Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52007XC0801(02)

    Publicação de um pedido de registo em conformidade com o n.° 2 do artigo 6.° do Regulamento (CE) n.° 510/2006 do Conselho relativo à protecção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

    JO C 179 de 1.8.2007, p. 19–22 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

    1.8.2007   

    PT

    Jornal Oficial da União Europeia

    C 179/19


    Publicação de um pedido de registo em conformidade com o n.o 2 do artigo 6.o do Regulamento (CE) n.o 510/2006 do Conselho relativo à protecção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

    (2007/C 179/07)

    A presente publicação confere um direito de oposição nos termos do artigo 7.o do Regulamento (CE) n.o 510/2006 do Conselho (1) . As declarações de oposição devem dar entrada na Comissão no prazo de seis meses a contar da data da presente publicação.

    FICHA-RESUMO

    REGULAMENTO (CE) N.o 510/2006 DO CONSELHO

    «ΣΤΑΦΙΔΑ ΖΑΚΥΝΘΟΥ» (STAFIDA ZAKYNTHOU)

    N.o CE: EL/PDO/005/0493/12.9.2005

    DOP ( X ) IGP ( )

    A presente ficha-resumo expõe os principais elementos do caderno de especificações, para efeitos de informação.

    1.   Serviço competente do Estado-Membro

    Nome:

    Ministério do Desenvolvimento Rural e dos Produtos Alimentares

    Endereço:

    Αcharnon 29, GR-101 76, Athènes

    Telefone:

    (30) 210 823 20 25

    Fax:

    (30) 210 882 12 41

    E-mail:

    yp3popge@otenet.gr

    2.   Agrupamento

    Nome:

    Associação de produtores i) Fruta e produtos hortícolas União de Cooperativas de agricultores de Zante (passas de Corinto)

    Endereço:

    Lomvardou 42, GR-291 00, Zakynthos

    Telefone:

    (30) 269 502 76 11/504 24 26

    Fax:

    (30) 269 502 22 68

    E-mail:

    easzakinthoy@aias.gr

    Composição:

    Produtores/transformadores ( X ) Outra: ( )

    3.   Tipo de produto

    Classe 1.6 — Frutas, produtos hortícolas e cereais não transformados ou transformados

    4.   Caderno de especificações:

    (resumo dos requisitos previstos no n.o 2 do artigo 4.o do Regulamento (CE) n.o 510/2006)

    4.1   Nome: «Σταφίδα Ζακύνθου» (Stafida Zakynthou)

    4.2   Descrição: As Σταφίδα Ζακύνθου provêm obrigatoriamente de bagos de uva da variedade Vitis corinthica, secadas naturalmente ao sol.

    Principais características do produto:

    bago pequeno e homogéneo, de 4 a 8 mm de diâmetro,

    cor escura homogénea,

    teor de humidade máxima não superior a 18 % do peso do produto,

    ausência de grainhas (admitindo-se grainhas em, no máximo, 2 % dos bagos).

    O produto é conhecido no mercado europeu e internacional sob a designação de «Zante currants», sendo propostas as seguintes apresentações:

    «small» (miúda): bago de diâmetro entre 4 e 7 mm,

    «medium» (média): bago de diâmetro entre 6 e 8 mm,

    «blended» (mistura): bago de diâmetro entre 4 e 8 mm.

    4.3   Área geográfica: As «Σταφίδα Ζακύνθου» (passas de uva de Zante) são produzidas e secadas na região administrativa de Zante. A produção da região abrange 16 700 stremma (= 1670 hectares), representando 10 % do total da extensão agrícola da ilha.

    4.4   Prova de origem: Os membros da Associação de Produtores i) Fruta e produtos hortícolas União de Cooperativas de agricultores de Zante (passas de Corinto) devem inscrever as culturas no registo criado, mantido e actualizado pelo organismo de controlo. Tradicionalmente, o produtor envia o produto ao transformador em caixas de plástico empilháveis, numeradas, que satisfaçam as normas aplicáveis à utilização para produtos alimentares. Cada caixa numerada corresponde a um produtor específico. A rastreabilidade do produto é assegurada pelo registo anual do transformador, do qual constam os números das caixas utilizadas para a embalagem do produto final e os das caixas de plástico empilháveis.

    4.5   Método de produção:

    Cultura

    As «Σταφίδα Ζακύνθου» são cultivadas em sequeiro, em renques. As cepas são podadas em taça. Entre as técnicas de cultivo destaca-se o «sulco», que abre uma incisão na casca da cepa. Em substituição do «sulco» pulverizam-se os cachos com uma mistura de substâncias reguladoras do crescimento aprovadas pela legislação nacional e comunitária.

