Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Empreendedorismo 2020: um plano de três fases para desbloquear o potencial empresarial da Europa

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.

Empreendedorismo 2020: um plano de três fases para desbloquear o potencial empresarial da Europa

O plano de açãoEmpreendedorismo 2020 propõe relançar a cultura do empreendedorismo na Europa. Concentra-se no ensino e na formação, na criação de um contexto propício, bem como de modelos de empreendedorismo, e na forma de alcançar grupos específicos.

ATO

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu: plano de ação Empreendedorismo 2020: Relançar o espírito empresarial na Europa [COM(2012) 795 final - não publicada no Jornal Oficial]

SÍNTESE

O plano de ação Empreendedorismo 2020 - Relançar o Espírito Empresarial na Europa visa apoiar os empresários que desempenham um papel essencial na promoção do emprego, do crescimento e de uma economia mais forte. As novas empresas europeias, só por si, em especial as pequenas empresas, geram mais de quatro milhões de novos empregos anualmente.

O plano de ação procura mudar a cultura e as atitudes dos cidadãos europeus relativamente ao empreendedorismo e considerá-lo como uma opção atraente e realista em termos de carreira. Convida os Estados-Membros a tornar o ensino do empreendedorismo um elemento obrigatório do currículo escolar e visa alterar a perceção que o público tem dos empresários a fim de que estes possam beneficiar do reconhecimento e apoio que merecem. O plano de ação aborda igualmente os múltiplos obstáculos que enfrentam os potenciais empresários, designadamente o défice em termos de ensino e formação, a dificuldade de acesso ao crédito e aos mercados, os problemas na transmissão das empresas, o receio e a estigmatização associados ao insucesso e os excessivos encargos administrativos.

As propostas do plano de ação, que serão postas em prática pelas administrações a todos os níveis adequados (europeu, nacional, regional e local) e de entre as quais apenas uma pequena seleção é aqui apresentada, encontram-se agrupadas em três domínios:

Ensino e formação no domínio do empreendedorismo:

  • assegurar, até ao final de 2015, a integração do empreendedorismo enquanto competência essencial nos currículos de todos os níveis de ensino;
  • desenvolver uma iniciativa pan-europeia e avaliar a introdução do ensino do empreendedorismo nos Estados-Membros;
  • estabelecer, conjuntamente com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, um conjunto de orientações para o desenvolvimento de estabelecimentos de ensino e de formação promotores do empreendedorismo;
  • oferecer aos jovens a possibilidade de beneficiarem, pelo menos, de uma experiência prática de caráter empresarial até ao final da escolaridade obrigatória.

Criar um contexto propício à prosperidade e ao crescimento dos empresários:

  • acesso ao financiamento;
  • conceder apoio a novas empresas nas fases cruciais do seu ciclo de vida e do seu crescimento;
  • explorar as novas oportunidades de negócio na era digital;
  • transmissão de empresas;
  • conceder uma segunda oportunidade aos empresários honestos em situação de falência;
  • reduzir os encargos administrativos: regras da UE mais claras e simples.

Utilizar modelos de empreendedorismo e alcançar grupos específicos:

  • empresários como um modelo positivo a seguir, através de iniciativas como o dia do empreendedorismo a nível da União Europeia (UE) (EU Entrepreneurship Day) no âmbito da SME Week ou a designação de Embaixadores do empreendedorismo;
  • apoiar, através de ações de tutoria, aconselhamento e de mecanismos de apoio, os grupos que se encontram sub-representados na população empresarial ou que não beneficiam dos sistemas de apoio tradicionais, designadamente as mulheres, os idosos, os migrantes, os desempregados e os jovens.

Os trabalhos relativos às propostas do plano de ação Empreendedorismo 2020 tiveram início em 2013 com a partilha, por parte dos organismos e dos governos da UE, do saber-fazer, da aprendizagem e das boas práticas.

O plano de ação baseia-se na cooperação no âmbito da iniciativa Small Business Act para reduzir os encargos administrativos. Cada país tem um representante das PME que é responsável pelo acompanhamento das propostas do plano.

ATOS RELACIONADOS

Empreendedorismo 2020 - Plano de ação da UE: resumo para o cidadão

Última modificação: 10.03.2014

Top