Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Sexto Programa-Quadro (2000-2006): Tecnologias da Sociedade da Informação

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.

Sexto Programa-Quadro (2000-2006): Tecnologias da Sociedade da Informação

O objectivo deste programa específico é incentivar o desenvolvimento das tecnologias no domínio dos materiais, software e aplicações, com vista a reforçar a competitividade da indústria europeia e dar aos cidadãos europeus a possibilidade de fazer parte da sociedade do conhecimento.

ACTO

Decisão 2002/834/CE do Conselho, de 30 de Setembro de 2002, que adopta o programa específico de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração: "Integração e reforço do Espaço Europeu da Investigação" (2002-2006) [Jornal Oficial L 294 de 29.10.2002].

SÍNTESE

Em 2000, o Conselho Europeu de Lisboa considerou o desenvolvimento da sociedade da informação como uma passagem acelerada para uma economia do conhecimento competitiva e dinâmica, capaz de um crescimento económico sustentável, acompanhado de uma melhoria quantitativa e qualitativa do emprego e de uma maior coesão social.

Esta orientação concretizou-se na iniciativa eEurope 2002 lançada pela Comissão Europeia que visa promover o advento da "sociedade da informação para todos". Em paralelo, a iniciativa eEurope 2005 visa tornar acessível, até 2010, as aplicações e os serviços da sociedade da informação a todos os cidadãos, lares, escolas e empresas.

As tecnologias da informação e da comunicação geram novos modos de produção, de trocas e de comunicação. Este sector tornou-se o segundo sector económico da União e emprega na Europa mais 2 milhões de pessoas. Relativamente a esse aspecto, o Sexto Programa-Quadro procura responder aos requisitos e necessidades dos mercados, das políticas públicas e dos cidadãos.

A fim de aproveitar ao máximo, em termos económicos e sociais, os esforços desenvolvidos neste domínio, a futura geração de tecnologias será mais integrada no ambiente e mais acessível, oferecendo mais facilmente uma multitude de serviços e aplicações.

O objectivo final é implementar tecnologias mais conviviais em todos os domínios: segurança e protecção da vida privada, ensino e formação, acesso de pessoas idosas ou deficientes, teletrabalho, comércio e administração electrónica, saúde em linha, transportes inteligentes, etc..

O montante global do Programa «Tecnologias da Sociedade da Informação» (EN) eleva-se a 3 625 milhões de euros. Ao Programa de Trabalho 2003-2004 está afecto um montante total de 1 725 milhões de euros. Foi reservado um orçamento de cerca de 90 milhões de euros para os participantes dos seguintes países: Rússia e Novos Estados Independentes, países mediterrânicos, incluindo os Balcãs Ocidentais, e países em desenvolvimento. Estão previstos dois convites à apresentação de propostas para cobrir este orçamento.

As acções desenvolvidas incidirão nas quatro prioridades tecnológicas seguintes:

A) Investigação de carácter integrador sobre os domínios tecnológicos de interesse prioritário para os cidadãos e as empresas

O objectivo é encontrar soluções para os desafios sociais e económicos importantes com que a nova sociedade do conhecimento se vê confrontada, incluindo as consequências nas actividades profissionais e no ambiente no local de trabalho.

As actividades de investigação concentrar-se-ão nos seguintes domínios:

  • Investigação sobre tecnologias que garantam a segurança e a confidencialidade dos sistemas informáticos, bem como os direitos e a vida privada dos cidadãos.
  • Desenvolvimento de sistemas designados de "inteligência ambiente" que permitam a todos um melhor acesso à sociedade da informação, nomeadamente às pessoas idosas e deficientes.
  • Desenvolvimento do comércio electrónico em linha, de novos instrumentos e métodos de trabalho, de tecnologias de aprendizagem, da gestão integrada de empresas, etc..
  • Desenvolvimento de sistemas em grande escala que utilizem bases dos dados e recursos globais em domínios como o ambiente, a energia, a saúde, os transportes, etc..

B) Infra-estruturas de comunicação e de processamento da informação

O objectivo é desenvolver tecnologias de comunicação móvel, sem fios, óptica e de banda larga que sejam fiáveis, largamente aplicáveis e adaptáveis para responder às necessidades dos cidadãos.

Os esforços de investigação visam desenvolver:

  • A investigação sobre a nova geração de infra-estruturas e de redes de comunicação, a fim de preparar a próxima geração da Internet.
  • Tecnologias que envolvam vários intervenientes, de engenharia e controlo de sistemas complexos em grande escala.

C) Componentes e microssistemas

O objectivo é incrementar a investigação sobre componentes miniaturisados e a custos reduzidos baseados em novos materiais. Os eixos de investigação são:

  • Produção de componentes à escala nano/micrométrica, a fim de permitir uma muito forte miniaturização dos sistemas (pequena dimensão, leveza, menor número de ligações e baixo consumo energético).
  • Investigação sobre nanoelectrónica, microtecnologias, sistemas de visualização, novos materiais, dispositivos e modelos de tratamento da informação.

D) Gestão da informação e interfaces

O objectivo é desenvolver instrumentos de gestão destinados a facilitar interacções com os serviços e aplicações baseados no conhecimento, em qualquer parte e em qualquer momento. Os esforços incidem nos seguintes domínios:

  • Desenvolvimento de sistemas de representação e gestão do conhecimento baseados no contexto e na semântica, incluindo sistemas cognitivos, bem como ferramentas de criação, organização, navegação, recuperação, etc.;
  • Desenvolvimento de interfaces multilingues que reajam de forma inteligente à palavra, à linguagem escrita, à visão, aos gestos, ao tacto e a outros sentidos.

Referências

Acto

Datade entrada em vigor

Data limite de transposição nos Estados-Membros

Decisão 1513/2002/CE

Data de aplicação: 01.01.2003.Data de termo da vigência: 31.12.2006

-

Última modificação: 04.01.2007

Top