A comunicação, com base nas respostas à consulta pública de 2007 da Comissão Europeia, nos trabalhos realizados por especialistas dos países da UE e nos estudos internacionais, propõe uma agenda para reforçar a cooperação em matéria escolar. Identifica os desafios em três áreas e sugere áreas para desenvolvimento:
Os cidadãos necessitam de ser dotados de «novas competências para novos empregos», aumentando o nível geral das competências. Além disso, necessitam de gerir as suas aprendizagens:
Um ambiente escolar onde se incentiva a inovação e a criatividade reforça a aquisição de competências, nomeadamente o empreendedorismo e a aprendizagem das línguas. A agenda da Comissão centra-se nos seguintes aspetos:
Nenhum sistema escolar proporciona exatamente as mesmas oportunidades educativas a todos os alunos, mas não devem existir desigualdades em matéria de qualidade. Os decisores políticos devem procurar reduzir as disparidades e melhorar a participação respondendo em especial aos problemas dos alunos com mais dificuldades. A agenda da Comissão centra-se nos seguintes aspetos:
A qualidade das competências dos professores é o fator relacionado com a escola que mais influencia o desempenho dos alunos. O pessoal docente precisa de competências que permitam oferecer a cada aluno oportunidades de adquirir as competências necessárias. Deverão ser dados incentivos suficientes aos professores, ao longo das suas carreiras, para reverem as suas necessidades de aprendizagem e adquirirem novos conhecimentos, capacidades e competências, incluindo no domínio das línguas. A agenda da Comissão centra-se nos seguintes aspetos:
Para mais informações, consulte:
Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões — Melhorar as competências para o século XXI: Uma agenda para a cooperação europeia em matéria escolar [COM(2008) 425 final de ]
última atualização