Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Agência de cooperação entre os reguladores da energia da UE

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated. See 'Agência de cooperação dos reguladores da energia nacionais' for an updated information about the subject.

Agência de cooperação entre os reguladores da energia da UE

SÍNTESE DE:

Regulamento (CE) n.o 713/2009 — que institui a Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia

SÍNTESE

PARA QUE SERVE ESTE REGULAMENTO?

  • O regulamento institui a Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia (*) (a Agência) e define as suas funções e tarefas, organizadas em programas de trabalho anuais.
  • A Agência complementa e coordena, a nível da UE, o trabalho dos reguladores da energia nacionais.
  • Desempenha um papel central no desenvolvimento das regras de acesso à rede e ao mercado de eletricidade e gás a nível da UE, no âmbito dos objetivos globais da política energética da UE.

PONTOS-CHAVE

A Agência

  • emite pareceres e recomendações não vinculativos dirigidos aos operadores das redes de transporte (*), às entidades reguladoras, ao Parlamento Europeu, ao Conselho e à Comissão Europeia;
  • aprova decisões individuais em casos específicos e em determinadas condições sobre questões relativas à infraestrutura transfronteiriça;
  • apresenta projetos de orientações para a Comissão utilizar como base para a elaboração de códigos de rede (regras);
  • estabelece um quadro no âmbito do qual as entidades reguladoras nacionais podem cooperar;
  • coordena iniciativas relativas às infraestruturas regionais e transfronteiriças em domínios como a atribuição de capacidade e a aplicação de tarifas aos utilizadores;
  • fiscaliza o trabalho das redes europeias de operadores de redes de transporte(*) (REORT);
  • procede à supervisão dos mercados do gás natural e da eletricidade da UE, em particular os preços a retalho e o acesso à rede, nomeadamente o acesso à eletricidade produzida a partir de fontes de energia renováveis;
  • é dirigida por um diretor, que é nomeado inicialmente para um mandato de cinco anos. O diretor elabora o programa de trabalho anual para o ano seguinte e pode criar grupos de trabalho para prestar aconselhamento sobre as atividades reguladoras da Agência;
  • pode criar grupos de peritos para prestar aconselhamento ad hoc sobre o desenvolvimento da política regulamentar;
  • possui um Conselho de Administração, um Conselho de Reguladores e uma Câmara de Recurso;
  • dispõe de um orçamento financiado por uma subvenção da UE, taxas, contribuições nacionais voluntárias e legados, doações ou subvenções;
  • pode receber a participação de países não pertencentes à UE no seu trabalho, em condições específicas.

Em 2011, a Agência recebeu tarefas adicionais decorrentes do Regulamento (UE) n.o1227/2011 (REMIT — Regulamento relativo à integridade e à transparência nos mercados da energia). Este regulamento visa aumentar a transparência e a estabilidade dos mercados da energia da UE e combater o abuso de informação privilegiada e a manipulação de mercado.

Em 2013, o Regulamento (UE) n.o347/2013 relativo às orientações para as infraestruturas energéticas transeuropeias deu à Agência um novo papel de designação e acompanhamento de projetos de interesse comum.

A Agência pode criar grupos de peritos numa base ad hoc para lhe prestarem apoio no desenvolvimento de políticas. Existem atualmente três grupos de peritos centrados nas seguintes tarefas:

  • execução do Regulamento REMIT;
  • fiscalização dos mercados grossistas da energia;
  • tecnologias da informação (TI) para a execução do REMIT.

CONTEXTO

A Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia (ACER), uma agência da UE, foi criada pelo terceiro pacote energético com o objetivo de progredir no sentido da realização do mercado interno da energia para a eletricidade e para o gás natural.

A Agência foi lançada oficialmente em março de 2011 e tem a sua sede em Liubliana, na Eslovénia.

PRINCIPAIS TERMOS

(*) Reguladores da energia: organismos nomeados pelos países da UE para assegurarem o bom funcionamento dos respetivos mercados da energia, isto é, que os fornecedores de energia cumprem as suas obrigações e que os consumidores recebem um serviço fiável a um preço justo.

(*) Operador da rede de transporte (ORT): uma entidade que transporta energia, como gás natural ou eletricidade, quer a nível nacional ou regional, utilizando infraestruturas fixas.

ATO

Regulamento (CE) n.o 713/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de julho de 2009, que institui a Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia (JO L 211 de 14.8.2009, p. 1-14)

As sucessivas alterações e correções do Regulamento (CE) n.o 713/2009 foram integradas no texto de base. A versão consolidada apenas tem valor documental.

ATOS RELACIONADOS

Regulamento (UE) n.o 1227/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo à integridade e à transparência nos mercados grossistas da energia (JO L 326 de 8.12.2011, p. 1-16)

Regulamento (UE) n.o 347/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de abril de 2013, relativo às orientações para as infraestruturas energéticas transeuropeias e que revoga a Decisão n.o 1364/2006/CE e altera os Regulamentos (CE) n.o 713/2009, (CE) n.o 714/2009 e (CE) n.o 715/2009 (JO L 115 de 25.4.2013, p. 39-75). Consulte a versão consolidada.

última atualização 28.10.2015

Top