Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 91998E003801(01)

    PERGUNTA ESCRITA n. 3801/98 do Deputado Sérgio RIBEIRO Avtalsbrott mellan Texas-Samsung (Maia) och den portugisiska staten (RESPOSTA COMPLEMENTAR)

    JO C 370 de 21.12.1999, p. 10 (ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)

    European Parliament's website

    91998E3801(01)

    PERGUNTA ESCRITA n. 3801/98 do Deputado Sérgio RIBEIRO Avtalsbrott mellan Texas-Samsung (Maia) och den portugisiska staten (RESPOSTA COMPLEMENTAR)

    Jornal Oficial nº C 370 de 21/12/1999 p. 0010


    PERGUNTA ESCRITA E-3801/98

    apresentada por Sérgio Ribeiro (GUE/NGL) à Comissão

    (22 de Dezembro de 1998)

    Objecto: Rompimento de contrato da Texas-Samsung (Maia) com o Estado português

    A empresa de semi-condutores Texas Instruments-Samsung Electronic (TISE), anunciou, na semana passada, aos seus 748 trabalhadores que iria cessar a actividade da sua fábrica instalada na Maia - Portugal até 31 de Março de 1999.

    Para além da enorme gravidade social de tal decisão, ela foi anunciada pela empresa como sendo irreversível e rompe uma situação contratual com o Estado português, com base num contrato-programa assinado em Julho de 1995 com um horizonte temporal até 2004, que possibilitou a disposição de incentivos financeiros vultuosos por parte da "joint-venture". Embora o Governo português já tivesse conhecimento da intenção de ruptura unilateral desse contrato desde a semana anterior, foi a empresa que tornou pública a decisão e o contrato continua a não ser público, com o pretexto de que a sua divulgação pode prejudicar o processo negocial, em que o mais importante parece ser a devolução de incentivos atribuídos à empresa ao abrigo do referido contrato-programa.

    No entanto, numa situação como esta, que é particularmente grave sob vários ângulos de abordagem, mas sobretudo da perspectiva social, é da maior pertinência e urgência perguntar à Comissão se tem conhecimento desse contrato-programa, se há fundos comunitários envolvidos, e como foi acautelada a defesa dos dinheiros públicos, quer nacionais quer comunitários.

    Resposta dada pela Sra Wulf-Mathies em nome da Comissão

    (22 de Janeiro de 1999)

    A Comissão está a proceder à recolha das informações necessárias para responder à pergunta colocada. A Comissão não deixará de comunicar o resultados das suas pesquisas no mais curto prazo.

    Top