Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 91998E003833

    PERGUNTA ESCRITA n. 3833/98 do Deputado Paul RÜBIG à Comissão. Repercussões das turbulências financeiras internacionais no mercado siderúrgico europeu - Alargamento

    JO C 207 de 21.7.1999, p. 133 (ES, DA, DE, EL, EN, FR, IT, NL, PT, FI, SV)

    European Parliament's website

    91998E3833

    PERGUNTA ESCRITA n. 3833/98 do Deputado Paul RÜBIG à Comissão. Repercussões das turbulências financeiras internacionais no mercado siderúrgico europeu - Alargamento

    Jornal Oficial nº C 207 de 21/07/1999 p. 0133


    PERGUNTA ESCRITA E-3833/98

    apresentada por Paul Rübig (PPE) à Comissão

    (22 de Dezembro de 1998)

    Objecto: Repercussões das turbulências financeiras internacionais no mercado siderúrgico europeu - Alargamento

    A indústria siderúrgica internacional encontra-se perante novos desafios: três novas regiões do mundo - a Rússia, o Sudeste Asiático e a América Latina - enfrentam dificuldades económicas. Esta situação tem duas consequências: o desvio dos fluxos comerciais tradicionais gerou um aumento substancial das importações na Europa, que, em 1998, foi da ordem de 520 % no caso das importações provenientes da Ásia e de 109 % no caso das provenientes dos EUA. Por outro lado, a concentração dos mercados conduziu a um decréscimo das exportações europeias, agravado por tendências proteccionistas a nível regional. Os produtores europeus de aço têm resistido com êxito a esta evolução. Do número dos intervenientes nos Estados da Europa Central e Oriental resultam aspectos particulares para a estratégia de alargamento da União.

    No âmbito das negociações de adesão em curso e futuras, que importância atribui a Comissão ao sector siderúrgico, tendo nomeadamente em conta a situação actual?

    Resposta de Hans van den Broek em nome da Comissão

    (24 de Fevereiro de 1999)

    No que respeita ao sector siderúrgico, os países candidatos terão de aplicar o respectivo acervo comunitário, no momento da sua adesão. Até à concretização da adesão, esses países terão de se preparar no âmbito da estratégia de pré-adesão. A Comissão atribui grande importância ao sector siderúrgico durante esta fase preparatória. Na sua comunicação de 7 de Abril de 1998(1), a Comissão definiu a metodologia de apoio à reestruturação da indústria siderúrgica nos países da Europa Central e Oriental, a fim de assegurar o êxito da sua integração no mercado interno.

    (1) COM(98) 220 final.

    Top