PME transformam os desafios ambientais em oportunidades de negócio
O Plano de Ação Verde para as PME define formas de apoiar as empresas verdes* na Europa a fim criar uma economia sustentável e melhorar a competitividade das pequenas empresas.
ATO
Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: Plano de Ação Verde para as PME - Permitir às PME transformar os desafios ambientais em oportunidades de negócio [COM(2014) 440 final de 2 de julho de 2014]
SÍNTESE
PARA QUE SERVE ESTA COMUNICAÇÃO?
Se as pequenas e médias empresas (PME) utilizarem os seus recursos de forma mais eficiente, poderão reduzir os custos e aumentar a produtividade. No entanto, as pequenas empresas têm frequentemente dificuldades em conseguir obter o aconselhamento e o apoio de que necessitam. O Plano de Ação Verde para as PME apresenta formas de ajudar estas empresas a atingir seu objetivo.
PONTOS-CHAVE
A Comissão identifica várias medidas, que incluem, nomeadamente:
-
Informações práticas e aconselhamento: podem ser prestados pelo Centro Europeu de Excelência para a Utilização Eficiente dos Recursos (que será instituído em 2015); inquéritos
Eurobarómetro
a nível pan-europeu para avaliação das tendências em matéria de eficiência na utilização de recursos; ações de sensibilização através da Enterprise Europe Network; e oportunidades de negócio para as empresas verdes proporcionadas pelos fundos europeus estruturais e de investimento da União Europeia (UE).
-
Parcerias de empresas: a base de dados da Enterprise Europe Network contém mais de 23 000 perfis para estabelecer a correspondência entre a oferta e a procura entre as PME.
-
Acesso ao financiamento: a Comissão está a proceder à atualização das páginas do seu sítio Web relativas às PME a fim de incluir informações financeiras práticas. O Banco Europeu de Investimento pode conceder financiamento através de intermediários, o mesmo acontecendo com os instrumentos de financiamento privado para a eficiência energética e os fundos regionais e dos assuntos marítimos da UE.
-
Ecoinovação: o instrumento a favor das PME ao abrigo do programa Horizonte 2020 presta apoio em três fases com acompanhamento facultativo às PME a fim de ajudá-las a apresentar as suas ideias mais ecoinovadoras e as suas iniciativas de promoção da economia circular. Também existe apoio disponível através dos fundos regionais, agrícolas e das pescas da UE.
-
Boas práticas: os organismos públicos e as parcerias público-privadas que apoiam o desenvolvimento de mercados «verdes» serão reconhecidos no âmbito do Prémio Europeu de Promoção da Iniciativa Empresarial.
-
Acesso aos mercados: os organismos de normalização serão incentivados a ter em conta o conceito de «economia circular» na criação de normas multinacionais. Além disso, os empreendedores verdes serão apoiados no seu acesso aos mercados internacionais através de parcerias europeias de clusters estratégicos e de medidas hipocarbónicas em países de rendimento médio.
CONTEXTO
Cerca de três quartos das PME da UE viram os custos dos materiais aumentar nos últimos cinco anos. Pelo menos 93% estão a tomar medidas para serem mais eficientes em termos de recursos. No entanto, menos de metade (42%) conseguiu uma redução nos seus custos de produção. Isto indica a necessidade de orientações claras e práticas.
PRINCIPAIS TERMOS
* Empresa verde: uma empresa que produz bens inovadores ou oferece serviços inovadores que conduzem a impactos ambientais reduzidos e à utilização de menos recursos.
última atualização 28.08.2015