Modernização e consolidação do mercado único: 12 novas prioridades de crescimento

O Ato para o Mercado Único II visa estimular o crescimento económico e o emprego para 500 milhões de europeus. As suas 12 ações-chave abrangem as redes integradas, a mobilidade, a economia digital e o empreendedorismo social e a confiança dos consumidores.

ATO

Comunicação da Comissão Europeia sobre o Ato para o Mercado Único II «Juntos para um novo crescimento» [COM(2012) 573 final - não publicada no Jornal Oficial].

SÍNTESE

A Comunicação sobre o Ato para o Mercado Único II «Juntos para um novo crescimento» centra-se no desenvolvimento do mercado único a fim de promover o crescimento económico, a coesão social e a criação de emprego. A sua adoção pela Comissão Europeia em outubro de 2012 marcou o 20.o aniversário do mercado único.

O mercado único é um espaço comum que permite a livre circulação de bens, serviços, capital e pessoas nos 28 Estados-Membros da UE. Assegura, além disso, a liberdade dos cidadãos para viver, trabalhar, estudar e fazer negócios em qualquer lugar na UE.

O mercado único gerou cerca de 2,8 milhões de novos postos de trabalho e um aumento de 2,13% do PIB entre 1992 e 2008. Permite ainda que os consumidores europeus beneficiem de uma maior possibilidade de escolha a preços mais baixos.

12 ações-chave

As ações-chave do Ato para o Mercado Único II estão agrupadas sob os quatro títulos seguintes:

O Ato para o Mercado Único II baseia-se no primeiro Ato para o Mercado Único, de 27 de outubro de 2010.

Aplicação do Ato para o Mercado Único

última atualização 09.03.2014