Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 91998E003934

    PERGUNTA ESCRITA n. 3934/98 do Deputado Carlos ROBLES PIQUER à Comissão. Utilização da energia atómica para dessalinizar a água do mar em países secos

    JO C 207 de 21.7.1999, p. 147 (ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)

    European Parliament's website

    91998E3934

    PERGUNTA ESCRITA n. 3934/98 do Deputado Carlos ROBLES PIQUER à Comissão. Utilização da energia atómica para dessalinizar a água do mar em países secos

    Jornal Oficial nº C 207 de 21/07/1999 p. 0147


    PERGUNTA ESCRITA E-3934/98

    apresentada por Carlos Robles Piquer (PPE) à Comissão

    (4 de Janeiro de 1999)

    Objecto: Utilização da energia atómica para dessalinizar a água do mar em países secos

    O Organismo Internacional da Energia Atómica, dependente das Nações Unidas, propôs na sua última conferência o desenvolvimento urgente de programas para dessalinizar a água marinha através de pequenos reactores nucleares.

    Na sua última assembleia, de Setembro, solicitou ao seu Director que dê prioridade a esta opção e promova para tal a cooperação internacional.

    Poderá a Comissão indicar qual é a posição da União Europeia sobre esta matéria, especialmente no que respeita às possibilidades de uma dessalinização nuclear barata no norte de África (Magreb e Mashreq), de acordo com o estudo que o referido OIEA concluiu sobre esta matéria?

    Resposta dada pelo Comissário Papoutsis em nome da Comissão

    (3 de Fevereiro de 1999)

    A Comissão acompanha há vários anos os trabalhos conduzidos pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) sobre a eventual utilização de reactores nucleares para dessalinizar a água do mar.

    A Comissão considera, além disso, que o recurso à energia nuclear exige altos níveis de competência, experiência e segurança, para além de sólidas garantias de não proliferação e a existência de autoridades de segurança fortes e independentes. Essas condições não parecem estar todas reunidas, actualmente, na região mencionada pelo Senhor Deputado.

    Top