Odaberite eksperimentalnu funkciju koju želite isprobati

Ovaj je dokument isječak s web-mjesta EUR-Lex

Dokument 52009XC0807(03)

    Publicação de um pedido de registo em conformidade com o n. o  2 do artigo 6. o do Regulamento (CE) n. o  510/2006 do Conselho relativo à protecção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

    JO C 185 de 7.8.2009., str. 13–16 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

    7.8.2009   

    PT

    Jornal Oficial da União Europeia

    C 185/13


    Publicação de um pedido de registo em conformidade com o n.o 2 do artigo 6.o do Regulamento (CE) n.o 510/2006 do Conselho relativo à protecção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

    2009/C 185/08

    A presente publicação confere um direito de oposição nos termos do artigo 7.o do Regulamento (CE) n.o 510/2006 do Conselho. As declarações de oposição devem dar entrada na Comissão no prazo de seis meses a contar da data da presente publicação.

    FICHA-RESUMO

    REGULAMENTO (CE) N.o 510/2006 DO CONSELHO

    «SEDANO BIANCO DI SPERLONGA»

    N.o CE: IT-PGI-0005-0481-06.07.2005

    DOP ( ) IGP ( X )

    A presente ficha-resumo expõe os principais elementos do caderno de especificações, para efeitos de informação.

    1.   Serviço competente do Estado-Membro

    Nome: Ministero Delle Politiche Agricole e Forestali

    Endereço:

    Via XX Settembre n. 20

    00187 Roma RM

    ITALIA

    Tel. +39 0646655106

    Fax +39 0646655306

    Endereço electrónico: saco7@politicheagricole.gov.it

    2.   Agrupamento

    Nome: Associazione produttori Sedano Bianco di Sperlonga

    Endereço:

    Viale Europa

    LT-04029 Sperlonga

    LIETUVA/LITHUANIA

    Tel. +370 771556388

    Fax +370 771556388

    Endereço electrónico: —

    Composição: Produtores/transformadores ( X ) Outra ( )

    3.   Tipo de produto

    Classe 1.6:

    Frutas, produtos hortícolas e cereais não transformados ou transformados.

    4.   Caderno de especificações

    [resumo dos requisitos previstos no n.o 2 do artigo 4.o do Regulamento (CE) n.o 510/2006]

    4.1.   Nome:

    «Sedano Bianco di Sperlonga»

    4.2.   Descrição:

    A IGP «Sedano Bianco di Sperlonga» está reservada exclusivamente ao aipo da variedade Apium graveolens L. var dulce Mill, do ecótipo «Bianco di Sperlonga», de hastes brancas ou esbranquiçadas. A cor clara característica constitui elemento intrínseco deste ecótipo, podendo, no entanto, ser acentuada por sementeira mais densa. Quando colocado no mercado, o «Sedano Bianco di Sperlonga» IGP tem de possuir as características típicas do ecótipo local «Bianco di Sperlonga»: planta de tamanho médio, forma compacta, apresentando 10 a 15 folhas de cor verde clara; o pecíolo foliar apresenta cor branca com ligeiros matizes de verde-claro, é pouco fibroso e caracteriza-se por nervuras pouco acentuadas. O peso varia consoante o calibre: calibre médio: entre 500 e 800 gramas; calibre grande: mais de 800 gramas. Possui sabor suave e pouco aromatizado que o tornam ideal para o consumo fresco. Além disso, o «Sedano Bianco di Sperlonga» apresenta um teor total de ácidos orgânicos igual ou superior a 135 mg/100 g, resistência à ruptura igual ou superior a 20 N e teor total de açúcar igual ou superior a 13 mg/g.

    4.3.   Área geográfica:

    O «Sedano Bianco di Sperlonga» que beneficia da indicação geográfica protegida (IGP) tem de ser cultivado no território das comunas de Fondi e de Sperlonga.

    4.4.   Prova de origem:

    Cada uma das fases do processo de produção é objecto de controlo, com documentação dos produtos que entram e saem. Este controlo, de que fazem parte a inscrição das parcelas cultivadas, dos produtores e dos acondicionadores nos registos previstos para o efeito, geridos pela estrutura de controlo, e ainda a declaração, a esta última, das quantidades produzidas, permitem garantir a rastreabilidade e identificação do produto (de montante a jusante da cadeia de produção). Todas as pessoas, singulares e colectivas, inscritas nos registos em questão estão sujeitas ao controlo da referida estrutura, nos termos do programa de controlo pertinente.

    4.5.   Método de obtenção:

    A sementeira deve ter início a partir de Julho. A semente pode ser simplesmente enterrada ou semeada com ajuda de um semeador (a lanço) ou de contentores alveolados. A luminosidade é indispensável à germinação. A produção de semente, realizada por selecção fenotípica (ou seja, por obtenção da semente das melhores plantas), ocorre directamente nas explorações e/ou nos viveiros localizados na área de produção. A semente produzida por estas explorações e/ou viveiros pode ser facultada a outros produtores ou viveiros da área de produção, para produção de plântulas. As plântulas produzidas em viveiro devem ser restituídas ou disponibilizadas às explorações localizadas na área de produção.

