EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Segurança marítima: Comité para a Segurança Marítima

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.

Segurança marítima: Comité para a Segurança Marítima

Este regulamento estabelece um Comité para a Segurança Marítima e a Prevenção da Poluição por Navios (COSS). Assiste e aconselha a Comissão Europeia sobre a aplicação da legislação da União Europeia (UE) em matéria de segurança marítima, prevenção da poluição e condições de vida e de trabalho a bordo da tripulação.

ATO

Regulamento (CE) n.o 2099/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de novembro de 2002, que estabelece um Comité para a Segurança Marítima e a Prevenção da Poluição por Navios (COSS) e que altera determinados regulamentos em vigor no domínio da segurança marítima e da prevenção da poluição por navios.

SÍNTESE

PARA QUE SERVE ESTE REGULAMENTO?

Estabelece o COSS, que é composto por representantes dos Estados-Membros da UE e presidido pela Comissão. O seu papel consiste em prestar assistência na atualização e alteração, em tempo útil, da legislação marítima da UE. Centraliza o trabalho realizado anteriormente por uma série de comités instituídos ao abrigo de diferentes leis da UE neste domínio.

PONTOS-CHAVE

Âmbito de aplicação

O trabalho do COSS aborda uma série de aspetos diversificados abrangidos pela legislação marítima, nomeadamente:

  • meios portuários de receção: (onde os navios podem depositar os seus resíduos ou os resíduos da carga que transportam) para reduzir as descargas no mar, prevenindo, assim, a poluição marítima;
  • equipamentos marítimos: segurança dos produtos (e serviços) relacionados com a construção, transformação e manutenção de navios (marítimos e fluviais) e estruturas marítimas, como plataformas petrolíferas;
  • segurança dos navios de passageiros, segurança dos ferries e navios de cruzeiro e condições de vida a bordo;
  • níveis mínimos de formação dos marítimos.

Regras internacionais

Muita da evolução do direito marítimo da UE é motivada por alterações acordadas pelas organizações internacionais, como a Organização Marítima Internacional ou a Organização Internacional do Trabalho.

Procedimento de verificação da conformidade

A fim de assegurar que não existem conflitos entre o direito marítimo da UE e os acordos alcançados a nível internacional, os países da UE e a Comissão cooperam entre si e coordenam-se para definir uma posição comum da UE.

Existe um procedimento de verificação da conformidade que permite ao COSS examinar eventuais alterações a uma convenção ou resolução adotada a nível internacional suscetíveis de reduzir os padrões da UE. Pode ser convocada uma reunião de emergência do COSS por iniciativa da Comissão ou a pedido de um país da UE no sentido de examinar as alterações em causa e de emitir um parecer a respeito de medidas apropriadas a adotar pela UE.

Por precaução, a Comissão também pode, se for caso disso, solicitar aos países da UE que suspendam ou adiem eventuais planos de aceitar ou aplicar a alteração internacional em causa.

Funções do COSS

O trabalho do COSS acelera e simplifica a incorporação das regras internacionais na legislação da UE permitindo a aplicação direta das alterações a estas regras, sob reserva de uma verificação de conformidade prévia.

O Regulamento (UE) n.o 182/2011 estabelece as regras e os princípios relativos às competências de execução atribuídas à Comissão Europeia (comitologia). Através do COSS, os países da UE controlam o exercício, por parte da Comissão, dos poderes de execução nela delegados pelas várias diretivas e regulamentos adotados no domínio do direito marítimo da UE.

QUANDO SE APLICA O REGULAMENTO?

Desde 19 de dezembro de 2002.

Para mais informações, visite o sítio web da Direção-Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia.

REFERÊNCIAS

Ato

Entrada em vigor

Prazo de transposição nos Estados-Membros

Jornal Oficial da União Europeia

Regulamento (CE) n.o 2099/2002

19.12.2002

19.12.2002

JO L 324 de 29.11.2002, p. 1-5

última atualização 15.03.2015

Top