Investir na educação e na formação para promover a empregabilidade

O desemprego, em particular entre os jovens, é um problema grave em muitos países da União Europeia (UE). No entanto, com mais de 2 milhões de vagas em toda a UE, existem provas de que as competências disponíveis não se adequam às necessidades do mercado de trabalho.

ACTO

Conclusões do Conselho sobre o investimento na educação e na formação - Uma resposta à comunicação Repensar a educação: investir nas competências para obter melhores resultados socioeconómicos e à Análise Anual do Crescimento de 2013

SÍNTESE

Em fevereiro de 2013, os Ministérios da Educação dos Estados-Membros da União Europeia adotaram conclusões em resposta à Comunicação de 2012 da Comissão Europeia Repensar a Educação e à Análise Anual do Crescimento de 2013.

As conclusões sublinham áreas prioritárias de reforma nos domínios da educação e da formação, com vista a melhorar as competências globais e os níveis de competência a fim de aumentar a empregabilidade e de reduzir o desemprego.

Os Estados-Membros da União Europeia chegaram a acordo quanto à necessidade de:

Apoio e assistência a nível da União Europeia

Com base nestas conclusões, a Comissão, entre outras coisas,

Por último, iniciativas como a Aliança Europeia para a Aprendizagem, lançadas recentemente pela Comissão, deverão promover regimes e programas de aprendizagem em toda a Europa.

REFERÊNCIAS

Ato

Entrada em vigor

Prazo de transposição nos Estados-Membros

Jornal Oficial

Conclusões do Conselho

-

-

JO C 64 de 5.3.2013

ACTOS RELACIONADOS

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: Repensar a educação: investir nas competências para obter melhores resultados socioeconómicos [COM(2012) 0669 final de 20 de novembro de 2012].

Comunicação da Comissão: Análise Anual do Crescimento 2013. [COM(2012) 750 final de 28 de novembro de 2012].

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: Plano de ação 'Empreendedorismo 2020': relançar o espírito empresarial na Europa. [COM(2012) 795 final de 9 de janeiro de 2013].

Última modificação: 17.02.2014