Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 91999E000767

    PERGUNTA ESCRITA n. 767/99 do Deputado Alexandros ALAVANOS Arkeologiska utgrävningar i Pydna i Pierias län

    JO C 370 de 21.12.1999, p. 103 (ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)

    European Parliament's website

    91999E0767

    PERGUNTA ESCRITA n. 767/99 do Deputado Alexandros ALAVANOS Arkeologiska utgrävningar i Pydna i Pierias län

    Jornal Oficial nº C 370 de 21/12/1999 p. 0103


    PERGUNTA ESCRITA E-0767/99

    apresentada por Alexandros Alavanos (GUE/NGL) à Comissão

    (29 de Março de 1999)

    Objecto: Escavações arqueológicas em Pidna, Nomo de Pieria

    A antiga Pigna, no Nomo de Pieria, era o mais antigo centro urbano da Macedónia do séc. V AC. A construção da nova linha de caminho-de-ferro, do 2o troço da estrada nacional Katerini-Salónica e da conduta do gás natural pôs a descoberto importantes achados arqueológicos. Por falta de financiamento, as escavações até agora realizadas não o foram de modo sistemático, tendo um carácter de emergência condicionado pelas necessidades destas grandes obras públicas.

    Pergunta-se à Comissão se, caso lhe seja solicitado, considera elegível o projecto de continuação das escavações de um modo mais sistemático e a construção de um museu na região para expor o espólio descoberto em prol da valorização e desenvolvimento da região.

    Resposta dada por Marcelino Oreja em nome da Comissão

    (5 de Maio de 1999)

    O Programa Rafael e os Fundos Estruturais comunitários não podem co-financiar escavações arqueológicas enquanto tal. Pelo contrário, podem ser elegíveis, no quadro dos Fundos Estruturais comunitários, projectos de valorização dos sítios arqueológicos com o objectivo de atrair mais visitantes e promover assim o turismo nas regiões em causa.

    Neste contexto, um projecto relativo à valorização do sítio arqueológico de Pidna, incluindo a construção eventual de um museu, poderá ser elegível se contribuir para o desenvolvimento da região da Macedónia central. Afigura-se útil recordar, a propósito, que incumbe às autoridades nacionais propor projectos a financiar no quadro de programas operacionais.

    Top