Regulamento relativo ao procedimento de regresso na fronteira (RPRF)

SÍNTESE DE:

Regulamento (UE) 2024/1349 que estabelece um procedimento de regresso na fronteira

QUAL É O OBJETIVO DESTE REGULAMENTO?

O Regulamento (UE) 2024/1349 estabelece o procedimento de regresso na fronteira externa da União Europeia (UE), aplicável a nacionais de países não pertencentes à UE e a apátridas cujos pedidos tenham sido indeferidos no âmbito do procedimento de fronteira em matéria de asilo.

O regulamento:

PONTOS-CHAVE

Procedimento de regresso na fronteira

Os cidadãos de países não pertencentes à UE e os apátridas cujos pedidos tenham sido indeferidos no âmbito do procedimento de asilo na fronteira não estão autorizados a entrar no território do Estado-Membro em causa.

Retenção

A detenção só pode ser utilizada como medida de último recurso, após uma avaliação individual do caso e em situações em que a aplicação de medidas menos coercivas não seja eficaz.

Situações de crise

A definição de situação de crise consta do regulamento relativo a situações de crise [Regulamento (UE) 2024/1359, (ver síntese)]. Estas medidas de crise aplicam-se às pessoas sujeitas ao procedimento de asilo na fronteira cujos pedidos tenham sido indeferidos antes da adoção da decisão de execução do Conselho referida no artigo 4.o, n.o 3, do Regulamento (UE) 2024/1359 e que não tenham direito de permanência, nem lhes seja autorizada a permanência após a adoção dessa decisão de execução.

Contestação pelas autoridades públicas

O presente regulamento não prejudica a possibilidade de as autoridades públicas contestarem decisões administrativas ou judiciais, tal como previsto no direito nacional.

Transição para as novas regras

Acompanhamento e avaliação

Espaço Schengen

A PARTIR DE QUANDO É APLICÁVEL O REGULAMENTO?

O regulamento é aplicável a partir de .

CONTEXTO

Nota: O regulamento relativo ao procedimento de asilo estabelece o procedimento para decidir de um pedido de asilo, limitando simultaneamente eventuais abusos.

Para mais informações, consultar:

PRINCIPAL DOCUMENTO

Regulamento (UE) 2024/1349 do Parlamento Europeu e do Conselho, de , que estabelece um procedimento de regresso na fronteira e que altera o Regulamento (UE) 2021/1148 (JO L, 2024/1349, ).

última atualização