Atribuição de faixas horárias em aeroportos da União Europeia

 

SÍNTESE DE:

Regulamento (CEE) n.o 95/93 relativo às normas comuns aplicáveis à atribuição de faixas horárias nos aeroportos da União Europeia (Regulamento Faixas Horárias)

QUAL É O OBJETIVO DESTE REGULAMENTO?

PONTOS-CHAVE

O regulamento estabelece os critérios objetivos com base nos quais um aeroporto pode ser designado como aeroporto coordenado* ou como aeroporto com horários facilitados* em virtude de a sua capacidade ser insuficiente.

Os Estados-Membros da União Europeia (UE) podem designar qualquer aeroporto como aeroporto coordenado, desde que:

Coordenador/facilitador de horários

Capacidade do aeroporto

Comité de coordenação

Procedimento para a atribuição de faixas horárias

Isenção temporária das regras de utilização das faixas horárias

Execução

A PARTIR DE QUANDO É APLICÁVEL O REGULAMENTO?

O regulamento é aplicável desde 22 de fevereiro de 1993.

CONTEXTO

Na sequência de comunicações que publicou em 2007 e 2008 relativas à aplicação do regulamento, a Comissão apresentou uma proposta de reformulação do regulamento em 2011. A proposta está a ser objeto de apreciação em processo legislativo entre o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia.

Para mais informações, consultar:

PRINCIPAIS TERMOS

Faixas horárias. Autorização concedida por um coordenador para a utilização de toda a gama de infraestruturas aeroportuárias necessárias para explorar um serviço aéreo num aeroporto coordenado numa data e horário específicos, para efeitos de descolagem ou aterragem.
Transportadora aérea. Uma empresa de transporte aéreo titular de uma licença de exploração válida ou equivalente, o mais tardar em 31 de janeiro para o período de programação de horários de verão seguinte ou em 31 de agosto para o período de programação de horários de inverno seguinte. Para efeitos do disposto nos artigos 4.o (facilitador de horários e coordenador), 8.o (procedimento de atribuição de faixas horárias), 8.oA (mobilidade das faixas horárias), 10.o (reserva de faixas horárias) e 10.oA (atribuição de faixas horárias em resposta à crise da COVID-19), a definição de transportadora aérea inclui também os operadores de voos privados de empresas, sempre que operem serviços regulares. Para efeitos do disposto nos artigos 7.o (informações a fornecer ao facilitador de horários e ao coordenador) e 14.o (execução), a definição de transportadora aérea também inclui todos os operadores de aeronaves civis.
Aeroporto coordenado. Um aeroporto com um nível elevado de congestionamento em que a procura excede a capacidade durante o período relevante e onde, para aterrar ou descolar, uma transportadora aérea ou qualquer outro operador aéreo necessita da atribuição de uma faixa horária por um coordenador.
Aeroporto com horários facilitados. Aeroporto com riscos potenciais de congestionamento em certos períodos e onde foi designado um facilitador de horários para facilitar as operações das transportadoras aéreas que operam ou tencionam operar nesse aeroporto.
Série de faixas horárias. Pelo menos cinco faixas horárias requeridas e atribuídas para a mesma hora, no mesmo dia da semana, num período de programação.

PRINCIPAL DOCUMENTO

Regulamento (CEE) n.o 95/93, de 18 de janeiro de 1993, relativo às normas comuns aplicáveis à atribuição de faixas horárias nos aeroportos da Comunidade (JO L 14 de 22.1.1993, p. 1-6).

As sucessivas alterações do Regulamento (CEE) n.o 95/93 foram integradas no texto de base. A versão consolidada tem apenas valor documental.

DOCUMENTOS RELACIONADOS

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões sobre a aplicação do Regulamento (CEE) n.o 95/93 relativo às normas comuns aplicáveis à atribuição de faixas horárias nos aeroportos da Comunidade, conforme alterado [COM(2008) 227 final de 30 de abril de 2008].

Comunicação da Comissão sobre a aplicação do Regulamento (CE) n.o 793/2004 relativo às normas comuns aplicáveis à atribuição de faixas horárias nos aeroportos da Comunidade [COM(2007) 704 final de 15 de novembro de 2007].

última atualização 14.12.2022