EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Plano D para a Democracia, o Diálogo e o Debate

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.

Plano D para a Democracia, o Diálogo e o Debate

Em 13 de Outubro de 2005, a Comissão Europeia lançou o seu Plano D para a Democracia, o Diálogo e o Debate como base de discussão sobre o futuro da União Europeia (UE). O Plano D procura fomentar a comunicação e o debate sobre as actividades da UE, respondendo à necessidade de ter em conta as expectativas dos cidadãos.

ACTO

Comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: «Contributo da Comissão para o período de reflexão e para a fase posterior: Plano D para a Democracia, o Diálogo e o Debate» [COM(2005) 494 final - Não publicada no Jornal Oficial].

SÍNTESE

O Plano D da Comissão Europeia para a Democracia, o Diálogo e o Debate estabelece um processo cuja finalidade é promover um debate mais amplo sobre o futuro da UE entre as suas instituições e os seus cidadãos.

Objectivos

Um debate sobre o futuro da Europa deve poder responder às necessidades e às expectativas dos cidadãos, por forma a manter a confiança e a participação na democracia representativa. O Plano D centra-se, portanto, no diálogo, no debate e na atenção a prestar às necessidades e às expectativas dos cidadãos. Procura também incentivar a comunicação sobre as actividades da UE, dirigindo-se a públicos específicos (por exemplo, os jovens) e utilizando meios de comunicação social como a televisão e a Internet, esta última como um fórum interactivo para o debate político. A Comissão Europeia irá apresentar um Eurobarómetro especialmente dedicado ao futuro da Europa, a fim de tomar conhecimento das preocupações manifestadas pelos cidadãos.

O Plano D deverá culminar num novo consenso sobre o projecto europeu, tratando basicamente duas questões:

  • A assistência aos debates nacionais sobre o futuro da Europa.
  • A apresentação de iniciativas para reforçar o diálogo, o debate público e a participação dos cidadãos.

Assistência aos debates nacionais sobre o futuro da Europa

Os debates nacionais deverão orientar-se para o exame e a discussão do valor acrescentado e das vantagens para os cidadãos das realizações e dos projectos concretos da UE.

A Comissão Europeia salienta que deseja prestar assistência aos Estados-Membros na organização de eventos que tenham por objectivo aumentar o nível de participação dos cidadãos nesses debates à escala europeia. A cooperação com outras instituições e outros órgãos europeus, bem como com os parlamentos nacionais, regionais e locais, tem neste contexto um papel importante a desempenhar.

Iniciativas para reforçar o diálogo, o debate público e a participação dos cidadãos

O Plano D propõe 13 iniciativas e acções comunitárias específicas para reforçar e incentivar o diálogo, o debate público e a participação dos cidadãos. A Comissão Europeia vai ter uma intervenção significativa nestas iniciativas, em parceria com as outras instituições e os outros órgãos europeus.

As acções específicas da UE incluem visitas dos comissários aos Estados-Membros e parlamentos nacionais, apoio a projectos dos cidadãos, iniciativas para uma maior transparência no que diz respeito às reuniões do Conselho, criação de uma rede de «embaixadores europeus de boa vontade» para aumentar a visibilidade do debate europeu, assim como apoio a projectos que contribuam para incrementar a participação em eleições.

Processo de retorno da informação

Em 2006 realizar-se-á um primeiro processo de retorno da informação sobre os resultados dos debates nacionais, a fim de que a participação dos cidadãos possa ter um impacto directo sobre o programa político da UE. O retorno da informação assumirá a forma de um conjunto de conclusões e de uma síntese global sobre os resultados dos debates nacionais, devendo também organizar-se uma conferência europeia sobre o futuro da Europa em 9 de Maio de 2006.

Contexto

Após a rejeição da Constituição Europeia pelos eleitores franceses e neerlandeses, em Junho de 2005, os Chefes de Estado e de Governo solicitaram um «período de reflexão» que permitisse aos Estados-Membros encetar debates nacionais sobre o futuro da Europa. O Plano D procura facilitar esses debates nacionais, criando um enquadramento para o diálogo e a discussão.

Será aplicado em conjugação com um plano de acção (pdf) (DE) (EN) (FR), adoptado pela Comissão em Julho de 2005, para melhorar a comunicação sobre o futuro da Europa.

ACTOS RELACIONADOS

Plano de Acção da Comissão, de 20 de Julho de 2005, para melhorar a comunicação sobre a Europa [SEC(2005) 985 - Não publicado no Jornal Oficial].

Última modificação: 22.01.2007

Top