O artigo 214.o define a base jurídica principal da ajuda humanitária da União Europeia (UE). Autoriza a UE a fornecer assistência, socorro e proteção a vítimas de catástrofes naturais ou de origem humana a pessoas em países terceiros.
O artigo 196.o proporciona à UE competências para apoiar e completar as ações dos países da UE em matéria de proteção civil.
PONTOS-CHAVE
A Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil (ECHO) da Comissão Europeia é responsável por fornecer ajuda às vítimas de crises e de catástrofes naturais ou de origem humana.
O Regulamento (UE) 2016/369 autoriza a UE a fornecer apoio de emergência a países da UE afetados por catástrofes naturais ou de origem humana de tal modo excecionais que tenham consequências humanitárias graves e abrangentes, como sismos, cheias e acidentes industriais. Este apoio apenas deve ser acionado quando outros instrumentos se revelarem insuficientes e destina-se a apoiar e complementar as ações do ou dos países da UE afetados.
Proteção civil
A ECHO também desempenha ações em caso de catástrofes naturais ou de origem humana tanto na UE como fora da mesma através do mecanismo de proteção civil europeu que pretende reforçar a cooperação e a coordenação entre a UE e os países da UE em matéria de proteção civil. Alguns países terceiros podem também participar mediante condições específicas.
O seu objetivo principal é melhorar a eficácia dos sistemas quanto à prevenção, preparação e capacidade de resposta a catástrofes naturais e de origem humana de todos os tipos dentro e fora da UE.
O mecanismo possui um centro disponível todos os dias, 24 horas por dia, o Centro de coordenação de intervenções de emergência, que coordena operações, assim como Capacidades de intervenção de emergência («reserva de voluntários») que reúne várias equipas de socorro, especialistas e equipamento que é mantido pronto a utilizar nos países da UE onde estão baseados.
Apesar do seu foco ser a proteção das pessoas, também abrange o ambiente e a propriedade, incluindo o património natural.
Artigo 214.o do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (JO C 202 de , p. 143)
Artigo 196.o do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (JO C 202 de , p. 135-136)
DOCUMENTOS RELACIONADOS
Regulamento (CE) n.o1257/96 do Conselho, de , relativo à ajuda humanitária (JO L 163 de , p. 1-6)
As sucessivas alterações do Regulamento (CE) n.o 1257/96 foram integradas no texto de base. A versão consolidada apenas tem valor documental.
Decisão n.o1313/2013/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de , relativa a um Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (JO L 347 de , p. 924-947)
Regulamento (UE) 2016/369 do Conselho, de , relativo à prestação de apoio de emergência na União (JO L 70, , p. 1-6)