Desporto — Motor de inovação e excelência
SÍNTESE DE:
Conclusões sobre o desporto enquanto motor de inovação e crescimento económico
QUAL É O OBJETIVO DESTAS CONCLUSÕES?
Nestas conclusões, o Conselho da União Europeia recomenda medidas para a União Europeia (UE) e os países da UE criarem condições favoráveis à otimização dos benefícios do desporto para a inovação e a economia.
PONTOS-CHAVE
Benefícios económicos
Motor da inovação
-
A concorrência e a necessidade de melhoria constante e excelência promoveram a inovação em domínios como a prevenção de lesões, as ciências dos materiais e a biomecânica. A tecnologia do desporto assumiu uma posição de liderança em determinadas áreas das ciências aplicadas, como a tecnologia têxtil e o design orientado para o homem.
-
As inovações têm tido efeitos indiretos positivos noutros setores, como o da alimentação e bebidas, das TI/programas informáticos e da indústria automóvel.
-
O financiamento do desporto através do patrocínio e da venda de direitos de transmissão leva ao investimento, e os eventos desportivos podem servir de plataforma de lançamento e desenvolvimento de produtos.
As conclusões convidam os países da UE a:
-
promover a cooperação entre as administrações, as universidades, os centros de investigação, a indústria e os organismos desportivos, apoiados por fundos da UE;
-
incentivar iniciativas desportivas para estimular o crescimento e facilitar a utilização das inovações por outros setores da economia;
-
chamar a atenção para o potencial do desporto para o crescimento e o emprego, partilhando boas práticas a todos os níveis.
As conclusões convidam a UE a:
-
apoiar e coordenar a colaboração entre os países da UE e o intercâmbio de boas práticas, redes e projetos, e prosseguir a recolha de estatísticas sobre a ligação entre o desporto e a economia;
-
organizar um evento de alto nível sobre o contributo do desporto para a inovação e o crescimento económico e incentivar iniciativas e partilhas no contexto da Semana Europeia do Desporto(foram desenvolvidas ferramentas de comunicação destinadas a promovê-la, cuja utilização é gratuita);
-
incluir questões desportivas nos seus contactos e relações com países não pertencentes à UE relevantes.
CONTEXTO
-
O Plano de Trabalho da União Europeia para o Desporto (2014-2017) reconhece a importância fundamental do desenvolvimento da dimensão económica do desporto.
-
Para mais informações sobre a política da UE em matéria de desporto, consulte:
PRINCIPAL DOCUMENTO
Conclusões do Conselho e dos representantes dos governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, sobre o desporto enquanto motor de inovação e crescimento económico (2014/C 436/02) (JO C 436 de 5.12.2014, p. 2-5)
DOCUMENTOS RELACIONADOS
Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, de 21 de maio de 2014, sobre o Plano de Trabalho da União Europeia para o Desporto (2014‐2017) (JO C 183 de 14.6.2014, p. 12-17)
última atualização 09.01.2017