29.4.2016   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 153/15


Notificação prévia de uma concentração

(Processo M.8001 — Pillarstone/Sirti)

Processo suscetível de beneficiar do procedimento simplificado

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(2016/C 153/10)

1.

Em 22 de abril de 2016, a Comissão recebeu a notificação de um projeto de concentração nos termos do artigo 4.o do Regulamento (CE) n.o 139/2004 do Conselho (1), pelo qual a Pillarstone Italy S.p.A. («Pillarstone», Itália), um fundo de investimento indiretamente controlado pela KKR & Co L.P. («KKR», Estados Unidos), adquire, na aceção do artigo 3.o, n.o 1, alínea b), do Regulamento das Concentrações, o controlo da totalidade da Sirti S.p.A. («Sirti», Itália), mediante aquisição de ações.

2.

As atividades das empresas em causa são as seguintes:

—   Pillarstone: fundo indiretamente controlado pela KKR. A Pillarstone foi criada para servir de veículo de investimento destinado a injetar capital novo em empresas;

—   KKR: empresa de investimento a nível mundial, que gere investimentos em múltiplas classes de ativos, nomeadamente private equity, energia, infraestruturas, imobiliário, estratégias de crédito e fundos especulativos;

—   Sirti: empresa com sede em Itália, ativa na prestação de serviços de engenharia civil. A Sirti dedica-se à conceção, engenharia, implementação, manutenção e gestão de redes e sistemas para os setores das telecomunicações, eletricidade, rodoviário, transportes e radiodifusão televisiva. A Sirti é também ativa no setor dos serviços de TI, prestando serviços de TI aos setores das telecomunicações, administração pública e de utilidade pública. A Sirti é sobretudo ativa em Itália, embora desenvolva algumas atividades noutros países europeus, designadamente na Suécia.

3.

Após uma análise preliminar, a Comissão considera que a operação notificada pode ser abrangida pelo âmbito de aplicação do Regulamento das Concentrações. Reserva-se, contudo, o direito de tomar uma decisão definitiva sobre este ponto. De acordo com a Comunicação da Comissão relativa a um procedimento simplificado para o tratamento de certas concentrações nos termos do Regulamento (CE) n.o 139/2004 do Conselho (2), o referido processo é suscetível de beneficiar do procedimento previsto na comunicação.

4.

A Comissão solicita aos terceiros interessados que lhe apresentem eventuais observações sobre o projeto de concentração.

As observações devem chegar à Comissão no prazo de 10 dias após a data da presente publicação. Podem ser enviadas por fax (+32 22964301), por correio eletrónico para COMP-MERGER-REGISTRY@ec.europa.eu ou por via postal, com a referência M.8001 — Pillarstone/Sirti, para o seguinte endereço:

Comissão Europeia

Direção-Geral da Concorrência

Registo das Concentrações

1049 Bruxelles/Brussel

BELGIQUE/BELGIË


(1)  JO L 24 de 29.1.2004, p. 1 («Regulamento das Concentrações»).

(2)  JO C 366 de 14.12.2013, p. 5.