Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Qualidade do ensino superior

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.

Qualidade do ensino superior

A Europa é líder mundial em matéria de ensino. Para manter a sua posição na linha da frente, os ministros da Educação europeus recomendaram a introdução de mecanismos de avaliação e de garantia da qualidade nos sistemas de ensino superior.

ATO

Recomendação 98/561/CE do Conselho, de 24 de setembro de 1998, relativa à cooperação europeia com vista à garantia da qualidade do ensino superior.

SÍNTESE

Em 1998, os Estados-Membros da União Europeia (UE) concordaram em criar sistemas transparentes de avaliação e de garantia da qualidade no domínio do ensino superior. Para garantir e melhorar a qualidade do ensino superior atendendo às condições nacionais, à dimensão europeia e aos requisitos internacionais, estes sistemas teriam de ter os seguintes elementos:

  • autonomia e independência dos organismos encarregados da avaliação e da garantia da qualidade;
  • adaptação dos processos de avaliação à forma como os estabelecimentos de ensino se veem;
  • avaliação interna e externa;
  • participação de todos os intervenientes (professores, administradores, estudantes, antigos estudantes, parceiros sociais, associações profissionais, peritos externos);
  • publicação das avaliações.

Em 2006, uma recomendação conjunta do Parlamento Europeu e do Conselho apelou à introdução de sistemas de garantia de qualidade internos em conformidade com as normas e diretrizes adotadas em Bergen no contexto do processo de Bolonha, assim como à criação do Registo Europeu dos Organismos de Garantia de Qualidade (EQAR). A recomendação apelou aos Estados-Membros para que permitissem que os seus estabelecimentos do ensino superior selecionassem um organismo de garantia da qualidade ou de acreditação inscrito no EQAR que respondesse às suas necessidades e perfil, desde que fosse compatível com a respetiva legislação nacional ou autorizado pelas autoridades nacionais.

Relatórios trienais

São elaborados relatórios com o objetivo de acompanhar a evolução da garantia de qualidade no ensino superior. Apesar dos progressos alcançados, foram identificadas algumas lacunas. No relatório de 2014, são apontadas lacunas na forma como a garantia de qualidade apoia reformas do ensino superior, como o alargamento do acesso, o reforço da empregabilidade e da internacionalização ou a melhoria da formação de doutoramento e das estratégias de recursos humanos. Para colmatar tais lacunas, a garantia de qualidade deverá passar a apoiar a criação de uma cultura interna da qualidade nos estabelecimentos de ensino superior em vez de ser apenas um procedimento formal.

É patente a necessidade de uma abordagem setorial à garantia de qualidade e de determinar se é possível identificar alguns princípios e orientações básicos válidos para todos os setores e aplicáveis a todas as qualificações.

Medidas planeadas

As medidas destinadas a melhorar a cooperação europeia em matéria de garantia de qualidade no que diz respeito à aprendizagem ao longo da vida incluem:

  • consultas sobre a necessidade e a viabilidade de reforçar a coerência da garantia da qualidade nos diferentes subsetores do ensino;
  • uma reforma das Normas e Diretrizes Europeias (NDE) que coloque a tónica na elevação das normas de qualidade e não nos aspetos processuais e que alargue o seu âmbito de aplicação;
  • sinergias entre os instrumentos existentes: continuar a promover instrumentos de transparência que apoiem a garantia de qualidade, tais como o QEQ, os ECTS, o EQAVET e o Europass;
  • trabalhar com os Estados-Membros no sentido de incentivar a participação de um maior número de agências de garantia da qualidade no registo EQAR e permitir que as agências estrangeiras registadas no EQAR operem nos seus sistemas de ensino superior;
  • promover a cooperação em matéria de garantia de qualidade a nível internacional, através de um diálogo estratégico com os principais parceiros internacionais e com base em parcerias com os estabelecimentos de ensino superior de todo o mundo (através do Erasmus+).

REFERÊNCIAS

Ato

Entrada em vigor

Prazo de transposição nos Estados-Membros

Jornal Oficial da União Europeia

Recomendação 98/651/CE

-

-

JO L 270 de 7.10.1998

ATOS RELACIONADOS

Recomendação 2006/143/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de fevereiro de 2006, relativa à continuação da cooperação europeia com vista à garantia da qualidade do ensino superior (JO L 64 de 4.3.2006).

Relatório da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões - Relatório sobre o progresso da garantia da qualidade no ensino superior [COM(2009) 487 final de 21 de setembro de 2009]

Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: Relatório sobre os progressos alcançados na garantia da qualidade do ensino superior [COM(2014) 29 final de 28 de janeiro de 2014 - não publicado no Jornal Oficial].

Conclusões do Conselho, de 20 de maio de 2014, sobre a garantia da qualidade como forma de apoiar o ensino e a formação (JO C 183 de 14.06.2014).

Última modificação: 06.07.2014

Top