    Vindima — secagem

    O fruto é escolhido à mão, quando as uvas adquiriram a cor escura e a doçura características e os cachos se colhem facilmente. No mesmo dia, as uvas vindimadas são estendidas ao sol para secagem em eiras, em camadas únicas especiais, sobre redes de papel ou de plástico. Durante a secagem não se utilizam produtos químicos que a acelerem. Terminado este processo, os cachos são penteados cuidadosamente, com garfos de plástico, para soltar o engaço. Seguidamente, o produto é armazenado pelos produtores.

    Recolha — armazenamento

    A recolha do produto ocorre na primeira quinzena de Setembro. Procede-se então à respectiva joeira e entrega ao transformador, para armazenagem, onde permanece até ser tratado.

    Tratamento

    O tratamento do produto seco inclui:

    A separação de bagos muito pequenos ou aglutinados, pedaços de engaço ou outros, provenientes da vinha.

    A divisão do produto nas categorias miúda, média ou mistura.

    A lavagem dos bagos, com a utilização obrigatória de água potável.

    A total extracção da humidade superficial dos bagos (secagem), projectando uma corrente de ar quente na linha de produção.

    A remoção do pedúnculo e o controlo final.

    Durante todo o processo não é adicionada nenhuma substância ao produto.

    Embalagem — desinsectização

    O produto final é acondicionado pelo transformador em embalagens seladas de peso compreendido entre 0,2 kg e 1 kg destinadas ao comércio a retalho, bem como em caixotes de cartão selados, contendo entre 10 kg e 15 kg, destinados à venda por grosso. Antes da expedição, o produto é desinsectizado.

    4.6   Relação: A cultura das passas de uva de Corinto em Zante surgiu no início do sec. XVI, expandindo-se rapidamente a toda a ilha por diligência dos venezianos. Desde o início, a extraordinária qualidade do produto tornou-o muito procurado na Europa.

    Desde então, esta grande procura transformou a cultura das passas de uva no principal sector de produção agrícola da ilha, desempenhando um papel capital na sua economia.

    A extraordinária qualidade do produto deve-se às condições edafoclimáticas da região e ao tipo de cultura, secagem e tratamento.

    Os solos alcalinos e calcários de Zante, a ausência de geadas primaveris, a grande exposição solar e a elevada temperatura do ar entre Maio e Julho, bem como a fraca precipitação em Julho e Agosto, contribuem para o elevado teor de açúcar e para a doçura acentuada. Contribuem igualmente para o tamanho pequeno e homogéneo dos bagos e aumentam o teor de corantes azulados, atribuindo ao produto final uma cor azulada homogénea.

    A elevada temperatura média do ar, aliada à presença do vento Norte durante o período de secagem, contribuem para a secagem dos bagos ao nível e no espaço de tempo desejado, por exclusiva exposição solar e sem recurso a substâncias auxiliares.

    Salienta-se ainda o tipo de cultura, que permite tirar o máximo partido das condições edafoclimáticas da região, o manuseamento cuidado e minucioso do produto durante a vindima e a secagem e o tratamento e controlo escrupulosos durante todo o processo, os quais asseguram a qualidade extraordinária e as características do produto, assim como a segurança do consumidor.

    4.7   Estrutura de controlo:

    Nome:

    Οργανισμός Πιστοποίησης και Επίβλεψης Γεωργικών Προϊόντων (Ο.Π.Ε.ΓΕ.Π.) [Organismo de Certificação e de Controlo dos Produtos Agrícolas (O.C.C.P.A.)] — AGROCERT

    Endereço:

    Androu 1 & Patission, GR-112 57, Athènes

    Telefone:

    (30) 210 823 12 77

    Fax:

    (30) 210 823 14 38

    E-mail:

    agrocert@otenet.gr


    Nome:

    Nomarchiaki Autodioikissi Zakynthou, DG Agrotikis Anaptiksis

    Endereço:

    Diikitirio, GR-291 00, Zakynthos

    Telefone:

    (30) 269 504 93 41

    Fax:

    (30) 269 504 83 12

    E-mail:

    u14804@minagric.gr

    4.8   Rotulagem: As embalens ostentam obrigatoriamente a menção «ΣΤΑΦΙΔΑ ΖΑΚΥΝΘΟΥ (ΠΟΠ)», a qual deve figurar sobre o mapa da ilha de Zante, à escala de 1:300.000, impressa a letra no mínimo duas vezes maior do que as restantes inscrições.

    Da embalagem devem igualmente constar as inscrições previstas na legislação nacional e comunitária.

    Nos caixotes de cartão destinados ao comércio por grosso é obrigatória a menção do produto que contêm, através da indicação «small», «medium» ou «blended», ou respectiva tradução.


    (1)  JO L 93 de 31.3.2006, p. 12.


    Top