This document is an excerpt from the EUR-Lex website
e-Procurement
Contratação pública eletrónica
Contratação pública eletrónica
This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.
Contratação pública eletrónica
A economia europeia deve responder à necessidade de reduzir as despesas públicas e encontrar novas fontes de crescimento económico. A generalização da contratação pública eletrónica poderá contribuir para atingir estes objetivos.
ATO
Diretiva 2014/24/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de fevereiro de 2014, relativa aos contratos públicos e que revoga a Diretiva 2004/18/CE.
Diretiva 2014/25/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de fevereiro de 2014, relativa aos contratos públicos celebrados pelas entidades que operam nos setores da água, da energia, dos transportes e dos serviços postais e que revoga a Diretiva 2004/17/CE.
Diretiva 2014/23/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de fevereiro de 2014, relativa à adjudicação de contratos de concessão.
SÍNTESE
A transição para a contratação pública eletrónica faz parte da modernização das regras europeias em matéria de aquisições públicas. O Parlamento Europeu e o Conselho adotaram, em abril de 2014, um pacote constituído por três textos legislativos que permitiram consumar esta transição.
O QUE É A CONTRATAÇÃO PÚBLICA ELETRÓNICA?
A contratação pública eletrónica consiste na utilização, por parte de organismos do sector público, de meios eletrónicos com vista à aquisição de bens e serviços ou ao lançamento de concursos para a adjudicação de obras públicas.
O aumento da utilização da contratação pública na Europa permite:
UM NOVO QUADRO JURÍDICO CLARO E SIMPLIFICADO
Em abril de 2014 foi aprovado um novo quadro jurídico que integra um pacote de três novas diretivas cujos objetivos essenciais são:
As diretivas estabelecem um quadro jurídico claro que inclui aspetos relacionados com a possível utilização de assinaturas eletrónicas e visam, além disso:
A diretiva relativa à adjudicação de contratos de concessão prevê ainda um sistema simplificado que torna a contratação pública eletrónica facultativa, mesmo que a notificação eletrónica passe a ser obrigatória.
Contexto
No seu Ato para o Mercado Único, a Comissão tinha manifestado a sua vontade de modernizar o quadro jurídico da UE relativo à adjudicação de contratos públicos. O peso económico deste setor é significativo e a aplicação de procedimentos eletrónicos contribuirá para reforçar a eficácia da adjudicação de contratos públicos.
Para mais informações, consultar:
ATOS RELACIONADOS
Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: Uma estratégia para a contratação pública eletrónica ( COM(2012) 179 final - Não publicada no Jornal Oficial).
Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: Contratação pública eletrónica do princípio ao fim para modernizar a administração pública ( COM(2013) 453 final - Não publicada no Jornal Oficial).
Esta comunicação explica os progressos efetuados a nível da implementação da contratação pública eletrónica, desde a publicação eletrónica de anúncios de concurso até ao pagamento eletrónico, tal como previsto na comunicação de 2012.
Última modificação: 09.11.2014