelar quaisquer actividades de apoio à aplicação do acordo de cessar-fogo de Lusaca em caso de incumprimento do mesmo pelas partes.

Artigo 9.o

A aplicação da presente posição comum será regularmente acompanhada.

A presente posição comum será revista antes de 8 de Novembro 2000.

Artigo 10.o

A presente posição comum produz efeitos a partir da data da sua aprovação.

Artigo 11.o

A presente posição comum será publicada no Jornal Oficial.

Feito em Bruxelas, em 8 de Novembro de 1999.

Pelo Conselho

O Presidente

S. NIINISTÖ

(1) JO L 153 de 11.6.1997, p. 1. Posição comum à qual foi dada execução pela Decisão 97/690/PESC (JO L 293 de 27.10.1997, p. 3).

(2) JO L 158 de 2.6.1998, p. 1.

Top