Ajuda humanitária e proteção civil na União Europeia: relatório anual de 2015

 

SÍNTESE DE:

Relatório anual sobre as políticas de ajuda humanitária e de proteção civil da União Europeia e sua aplicação em 2015

PARA QUE SERVE ESTE RELATÓRIO?

Este relatório apresenta as principais atividades da União Europeia (UE) executadas em 2015 no domínio da ajuda humanitária e da proteção civil com vista a:

PONTOS-CHAVE

No ano de 2015, assistiu-se a um aumento contínuo das crises humanitárias, incluindo conflitos armados e ataques a civis, bem como catástrofes naturais exacerbadas pelas alterações climáticas e pelo crescimento demográfico.

Uma resposta mais específica da UE para enfrentar as crises humanitárias

A prestação da ajuda humanitária e da proteção civil tornou-se mais complexa, nomeadamente devido à crise dos refugiados e a mais de 60 milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo.

Outras ações da UE destinadas a fazer face às catástrofes naturais

A UE apoia ações centradas na redução dos riscos de catástrofes e no reforço das capacidades a nível local em zonas com elevadas vulnerabilidades locais. Alguns exemplos de 2015 incluem:

Outras ações de preparação e de emergência

Orçamento da UE para a assistência civil em 2015

Em 2015, a UE concedeu ajuda humanitária e assistência à proteção civil no valor de mais de 1,5 mil milhões de euros. Este montante serviu para ajudar mais de 134 milhões de beneficiários afetados por catástrofes naturais ou conflitos em mais de 80 países. O orçamento humanitário para 2015 foi o maior de sempre executado pela Comissão Europeia.

CONTEXTO

PRINCIPAL DOCUMENTO

Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho — Relatório anual sobre as políticas de ajuda humanitária e de proteção civil da União Europeia e sua aplicação em 2015 [COM(2016) 751 final de 1 de dezembro de 2016]

última atualização 30.01.2017