Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 91999E000346

PERGUNTA ESCRITA n. 346/99 do Deputado Katerina DASKALAKI Uppföljning av Europaparlamentets initiativbetänkande om den skrivna pressen

JO C 370 de 21.12.1999, p. 30 (ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)

European Parliament's website

91999E0346

PERGUNTA ESCRITA n. 346/99 do Deputado Katerina DASKALAKI Uppföljning av Europaparlamentets initiativbetänkande om den skrivna pressen

Jornal Oficial nº C 370 de 21/12/1999 p. 0030


PERGUNTA ESCRITA E-0346/99

apresentada por Katerina Daskalaki (UPE) à Comissão

(23 de Fevereiro de 1999)

Objecto: Seguimento ao relatório de iniciativa do PE sobre a imprensa escrita

Com a sua resolução A4-0289/97(1), o plenário do Parlamento Europeu reconheceu o papel indesmentível que a imprensa escrita tem desempenhado ao longo do tempo em prol da democracia e dos Direitos do Homem e convidou a Comissão a estudar e propor acções relativas às novas condições que se criam para a imprensa escrita no âmbito da sociedade de informação e que impõem a evolução dos sistemas de distribuição, a necessidade de formação e ensino de jornalistas para as novas tecnologias, os sistemas fiscais, as despesas de infra-estruturas, o papel da imprensa regional, das agências de notícias e a imprensa escrita no seu conjunto, como fonte de conteúdo fidedigno das auto-estradas da informação.

Tenciona a Comissão dar seguimento à resolução supra do Parlamento Europeu, bem como às conclusões da mesa redonda dos profissionais da imprensa sobre o mesmo assunto, organizada conjuntamente pela Direcção-Geral e o Centro Europeu de Jornalismo em Maastricht, em 24 de Setembro de 1998, e apresentar um projecto de acção concreto para os assuntos que dizem respeito à imprensa no novo ambiente das comunicações.

Resposta de Marcelino Oreja em nome da Comissão

(7 de Maio de 1999)

A Comissão analisou com grande interesse o relatório do Parlamento sobre o impacto das novas tecnologias na imprensa europeia, tendo registado as preocupações expressas quanto às suas consequências para o processo democrático de informação na Comunidade.

Tal como é referido pela Senhora Deputada, a Comissão já tomou a iniciativa de organizar, com os representantes da comunicação social no Centro Europeu de Jornalismo em Maastricht em Setembro de 1998, uma mesa redonda sobre o futuro da imprensa escrita. Com o intuito de fornecer material de informação para o seminário e promover o debate entre os meios de comunicação social e as instituições europeias, a Comissão elaborou um relatório sobre a questão, baseado na literatura especializada e em pesquisas na Internet.

Tal como salientou aquando do seminário acima referido, a Comissão atribui grande importância à introdução de novas tecnologias na informação e à constante evolução do sector dos meios de comunicação social, tendo proposto várias linhas de acção. A Comissão convidou igualmente os meios de comunicação social a procurarem um mais estreito diálogo com a Comunidade e a apresentarem pedidos concretos de intervenção comunitária.

Actualmente, está a ser preparada uma estratégia especificamente relacionada com actividades de formação. Todavia, dadas as restrições orçamentais e considerações internas quanto à futura organização das relações com os meios de comunicação social, esta estratégia deverá ainda ser objecto de um acordo final.

(1) JO C 339 de 10.11.1997, p. 415.

Top