Novos alimentos — Regras a partir de 2018

SÍNTESE DE:

Regulamento (UE) 2015/2283 relativo a novos alimentos

QUAL É O OBJETIVO DESTE REGULAMENTO?

PONTOS-CHAVE

A PARTIR DE QUANDO É APLICÁVEL O REGULAMENTO?

O regulamento é aplicável a partir de .

CONTEXTO

Para mais informações, consulte:

PRINCIPAIS TERMOS

  1. Novo alimento: um alimento não utilizado de forma significativa para consumo humano na UE antes de . A definição abrange um amplo conjunto de produtos, como alimentos com uma estrutura molecular nova ou intencionalmente modificada, alimentos que resultam de um novo processo de produção alimentar (pão tratado com luz ultravioleta para aumentar o teor de vitamina D) ou alimentos produzidos a partir de microrganismos, fungos ou algas (por exemplo, a utilização da microalga Schizochytrium sp em alimentos como barras de cereais, gorduras para culinária, etc. como fonte alternativa ao ácido docosa-hexaenoico).

PRINCIPAL DOCUMENTO

Regulamento (UE) 2015/2283 do Parlamento Europeu e do Conselho, de ,relativo a novos alimentos, que altera o Regulamento (UE) n.o 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho e que revoga o Regulamento (CE) n.o 258/97 do Parlamento Europeu e do Conselho e o Regulamento (CE) n.o 1852/2001 da Comissão (JO L 327 de , p. 1-22)

As sucessivas alterações do Regulamento (UE) n.o 2015/2283 foram integradas no texto de base. A versão consolidada tem apenas valor documental.

última atualização