Grupo de Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP)

O antigo Grupo ACP [que se tornou a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) em abril de 2020] é composto por 79 Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico com os quais a União Europeia (UE) mantém uma relação especial. Todos os países da OEACP, com a exceção de Cuba, assinaram o Acordo de Cotonu (o Acordo de Parceria ACP-UE) em 2000. Durante mais de 20 anos, este acordo tem sido essencial para a política da UE de cooperação para o desenvolvimento estabelecida no artigo 208.o do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.

Com o seu termo inicialmente previsto para fevereiro de 2020, o acordo foi prorrogado até novembro de 2021 e assenta em três pilares:

Em abril de 2021, a UE e a OEACP rubricaram um novo acordo que sucederá ao Acordo de Cotonu. Este acordo visa reforçar a capacidade da UE e dos países ACP para enfrentarem juntos desafios globais.

Estabelece princípios comuns e abrange as seguintes áreas prioritárias:

Os atuais regimes comerciais ACP-UE baseiam-se em acordos de parceria económica. Estes ligam a UE aos países ACP em sete agrupamentos regionais.

CONSULTAR TAMBÉM