EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

A forma como União Europeia está a despender o seu orçamento para 2014

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.

A forma como União Europeia está a despender o seu orçamento para 2014

O orçamento da União Europeia (UE) contribui para a execução das políticas da UE num vasto leque de domínios, como o emprego, o desenvolvimento regional, a investigação e educação, o ambiente, a ajuda humanitária e o apoio aos países em desenvolvimento.

ATO

Aprovação definitiva do orçamento geral da União Europeia para o exercício de 2014 (2014/67/UE, Euratom).

SÍNTESE

QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DO ORÇAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA?

O orçamento da União Europeia (UE) contribui para a execução das políticas da UE num vasto leque de domínios, como o emprego, o desenvolvimento regional, a investigação e educação, o ambiente, a ajuda humanitária e o apoio aos países em desenvolvimento.

A fim de financiar projetos nestes domínios, o orçamento da UE é definido com base num Quadro Financeiro Plurianual (QFP) que abrange um período de sete anos. O orçamento de 2014 é o primeiro orçamento do novo QFP para 2014-2020.

PRINCIPAIS PRIORIDADES

O orçamento da UE é um instrumento essencial para promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e a solidariedade entre os países e as regiões da União. A este propósito, o orçamento da UE para 2014 teve como tónica o crescimento e o emprego, com especial atenção ao domínio do desemprego juvenil.

Respeitando os limiares estabelecidos pelo QFP para 2014-2020 [960 mil milhões de euros em dotações de autorização (ver abaixo) para o período de sete anos a preços de 2011], o orçamento de 2014 ascende a um montante de cerca de 143 mil milhões de euros em autorizações (a preços correntes).

Este orçamento está dividido nos seguintes domínios de despesa (autorizações, preços correntes):

  • 1.

    Crescimento inteligente e inclusivo: 44,9% - 63,986 mil milhões de euros, incluindo:

    • Competitividade para o crescimento e o emprego: 11,6% - 16,484 mil milhões de euros;
    • Coesão económica, social e territorial: 33,3% - 47,502 mil milhões de euros.
  • 2.

    Crescimento sustentável: recursos naturais: 41,6% - 59,267 mil milhões de euros (dos quais 43,778 mil milhões de euros se destinam a despesas relacionadas com o mercado e a pagamentos diretos aos agricultores).

  • 3.

    Segurança e cidadania: 1,5% - 2,172 mil milhões de euros.

  • 4.

    Europa global: 5,8% - 8,325 mil milhões de euros.

  • 5.

    Administração: 5,9% - 8,405 mil milhões de euros (que correspondem sobretudo a despesas das instituições da UE).

Em que é gasto o dinheiro?

  • Crescimento e empregoa fim de combater o desemprego, desenvolver os recursos humanos e promover a integração no mercado de trabalho. OFundo Social Europeu(FSE) é o principal instrumento neste domínio.
  • Desenvolvimento regional que, em grande parte, é financiado através doFundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo de Coesãocom o objetivo de reforçar a coesão económica e social na UE e reduzir as disparidades em matéria de desenvolvimento entre as regiões da UE.
  • Desenvolvimento rural e ação ambiental, principalmente através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural(FEADER) destinado a medidas agroambientais e à modernização dos ativos agrícolas.
  • Agricultura, com o apoio do Fundo Europeu Agrícola de Garantia(FEAGA), um dos instrumentos da política agrícola comumda UE. A maior parte das despesas estão relacionadas com pagamentos a agricultores da UE.
  • Relações externas e ajuda humanitária, com o objetivo de assistir e promover a cooperação económica com os países da Ásia, da América Latina, deÁfrica, Caraíbas e Pacífico (países ACP) ou do Mediterrâneo.
  • Outros domínios políticos específicos, nomeadamente a investigação no âmbito do programa Horizonte 2020, o programa Erasmus+com vista à mobilidade dos jovens ou as ações destinadas a pequenas e médias empresas (COSME). Foi também criada uma medida específica com o objetivo de oferecer novas oportunidades aos jovens desempregados (Iniciativa para o Emprego dos Jovens).

QUANDO É EXECUTADO O ORÇAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA PARA 2014?

De 1.1.2014 a 31.12.2014.

CONTEXTO

O orçamento da UE é equivalente a cerca de 1% da riqueza económica da União Europeia (Rendimento Nacional Bruto — RNB). Respeitando os limiares estabelecidos pelo QFP, a Comissão propõe, para cada exercício, um orçamento aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE.

PRINCIPAIS TERMOS

  • Dotações de autorização: um montante de um determinado exercício orçamental que inclui uma verba autorizada para programas plurianuais da UE, que não tem necessariamente de ser paga nesse exercício orçamental;
  • Dotações de pagamento: montante que se espera que seja efetivamente pago no exercício orçamental em questão.

Para mais informações, consulte o sítiowebda DG Orçamento da Comissão Europeia (CE) e o glossário sobre terminologia orçamental da CE.

REFERÊNCIAS

Ato

Entrada em vigor

Prazo de transposição nos Estados-Membros

Jornal Oficial da União Europeia

2014/67/UE, Euratom

1.1.2014

JO L 51 de 20.2.2014, p. 1-1982

última atualização 02.03.2015

Top