    A semente produzida pelas explorações locais situadas no território identificado no n.o 3 do artigo 4.o deve ser a inscrita no registo regional facultativo relativo à defesa da biodiversidade na agricultura, gerido pela Arsial (agência regional do Lácio para o desenvolvimento e a inovação agrícolas). As plântulas devem ser repicadas quando atingem cerca de 10-15 cm de altura. Os pés devem ser plantados à distância de 25 a 35 cm nas entrelinhas e a igual distância nas linhas, com densidade ideal de 10 à 12 plantas/m2. Tolera-se uma densidade máxima de plantação de 14 plantas/m2. A irrigação satisfaz as necessidades de água da cultura do «Sedano Bianco di Sperlonga». São autorizados os sistemas de irrigação por aspersão e a micro-irrigação. A fertilização tem de ser organizada em função de todos os ciclos de cultivo que se sucedem ao longo do ano agrícola. Salienta-se, em especial, que os nutrientes azotados aplicados na cultura ao longo do ano não podem ultrapassar o total de 155 kg/ha. A protecção contra parasitas deve processar-se com recurso a técnicas de luta integrada, de modo a reduzir ao mínimo ou a eliminar os resíduos de tratamentos antiparasitas presentes no aipo.

    A colheita do «Sedano Bianco di Sperlonga» efectua-se manualmente, cortando a planta abaixo do colo. As plantas são em seguida colocadas horizontalmente no contentor. Durante esta operação, convém evitar fricções que possam provocar ruptura de tecidos e derrame de sucos celulares. Além disso, a exposição do produto ao sol após a colheita deve ser reduzida ao mínimo.

    A cultura e acondicionamento do «Sedano Bianco di Sperlonga» devem processar-se no território identificado no n.o 3 do ponto 4, para que a qualidade do aipo não se altere e para assegurar a rastreabilidade e o controlo do produto.

    4.6.   Relação:

    O «Sedano Bianco di Sperlonga» foi introduzido no território das comunas de Fondi e de Sperlonga na década de 1960. A presença da cultura no território identificado no n.o 3 do ponto 4 é atestada por documentação fiscal volumosa, que remonta ao início da década de 1960 e se prolonga até aos nossos dias, em que o «Sedano Bianco di Sperlonga», após uma primeira fase de introdução, conheceu uma rápida valorização e passou a ser comercializado nos mercados de Roma.

    A área de produção do «Sedano Bianco di Sperlonga» caracteriza-se por uma situação edafoclimática muito favorável ao cultivo do aipo. O solo é constituído, por um lado, por terrenos calcários mesozóicos e, por outro, por terrenos aluviais limosos e calcários. A área de produção caracteriza-se tipicamente pela presença de terrenos em que as águas subterrâneas são quase emergentes, situados entre a zona de utilização do solo e o mar, designadas por «pântanos» ou zonas pantanosas, nas quais a cultura do aipo se desenvolveu historicamente, inicialmente em campo livre e, depois, em culturas protegidas. Efectivamente, trata-se de terrenos caracterizados pela presença de uma solução circulante muito salina que, associada às condições climáticas específicas, conferem ao «Sedano Bianco di Sperlonga» as suas qualidades organolépticas distintivas, tais como o sabor, o paladar suave e pouco aromatizado, o teor em ácidos orgânicos, menor resistência à ruptura das hastes, bem como cor clara distintiva, intrínseca deste ecótipo.

    O clima da área de produção da IGP é de tipo temperado marítimo, com as características seguintes: temperaturas médias compreendidas entre 17 e 18 °C; temperaturas mensais médias inferiores a 10 °C durante 1 a 3 meses; temperatura média mínima do mês mais frio: 6,9 °C; precipitação média compreendida entre 727 e 1 133 mm; precipitação estival compreendida entre 61 e 83 mm. Na zona costeira, observa-se, particularmente, seca intensa e prolongada entre Maio e Agosto.

    As características edafoclimáticas oferecem, pois, um habitat de eleição para a cultura do «Sedano Bianco di Sperlonga».

    A estas características, adicionam-se a especialização histórica dos agricultores locais que, além de adoptarem técnicas com fraca incidência sobre o ambiente, souberam explorar os terrenos pantanosos da região, permitindo assim, graças à auto-reprodução da semente por selecção fenotípica, a conservação do ecótipo «Bianco di Sperlonga» e garantindo a defesa de técnicas de produção e propriedades da cultivar.

    4.7.   Estrutura de controlo:

    Nome: Agroqualità

    Endereço:

    Via Montebello 8

    00185 Roma RM

    ITALIA

    Tel. +39 0647822463

    Fax +39 0647822439

    Endereço electrónico: —

    4.8.   Rotulagem:

    O aipo pode ser acondicionado em recipientes que contenham camadas de 4 a 5 unidades, com o peso máximo de 5 kg, ou em embalagens com duas ou três camadas de 8 a 10 unidades, com peso máximo de 10 kg. Nas embalagens de 1 a 3 unidades, é obrigatória a marcação de todos os pés. Para além do símbolo gráfico comunitário e das menções a ele atinentes, é obrigatória a menção das indicações abaixo referidas, no rótulo da embalagem, em caracteres tipográficos claros e legíveis:

    «Sedano Bianco di Sperlonga», seguida da sigla IGP (indicazione geografica protetta), inscrita em caracteres de dimensão superior à das restantes indicações constantes do rótulo;

    nome, empresa, endereço da exploração de produção e de acondicionamento.

    É proibida a inclusão de menções não expressamente previstas. No entanto, são autorizadas as indicações que façam referência a marcas privadas, excepto quando possuam carácter laudatório ou susceptível de induzir em erro o consumidor. É igualmente autorizada a inscrição do nome da exploração em cujas parcelas o aipo tenha sido produzido, paralelamente a outras referências verídicas documentáveis, desde que se respeite a legislação em vigor e não se contrarie o objectivo das disposições da presente ficha-resumo.

    É proibida a tradução da denominação «Sedano Bianco di Sperlonga».

    O logótipo do «Sedano Bianco di Sperlonga» é composto por um rectângulo que encerra um quadro, no qual se representam dois pés de aipo sobre quatro ondas.

    Image


    Vrh